Apresentação
Este curso de formação visa fomentar atividades de formação e Investigação & Desenvolvimento (I&D) na Universidade do Algarve.

 

Pretende-se a valorização da capacidade científica, tecnológica e académica existente na Universidade do Algarve, nos seus centros de investigação e a sua relação com a sociedade.

O plano de formação a implementar consiste numa abordagem multidisciplinar de introdução ao processo de investigação através da atividade prática.

Objetivos

O objetivo do curso é potenciar a atração de futuros estudantes de doutoramento permitindo a sua imersão no ambiente de investigação de uma unidade de I&D do UAlg, integrando equipas que desenvolvem trabalho de investigação científico inovador.

Trata-se de um curso caracterizado por uma elevada flexibilidade temporal e curricular, onde a aprendizagem é baseada numa componente fundamental de trabalho em projeto de investigação realizado na unidade de I&D e orientado por professor ou investigador doutorado da UAlg.

A formação base pode sempre ser complementada com uma componente opcional de formação em competências transversais e/ou em unidades curriculares isoladas de programas doutorais. Consoante o ciclo de estudos o plano de formação a desenvolver terá como objetivo principal dotar os estudantes participantes de competências científicas, através de um contacto direto com a investigação científica realizadas nas Unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da UAlg, potenciando as competências práticas e laboratoriais, bem como de trabalho de grupo.

Os estudantes integrarão a dinâmica de um grupo de investigação e a realidade de um projeto científico, em colaboração com os supervisores, de forma a:

  • Desenvolver a capacidade de análise e formulação de hipóteses
  • Conceber e implementar experiências para testar as hipóteses formuladas
  • Analisar e discutir os resultados
  • Comunicar os resultados. O curso não conferente de grau tem uma duração trimestral até ao máximo de 1 ano

Propinas e taxas 2021/2022

Candidatos nacionais: 100 Euros

Candidatos internacionais*: 500 Euros

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 150 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

Este curso tem candidaturas abertas em permanência