Apresentação

O mestrado internacional em Recursos Biológicos Marinhos (IMBRSea) é um programa de mestrado organizado por onze universidades europeias da área das ciências marinhas: Universidade de Ghent (BE), Universidade de Pierre e Marie Curie (FR), Universidade do Algarve ( PT), Universidade de Oviedo (ES), Instituto de Tecnologia Galway-Mayo (IE), Universidade do País Basco (ES), Universidade Politécnica de Marche (IT), Universidade de Bergen (NO) e Universidade da Bretanha Ocidental (FR), Universidade Côte d’Azur (FR) e Universidade de Gotemburgo - UGOT (SE) apoiada por catorze institutos de investigação marinha pertencentes ao Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC).

O IMBRSea abrange uma ampla gama de assuntos relacionados com o uso sustentável de recursos biológicos marinhos. Com ênfase em processos biológicos e ecológicos marinhos, o programa liga a biologia de organismos marinhos e estudos ambientais a temas de política e planeamento marinhos (http://www.imbrsea.eu).

O curso tem uma duração de 2 anos (120 ECTS), distribuídos em semestres.

Os alunos de IMBRSea podem fazer o 1.º semestre numa de seis universidades do consórcio: Universidade de Ghent (BE), Universidade do Algarve ( PT), Universidade de Oviedo (ES), Instituto de Tecnologia Galway-Mayo (IE), Universidade Politécnica de Marche (IT), Universidade da Bretanha Ocidental (FR). No 2.º semestre podem optar por ficar na universidade do 1.º semestre ou mudar para qualquer outra universidade do consórcio, com exeção das Universidades de Gotemburgo e do País Basco e o Instituto de Tecnologia Galway-Mayo (www.imbrsea.eu/home-4).

Na segunda parte do 2.º semestre há um estágio profissionalizante obrigatório de 12 ECTS.

Em julho, todos os alunos frequentarão a "Escola de verão" juntos, num laboratório marinho europeu (não necessariamente duma das universidades do consórcio).

No 3.º semestre, os alunos podem escolher entre todas as universidades, com exceção da Universidade de Oviedo.

O 4.º semestre é dedicado à dissertação. Os alunos podem fazer a tese numa das universidades do consórcio ou em qualquer "Associate partner" instituto ou universidade.

História

Curso criado em 2017 para substituir o mestrado em Biodiversidade e Conservação Marinha (Aviso n.º 4716/2017, pub no DR, 2.ºs, n.º 84, em 2 de maio 2017)

Propinas e taxas 2021/2022

Candidatos nacionais: 3500 Euros

Candidatos internacionais*: 4500 Euros

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

A candidatura é realizada através do site oficial do mestrado Erasmus Mundus
 
Saídas Profissionais

O programa IMBRSea prepara para uma ampla possibilidade de saídas profissionais, desde a investigação até o trabalho dentro da indústria, organizações governamentais ou não governamentais, nomeadamente como:

  • Biólogo marinho
  • Consultor Marinho
  • Coordenador de Políticas Marítimas e Costeiras
  • Mergulhador científico
  • Oceanógrafo
  • Gestor de parque marinho