Estudante da UAlg vence Melhor Curta-Metragem de Animação dos prémios “Sophia Estudante”

“52 Hz”, de Diana Rodrigues, estudante da licenciatura em Imagem Animada da Universidade do Algarve, alcançou o 1º lugar na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação da 10ª edição dos prémios “Sophia Estudante”, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema.
Share
 

“52 Hz” é um filme que aborda o tema da solidão imensa que habita, por vezes, dentro de nós e da necessidade de nos conectarmos uns com os outros.

 

 

Esta categoria contou ainda com “A Minha Gaivota Espanhola” de Bárbara Barreto, Catarina Santos e Raquel Salvado, da Universidade Lusófona, que alcançou o segundo lugar, e “Dead End” de Helena Duarte, Lara Marjo e Júlia Leite, também da Universidade Lusófona, que arrecadou o terceiro lugar.

Integraram o júri Bruno Carnide (Real. Animação), Paulo Cambraia (Real. Animação), Sandra Celas (Atriz), Pedro Granger (Ator), João Rapaz (Maquilhagem/FX).

A Mostra de Cinema Universitário “Sophia Estudante” é uma organização da Academia Portuguesa de Cinema, em colaboração com o Município de Albufeira, tem por objetivo incentivar e motivar os jovens futuros cineastas, estimular os institutos de ensino e respetivo corpo docente e favorecer o debate e partilha de experiências, através da presença de diversos especialistas nacionais, realização de workshops e oficinas, masterclasses e visionamento dos filmes nomeados. A edição de 2024 contou com cerca de 180 estudantes de cinema e audiovisual de todo o país.

A iniciativa aconteceu pelo terceiro ano consecutivo no Auditório Municipal de Albufeira, e este ano foi inteiramente dedicada ao tema “séries”, resultado das mudanças no consumo dos media.

Os 33 filmes candidatos integraram cinco categorias, nomeadamente melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem documentário, melhor curta-metragem experimental, melhor curta-metragem de ficção e melhor curta-metragem mestrado e doutoramento. Os filmes foram produzidos pelos alunos dos estabelecimentos do ensino superior e técnico, uma forma de dignificar a formação na área por todo o País.

Sophia Estudante 2024

Relacionadas