Apresentação
A Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve e a Escola Superior de Desporto do Instituto de Rio Maior do Politécnico de Santarém conferem em associação o grau de mestre em Desporto de Recreação.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Objetivos

Formar técnicos com competências especializadas em desporto para intervirem como gestores de atividades desportivas em contexto de recreação. Através da interligação de várias áreas - desporto, turismo, náutica, natureza, pretende-se que estes técnicos desenvolvam competências que lhes permitam gerir e inovar de uma forma articulada projetos e programas desportivos em contextos de recreação.

Devido ao facto de o contexto turístico ser aquele em que este tipo de atividades desportivas é realizado com maior frequência, e porque o Algarve é a maior área de resort turística do País, o curso dirige-se preferencialmente para o contexto turístico.

Funcionamento 

O curso irá funcionar em regime diurno, com possibilidade de algumas UC funcionarem em regime pós-laboral e ao fim de semana

 

Logotipos PRR

 

Este curso, que integra o projeto “UAlg+Skills4All”, realiza-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Mais informação aqui.

Legislação Aplicável 

Criado em 2019 (Despacho 11434/2019, DR, 2ªs, n.º 233 de 4 de dezembro)

Propina anual e taxas 2024/2025

Candidatos nacionais: 1100 Euros p/ ano

Candidatos internacionais*: 2000 Euros p/ ano

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

A candidatura ao mestrado é efetuada através do IPSantárem
 
Saídas Profissionais

Os mestres em Desporto de Recreação podem intervir em vários dos sectores do sistema desportivo, como o dos lazeres e do turismo, o autárquico, o da saúde, entre outros. Estão habilitados para o desempenho profissional em organizações turísticas, estações náuticas, centros náuticos, unidades hoteleiras, parques naturais, centros de intervenção comunitária, empresas privadas, autarquias, etc.