Apresentação
As PME representam mais de 95% das empresas em muitos países e exercem um papel preponderante nas suas economias. A maioria dos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre na área de gestão concentram-se em grandes empresas, enquanto as PME apresentam características e desafios específicos, que devem ser explorados e compreendidos de modo a desenvolver uma gestão mais eficaz e eficiente num ambiente de negócios cada vez mais complexo.


Neste sentido, o mestrado em Gestão de PME visa preencher uma lacuna na oferta de formações de segundo ciclo da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, em geral, e do Campus de Portimão, em particular, mas também a nível do país.

Objetivos

O mestrado em Gestão de PME visa proporcionar uma formação distintiva, que privilegie o estudo das mais recentes tendências das ciências empresariais, com recurso a ferramentas digitais e sempre numa perspetiva de aplicação prática dos conceitos ao tecido empresarial, em particular às pequenas e médias empresas.

Simultaneamente, pretende-se que o Mestrado em Gestão de PME possa apoiar o desenvolvimento da região de influência da Universidade do Algarve, através de uma forte ligação às empresas e instituições regionais.

Funcionamento

As aulas realizam-se às quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 23h00 (com intervalo de 30 minutos). Sábados, das 9h00 às 13h30 (com intervalo de 30 minutos). Excecionalmente, poderão ocorrer eventos, visitas de estudo ou recuperação de aulas, em período pós-laboral, de segunda a quarta-feira.

 

logos PRR

Este curso, que integra o projeto “UAlg+Skills4All”, realiza-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Mais informação aqui.

 

Legislação Aplicável

Criado em 2020 (Despacho 11563/2020, DR, 2ªs, n.º 228 de 23 de novembro)

Propinas e taxas 2023/2024

Candidatos nacionais: 3000 Euros (1.º ano- 2000 Euros; 2.º ano- 1000 Euros) 

Candidatos internacionais**: 4000 Euros (1.º ano- 2500 Euros; 2.º ano- 1500 Euros)

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros

Número de Bolsas: 2 (mais informação sobre Bolsas e Incentivos aqui)

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.
 

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

* os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.59/2022).

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"
 
Saídas Profissionais
  • Desempenho de funções de gestão e direção de PME, bem como de funções nas diversas áreas da gestão das PME, designadamente nas áreas de planeamento e estratégia, de gestão financeira, de marketing, de recursos humanos e de operações