Ruínas de Milreu, Faro

Curso Livre de História do Algarve

Formação Livre
Noturno
Idioma de Lecionação
Português
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Área Temática
Artes, Comunicação e Património
 
Apresentação
O curso História do Algarve teve a sua primeira edição em 2004.

Objetivos

Promover o interesse pela História e Património da região, contribuindo para a divulgação dos seus vários domínios (Arqueologia, História da Arte, História Cultural, História Oral, Património Imaterial, Urbanismo, etc.).

Dado o interesse geral das matérias abordadas no curso, este não é dirigido exclusivamente ao meio académico, mas sim a um público mais vasto, interessado em enriquecer os conhecimentos sobre a história e o património algarvios.

Tema

A 17.ª edição do Curso será dedicada ao tema “O Algarve e o Império Português”. Ao longo das nove sessões que compõem o curso, procurar-se-á explorar a relação estabelecida entre a região e o Império, da Modernidade à Contemporaneidade, em diversos domínios que passam pela circulação de bens e pessoas, relações económicas, influências na arte e na literatura, entre outros.

Assim sendo, cada uma das sessões do curso ficará a cargo de vários especialistas nestas áreas e, se as condições estiverem reunidas para tal, realizar-se-á uma visita guiada à fortaleza de Sagres, que permitirá apreciar in loco a relevância da região no contexto da expansão marítima portuguesa.

Funcionamento

O curso decorrerá durante o mês de julho de 2021, em formato presencial, mas prevê-se que, por força das circunstâncias atuais, alguns oradores profiram as suas comunicações através de videoconferência.

Data: 1 a 31 de julho, às terças e quintas-feiras (a visita guiada decorrerá num sábado, com partida às 14h)

Horário: Das 18h00 às 20h00

Local: Campus de Gambelas - Anfiteatro A do Complexo Pedagógico

Propinas e taxas 2021/2022

Estudantes e Funcionários da UAlg: Taxa de Inscrição (10 euros) | Propina (5 euros)

Antigos Estudantes da UAlg: Seguro escolar e Taxa de Inscrição (15 euros) | Propina (5 euros)

Público em Geral: Taxa de candidatura (7.50 euros) | Seguro escolar e Taxa de Inscrição (17.5 euros) | Propina (15 euros)

Consulte o IBAN aqui.

A candidatura ao curso livre é realizada através de formulário online
Documento