Summer Courses

Aimed at students attending secondary education, these courses have the main objective of promoting a taste for the various areas of teaching and research at the University of Algarve and helping young people in their vocational choice in accessing higher education.

The initiative makes it possible to experience the academic reality of campuses and contact students and faculty at UAlg, thus providing them with a different and unique experience.

The 2021 edition will run online, through videoconferencing, between 09h00 and 13h00. Participants will be able to attend the sessions of the course they have enrolled in, watch experiences and clarify doubts with the speakers.

Date of Realization

  • July 5-09 (week I)
  • July 12-16 (week II)

Registration

The 2021 edition, exclusively online, will have a value of 20 Euros/week and includes:

  • Teaching activities (morning period)

The registration must be made by 30 June (week 1) and 7 July (week 2), here.

Courses

Week 1 – July, 5-9

  • Introdução aos Autómatos Programáveis (09h00 - 13h00 )                                                        
  • Dá vida às tuas ideias (10h00 - 12h00)
  • Media e comunicação (10h00 - 12h30)                                     
  • Conhece-te por dentro (10h30 - 12h30)              
  • Saúde em ação, o teu curso de verão (10h30 - 12h30)

 

Week 2 – July, 12-16

  • Ficção Científica e Histórias Fantásticas na Literatura (francesa e inglesa) (10h00 - 11h30)
  • À descoberta das línguas e das culturas (10h00 - 11h30)
  • Ciência, uma visão de futuro (10h00 - 12h00)
  • Saber para socorrer (11h30 - 12h30)
  • Saúde em ação, o teu curso de verão (10h30 - 12h30)

 

Semana 1 – 5 a 9 de julho

Data: 05 julho - 09 julho

Horário: 09h30 - 13h00

Meio de transmissão: Videoconferência Zoom

Professor responsável: Ivo Martins

Vagas: 12

Matérias de estudo/cursos de interesse: Automação / Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

 

Objetivos

  • Abordagem de conceitos relativos à estrutura e ao funcionamento dos autómatos programáveis (PLCs) e as suas linguagens de programação (IEC 61131-3)
  • Programação e diagnóstico de PLCs em ambiente PC WorX
  • Desenvolvimento de interfaces de visualização WEB em ambiente WebVisit 

 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - 05 julho

  • Introdução aos autómatos programáveis e às linguagens de programação IEC 61131-3
  • Introdução ao software de programação PC WorX e ao PLC por software PC WorX SRT
  • Programação na linguagem FBD: funções booleanas e funções biestáveis
  • Resolução de exercícios em PC WorX
  • Controlo de instalações virtuais no software Factory I/O

 

Módulo 2 - 06 julho

  • Programação na linguagem FBD: temporizadores e funções Trigger
  • Resolução de exercícios em PC WorX
  • Controlo de instalações virtuais no software Factory I/O

 

Módulo 3 - 07 julho

  • Programação na linguagem FBD: contadores e blocos de funções analógicos
  • Resolução de exercícios em PC WorX
  • Controlo de instalações virtuais no software Factory I/O

 

Módulo 4 - 08 julho

  • Programação na linguagem LD
  • Introdução ao software de programação WebVisit da Phoenix Contact
  • Resolução de exercícios em PC WorX e WebVisit
  • Controlo de instalações virtuais no software Factory I/O

 

Módulo 5 - 09 julho

  • Programação na linguagem SFC
  • Resolução de exercícios em PC WorX e WebVisit
  • Controlo de instalações virtuais no software Factory I/O

 

Requisitos

  • PC com Sistema Operativo Windows 10 Professional

Software:

  • Cliente zoom para reuniões
  • Automationworx Software Suite v1.87
  • PC Worx SRT Basic v1.11
  • Factory I/O v2.4.2

Data: 5 julho - 9 julho

Horário: 10h00 - 12h00

Meio de transmissão: Videoconferência Zoom

Vagas: 20

Coordenadora do curso: Fernanda Matias

Matérias de estudo/cursos de interesse: Gestão / Marketing

 

Objetivos

Despertar nos jovens o gosto pela gestão de negócios e de empresas.

 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - 5 julho

Sessão de abertura.

Constituição de uma empresa e princípios básicos de gestão.

Plano de negócios – O que é? A que se destina?

Docente: Sandra Rebelo

 

Módulo 2 - 6 julho

Ações de marketing: produto, preço, distribuição e comunicação.

Docente: Margarida Santos

 

Módulo 3 - 7 julho

Financiamento do negócio: como financiar pequenos negócios?

Docente: Leonor Salsa

 

Módulo 4 - 8 julho

Gestão das necessidades financeiras do dia-a-dia: simulação financeira.

Docente: Celísia Batista

 

Módulo 5 - 9 julho

Gestão dos recursos financeiros do dia-a-dia: simulação financeira.

Docente: Ana Martins

Data: 5 julho - 9 julho

Horário: 10h00 - 12h30

Meio de transmissão: Videoconferência Zoom

Matérias de estudo/cursos de interesse: Ciências da Comunicação

 

Objetivos

Este curso de verão destina-se a todos os interessados no mundo da comunicação. Entre 5 e 9 de julho, os participantes serão convidados a explorar ferramentas e técnicas no âmbito do jornalismo e da publicidade, num itinerário de formação que culminará na apresentação de um projeto mediático desenvolvido online.

 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - 5 julho

Territórios da Comunicação

Como se configuram os principais setores profissionais da comunicação social atual e quais os seus âmbitos e objetivos? O que é comunicar e informar? Que papeis desempenham os media no nosso dia a dia, na nossa experiência do mundo e na forma como nos relacionamos em sociedade, e o que é que deles podemos, e devemos, esperar? Como podemos utilizá-los de forma criativa e pertinente? Este primeiro módulo faz uma abordagem introdutória aos domínios e técnicas da comunicação que serão trabalhados ao longo da semana.

Formadora: Ana Martins

 

Módulo 2 - 6 julho

Jornalismo Radiofónico

Dos fundamentos do jornalismo e da missão do jornalista às especificidades da rádio, neste módulo trabalhar-se-ão os seguintes tópicos:

  • Noções básicas de linguagem radiofónica
  • Construção do texto para ser lido ao microfone
  • Processos de recolha e tratamento de som
  • Utilização do editor de som (cortes, colagens, edição multipista)
  • Pós-produção áudio

Formador: Mário Antunes

 

Módulo 3 - 7 julho

Jornalismo Audiovisual

Contar histórias com imagens parece fácil. Todos o fazemos quando partilhamos um vídeo nas redes sociais, mas será assim no jornalismo? Que regras/limites devemos seguir para conseguir uma boa reportagem audiovisual - e como garantir que ela chega ao público?

  • Os meios essenciais: câmara, som e... acontecimento (a preparação)
  • Terreno, visionamento, edição (o processo)
  • Uma peça para as redes... por enquanto (a divulgação)

Formadora: Joana Palminha

 

Módulo 4 - 8 julho

Comunicação Publicitária

A publicidade é a mãe de todas as técnicas de comunicação, em grande parte devido ao seu papel em qualquer estratégia de comunicação, considerada por muitos a técnica-mãe da comunicação. Neste sentido, pretendemos com esta formação estimular a criatividade publicitária através da experimentação de novas técnicas de comunicação digital e dos seus processos de construção da mensagem publicitária.

Formador: Paulo Alves

 

Módulo 5 - 9 julho

Apresentação dos projetos

Nesta sessão final, os alunos terão oportunidade de apresentar ao grupo os projetos que desenvolveram ao longo do curso.

Formadores: Ana Martins, Joana Palminha, Mário Antunes e Paulo Alves

Data: 05 julho - 09 julho

Horário: 10h30 - 12h30

Meio de transmissão: Videoconferência Zoom

Professores responsáveis: Bianca Vicente e Rui Almeida

Vagas: 30

Matérias de estudo/cursos de interesse: Imagem Médica e Radioterapia

 

Objetivos

Este curso de carácter predominantemente prático e com participação ativa do público alvo, é destinado a estudantes do ensino básico e secundário, com o objetivo de dar a conhecer e permitir um primeiro contacto com a área da Imagiologia Médica e Radioterapia, de modo a ajudar no processo de escolha vocacional.

 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - 5 julho

Descobre o que te move

Noções de anatomia humana com recurso a modelos anatómicos: introdução à anatomia humana, visualização de vídeos/animações sobre anatomia, utilização prática de modelos anatómicos, QUIZ de curiosidades do corpo humano.

 

Módulo 2 - 6 julho

Os bastidores da Radioterapia

Noções gerais sobre esta área terapêutica e demonstração ilustrativa das etapas/percurso do doente durante um tratamento de Radioterapia, desde a aquisição do exame de Tomografia Computorizada de planeamento e dosimetria até à administração da terapêutica no acelerador linear.

 

Módulo 3 - 7 julho

A manipulação da imagem médica através do computador

Manipulação de imagens médicas selecionadas de Tomografia Computorizada (TAC), Ressonância Magnética (RM) e Técnicas Híbridas com recurso a aplicações informáticas.

 

Módulo 4 - 8 julho

Reflexo do corpo humano pela ecografia

Demonstração prática das potencialidades da imagem em ultrassonografia/ecografia.

 

Módulo 5 - 09 julho

Os bastidores da Medicina Nuclear

Noções gerais e conceitos básicos sobre a Medicina Nuclear.

Visualização de filmes demonstrativos de procedimentos práticos como aquisição de exames na câmara-gama e produção de radiofármacos na radiofarmácia.

 

Notas importantes

  • Para a atividade do dia 3 (07 julho), nomeadamente “A manipulação da imagem médica através do computador”, é necessária a instalação do aplicativo RadiAnt DICOM Viewer no computador próprio, com o sistema operacional Windows (a alternativa para o sistema iOS é o aplicativo HOROS)
  • A realização da atividade não é possível através da utilização de tablet ou smartphone

Data: 5 julho - 9 julho

Horário: 10h30 - 12h30

Meio de transmissão: Videoconferência Zoom

Coordenador: Susana Rodrigues

Vagas: 30

Matérias de estudo/cursos de interesse: Ciências Biomédicas Laboratoriais / Dietética e Nutrição / Enfermagem / Farmácia / Imagem Médica e Radioterapia

 

Objetivos

O curso de verão "Saúde em ação, o teu curso de verão" pretende realizar uma introdução às diferentes áreas de saúde cuja oferta formativa está disponível na Escola Superior de Saúde para o ano letivo 2021/2022, com o objetivo de dar a conhecer alguns aspetos sobre as áreas de atuação de cada uma das profissões.

O curso irá envolver as áreas de Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Imagem Médica e Radioterapia.

Os participantes serão convidados a conhecer a abordagem dos diversos profissionais de saúde.

 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 – 05 julho 

Vamos falar da Enfermagem. Faz connosco esta viagem

Visita guiada a locais onde vários enfermeiros exercem funções, de modo a conhecer o seu testemunho e a diversidade de áreas de atuação. Adicionalmente, considerando a preponderância que os estudantes têm no processo de ensino aprendizagem, dois estudantes darão o seu testemunho acerca das atividades desenvolvidas no decurso do Curso de Licenciatura em Enfermagem.

No final da sessão, recorrer-se-á a modelo de prática simulada para explicitar procedimentos de suporte básico de vida.

  • Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha em Cuidados de Saúde Hospitalares, numa Unidade de Cuidados Intensivos
  • Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha em Cuidados de Saúde Primários
  • Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha na área da Gestão em Saúde
  • Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha na área da Investigação
  • Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha na área do Ensino
  • Experiência de um estudante de enfermagem em iniciativas junto da população
  • Explicitação do algoritmo de suporte básico de vida com recurso a modelo de prática simulada

Professores responsáveis: Cláudia Oliveira; Eric Lopes; Helena José; Sara Luz ; Tânia Gonçalves

 

Módulo 2 – 06 julho 

Farmácia

Neste dia pretende-se que o aluno conheça parte do conteúdo funcional da carreira do Técnico Superior de Farmácia (TSF).

Existem imensos medicamentos e produtos cosméticos no mercado, no entanto poderá haver a necessidade de se produzirem, nos serviços farmacêuticos hospitalares ou farmácias comunitárias, formulações inexistentes no mercado, sendo esta uma das áreas de atuação dos TSF.

Uma outra função dos TSF é dispensar os medicamentos, nas farmácias ou parafarmácias, e efetuar o respetivo aconselhamento, garantindo desta forma uma utilização segura e eficaz.

Na sessão do dia 6 de julho, será demonstrada, de forma interativa, a preparação de um granulado efervescente e um gel neutro, bem como o respetivo controlo de qualidade.

Na sessão do dia 13 de julho, serão abordados conceitos sobre os diversos métodos contracetivos e os principais mitos que habitualmente surgem da sua utilização. Haverá ainda espaço para esclarecimento de todas as questões que os participantes queiram colocar sobre esta temática.

Professor responsável: Luis Braz

 

Módulo 3 – 07 julho

Imagiologia Médica e Radioterapia

A imagiologia médica tem um papel primordial e surge na primeira linha de atuação no diagnóstico e respetiva decisão sobre quais os procedimentos terapêuticos a serem adotados.

Assim, nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer os diversos meios de diagnóstico por imagem que são utilizados, através da observação e manipulação de vídeos e imagens alusivas a casos reais em contexto hospitalar.

Para além disso, poderão conhecer as diversas valências do serviço de imagiologia e sua missão. Desta forma, será possível uma maior perceção da atuação dos Técnicos Superiores de Imagem Médica e Radioterapia na sua prática diária através de uma visita de estudo interativa ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Unidade de Faro.

Professores responsáveis: Bianca Vicente; Rui Almeida    

 

Módulo 4 – 08 julho 

Ciências Biomédicas Laboratoriais

Nesta atividade será realizada uma apresentação do curso, das saídas profissionais e das principais áreas de intervenção.

Ligação em direto aos laboratórios do curso, para demonstração das principais áreas de intervenção.

Demonstração da determinação do grupo sanguíneo pela técnica da aglutinação, uma das técnicas de base do Técnico Superior de Análises Clínicas e Saúde Pública na Imuno-hemoterapia.

Professor responsável: Ana Patrícia Mateus 

 

Módulo 5 – 09 julho 

Dietética e Nutrição

Nesta sessão pretende-se que o aluno entenda o que é ser Nutricionista, conhecendo as diferentes valências desta profissão, nas áreas da Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva e Restauração, e da Nutrição Comunitária e Saúde Pública.

Será, ainda, feita referência à investigação em Nutrição, com especial foco na relação entre a alimentação e a nutrição e os genes (nutrigenética e nutrigenómica).

Pretende-se, ainda, identificar e exemplificar algumas das atividades que o nutricionista leva a cabo na prática profissional. Irão demonstrar-se técnicas de avaliação do estado nutricional e de determinação de necessidades energéticas e nutricionais e, também, a forma como estes dados podem ser utilizados para promover o estado nutricional de indivíduos e de grupos populacionais específicos.

Professor responsável: Dina Raquel João

Semana 2 – 12 a 16 de julho

Data: 12 julho - 16 julho

Horário: 10h00 - 11h30

Meio de transmissão: Videoconferência Zoom

Vagas: 15

Público-alvo: estudantes dos 11.º e 12.º anos

Matérias de estudo/cursos de interesse: Línguas, Literaturas e Culturas

 

Objetivos / Conteúdos Programáticos

Para muitos, Jules Verne foi o pai da literatura de ficção científica.

Revisitaremos, na primeira parte do curso, algumas obras do autor francês (em particular, Cinco Semanas em Balão, Da Terra à Lua, Vinte mil Léguas Submarinas), interrogando a atualidade da Literatura Francesa e a ligação entre Arte e Ciência.

Durante as duas últimas sessões, veremos como a ideia de “fantástico” atravessa a História da Literatura Inglesa – por exemplo, em algumas peças teatrais de William Shakespeare, na narrativa de Mary Shelley, Frankenstein, ou no poema “The Rhyme of the Ancient Mariner”, de Samuel Taylor Coleridge.

Docentes que dinamizam o curso: Ana Clara Santos e Ana Isabel Soares

Data: 12 julho - 16 julho

Horário: 10h00 - 11h30

Meio de transmissão: Videoconferência Zoom

Público-alvo: estudantes dos 11.º e 12.º anos

Matérias de estudo/cursos de interesse: Línguas, Literaturas e Culturas

 

Objetivos

Este curso pretende abrir o caminho para a sensibilização para a importância da aprendizagem das línguas estrangeiras, para o multilinguismo e para a diversidade cultural.

Os alunos terão a oportunidade de descobrir os dados estatísticos mais importantes sobre o inglês, o francês, o espanhol e o galego, assim como algumas representações sobre estas línguas e culturas.

 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - 12 julho

Aprender línguas: o português em contextos multilingues.

Docente: Manuel Célio Conceição

 

Módulo 2 - 13 julho

Cultura anglo-americana             

Docente: Neuza Costa

 

Módulo 3 - 14 julho

Espanha: mosaico de culturas   

Docente: María Jesús Vilar

 

Módulo 4 - 15 julho

França: uma cultura influente

Docente: Ana Clara Santos

 

Módulo 5 - 16 julho

Galiza: um povo, uma fala

Docente: Cláudia Gómez

Data: 12 julho - 16 julho

Horário: 10h00 - 12h00

Meio de transmissão: Videoconferência Zoom

Matérias de estudo/cursos de interesse: Ciências

 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - 12 julho

Sessão de apresentação do Concurso “Ciência a Sul” ()

Responsáveis: NECIFarm, Biblioteca

 

Módulo 2 - 13 julho

As adaptações às alterações climáticas

Ao longo do tempo, as paisagens que nos rodeiam vão sofrendo alterações. Estas alterações podem ser causadas por vários fatores, entre eles as alterações climáticas e a ação humana. Assim, para melhor compreender como as paisagens evoluíram e como a sua alteração pode ter influenciado o homem, uma equipa interdisciplinar e internacional de cientistas viajou até Moçambique para estudar as alterações climáticas e da paisagem que ocorreram nos últimos 7500 anos. Este conhecimento do passado é essencial para nos adaptarmos ao futuro!

Nesta aula serão visionados filmes que ilustraram as emocionantes aventuras do trabalho de campo realizado em lagos, onde se recolheram os sedimentos que guardam a história das alterações climáticas e paisagísticas. Em seguida mostraremos como estes sedimentos são analisados nos nossos laboratórios para que, a partir deles, consigamos contar esta história.

É um verdadeiro episódio do CSI e alguns mistérios já foram desvendados!

Responsável: Ana Gomes | CIMA/ICAREHB

 

Módulo 3 - 14 julho

A aquacultura como recurso alimentar para o nosso futuro

A produção em aquacultura na Europa tem vindo a aumentar, representando atualmente 18.8% do total da produção mundial. O aumento da produção mundial alterou os padrões de consumo de peixe, e em 2016 a aquacultura forneceu 53% do total de peixe consumido. Isto significa que a população mundial consome mais peixe de aquacultura do que capturado. Este aumento implica que o sucesso da produção aquícola tem de estar assente em práticas sustentáveis.

Na área da Nutrição, são cruciais os estudos que permitam identificar as necessidades nutricionais de cada espécie para adequar a sua alimentação, como forma de otimizar o seu crescimento e a sua eficiência alimentar, minimizando assim os impactos ambientais da aquacultura.

Dentro dos estudos de reprodução, os temas mais abrangidos estão relacionados com a maturação dos indivíduos, a influencia ambiental nessa maturação e o comportamento reprodutivo dos peixes. Destes conceitos nascem ferramentas para aumentar o potencial reprodutivo, melhorar o bem-estar animal e fechar o ciclo de vida em espécies de peixes importantes para a aquacultura na Europa.

Os estudos de nutrição e reprodução são determinantes para atingir uma produção eficiente e sustentável em aquacultura.

Responsáveis: Elvira Fatsini, Cláudia Aragão e Catarina Oliveira | CCMAR

 

Módulo 4 - 15 julho

Energias Renováveis e Sustentabilidade

A abordagem considera os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, perseguidos através da produção de "Energias Renováveis e Acessíveis". Pretende contribuir para a autossustentabilidade, através da produção localizada de energias limpas, solar e eólica, que promovam melhores condições de conforto, saúde e bem-estar.

Responsável: Eusébio Conceição| FCT

 

Módulo 5 - 16 julho

A verdadeira Mitose – como vê-la ajuda a combater o cancro

As células necessitam de se dividir corretamente para assegurar a continuação da vida. Erros neste processo podem conduzir à morte das mesmas ou à formação de tumores. 

A nossa capacidade de observar células vivas em divisão permite-nos identificar tanto fatores indutores de cancro como fatores que nos podem auxiliar a combater essa doença. 

Responsável: Álvaro Tavares

Data: 12 julho - 16 julho

Horário: 11h30 - 12h30

Meio de transmissão: Videoconferência Zoom

Professor responsável: Tânia Gonçalves

Matérias de estudo/cursos de interesse: Enfermagem

​​​​

Objetivos

As situações de acidente e de doença súbita são imprevisíveis, sucedendo numa multiplicidade de contextos. Por conseguinte, os cuidados imediatos têm indubitável impacte na promoção do bem-estar e na prevenção de complicações.

A formação básica em Primeiros Socorros constitui, assim, como que um dever moral de cidadania, uma vez que possibilita, através de uma atuação rápida e eficaz, o aumento da segurança e da qualidade de vida da pessoa que sofre de acidente ou doença súbita. 

O enfermeiro reúne as competências necessárias para educar para a saúde e para prestar uma primeira intervenção adequada e em tempo útil à vítima, de forma a garantir a sua sobrevivência e qualidade na sobrevida.

Além das técnicas de suporte básico de vida, este curso permite que os participantes sejam capazes de realizar procedimentos e técnicas básicas de primeiro socorro, que visam a estabilização da situação de uma vítima até à chegada de recursos mais credenciados.

 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - 12 julho

Primeiro Socorro e papel do socorrista: conceitos e limites.

Aplicação das etapas gerais de primeiro socorro: avaliação primária e secundária da vítima - breve explicação.

 

Módulo 2 – 13 julho

Suporte Básico de Vida.

Intervenção imediata à vítima em situação de:

  • Crise hipoglicémica
  • Desmaio

 

Módulo 3 - 14 julho

Intervenção imediata à vítima em situação de:

  • Convulsão
  • Insolação
  • Crise asmática
  • Queimaduras

 

Módulo 4 - 15 julho

Intervenção imediata à vítima com lesão: 

  • Feridas superficiais: incisões, escoriações e hematomas
  • Hemorragias externas: nariz, ouvido, boca e extremidades

 

Módulo 5 - 16 julho

À conversa com um enfermeiro que trabalha no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Data: 12 julho - 16 julho

Horário: 10h30 - 12h30

Meio de transmissão: Videoconferência Zoom

Coordenador: Susana Rodrigues

Vagas: 30

Matérias de estudo/cursos de interesse: Ciências Biomédicas Laboratoriais / Dietética e Nutrição / Enfermagem / Farmácia / Imagem Médica e Radioterapia

 

Objetivos

O curso de verão "Saúde em ação, o teu curso de verão" pretende realizar uma introdução às diferentes áreas de saúde cuja oferta formativa está disponível na Escola Superior de Saúde para o ano letivo 2021/2022, com o objetivo de dar a conhecer alguns aspetos sobre as áreas de atuação de cada uma das profissões.

O curso irá envolver as áreas de Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Imagem Médica e Radioterapia.

Os participantes serão convidados a conhecer a abordagem dos diversos profissionais de saúde.

 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 – 12 julho

Vamos falar da Enfermagem. Faz connosco esta viagem

Visita guiada a locais onde vários enfermeiros exercem funções, de modo a conhecer o seu testemunho e a diversidade de áreas de atuação. Adicionalmente, considerando a preponderância que os estudantes têm no processo de ensino aprendizagem, dois estudantes darão o seu testemunho acerca das atividades desenvolvidas no decurso do Curso de Licenciatura em Enfermagem.

No final da sessão, recorrer-se-á a modelo de prática simulada para explicitar procedimentos de suporte básico de vida.

  • Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha em Cuidados de Saúde Hospitalares, numa Unidade de Cuidados Intensivos
  • Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha em Cuidados de Saúde Primários
  • Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha na área da Gestão em Saúde
  • Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha na área da Investigação
  • Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha na área do Ensino
  • Experiência de um estudante de enfermagem em iniciativas junto da população
  • Explicitação do algoritmo de suporte básico de vida com recurso a modelo de prática simulada

Professores responsáveis: Cláudia Oliveira; Eric Lopes; Helena José; Sara Luz ; Tânia Gonçalves

 

Módulo 2 – 13 julho

Farmácia

Neste dia pretende-se que o aluno conheça parte do conteúdo funcional da carreira do Técnico Superior de Farmácia (TSF).

Existem imensos medicamentos e produtos cosméticos no mercado, no entanto poderá haver a necessidade de se produzirem, nos serviços farmacêuticos hospitalares ou farmácias comunitárias, formulações inexistentes no mercado, sendo esta uma das áreas de atuação dos TSF.

Uma outra função dos TSF é dispensar os medicamentos, nas farmácias ou parafarmácias, e efetuar o respetivo aconselhamento, garantindo desta forma uma utilização segura e eficaz.

Na sessão do dia 6 de julho, será demonstrada, de forma interativa, a preparação de um granulado efervescente e um gel neutro, bem como o respetivo controlo de qualidade.

Na sessão do dia 13 de julho, serão abordados conceitos sobre os diversos métodos contracetivos e os principais mitos que habitualmente surgem da sua utilização. Haverá ainda espaço para esclarecimento de todas as questões que os participantes queiram colocar sobre esta temática.

Professor responsável: Luis Braz

 

Módulo 3 – 14 julho

Imagiologia Médica e Radioterapia

A imagiologia médica tem um papel primordial e surge na primeira linha de atuação no diagnóstico e respetiva decisão sobre quais os procedimentos terapêuticos a serem adotados.

Assim, nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer os diversos meios de diagnóstico por imagem que são utilizados, através da observação e manipulação de vídeos e imagens alusivas a casos reais em contexto hospitalar.

Para além disso, poderão conhecer as diversas valências do serviço de imagiologia e sua missão. Desta forma, será possível uma maior perceção da atuação dos Técnicos Superiores de Imagem Médica e Radioterapia na sua prática diária através de uma visita de estudo interativa ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Unidade de Faro.

Professores responsáveis: Bianca Vicente; Rui Almeida    

 

Módulo 4 – 15 julho

Ciências Biomédicas Laboratoriais

Nesta atividade será realizada uma apresentação do curso, das saídas profissionais e das principais áreas de intervenção.

Ligação em direto aos laboratórios do curso, para demonstração das principais áreas de intervenção.

Demonstração da determinação do grupo sanguíneo pela técnica da aglutinação, uma das técnicas de base do Técnico Superior de Análises Clínicas e Saúde Pública na Imuno-hemoterapia.

Professor responsável: Ana Patrícia Mateus 

 

Módulo 5 – 16 julho

Dietética e Nutrição

Nesta sessão pretende-se que o aluno entenda o que é ser Nutricionista, conhecendo as diferentes valências desta profissão, nas áreas da Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva e Restauração, e da Nutrição Comunitária e Saúde Pública.

Será, ainda, feita referência à investigação em Nutrição, com especial foco na relação entre a alimentação e a nutrição e os genes (nutrigenética e nutrigenómica).

Pretende-se, ainda, identificar e exemplificar algumas das atividades que o nutricionista leva a cabo na prática profissional. Irão demonstrar-se técnicas de avaliação do estado nutricional e de determinação de necessidades energéticas e nutricionais e, também, a forma como estes dados podem ser utilizados para promover o estado nutricional de indivíduos e de grupos populacionais específicos.

Professor responsável: Dina Raquel João

 

 

 
 
Contacts

Communication Office

Gambelas Campus, Building 2

Phone: +351 289 800 099 | Mobile: +351 918 208 882

E-mail: cursosdeverao@ualg.pt