Estudantes da UAlg e da USTP realizaram 1º curso de mergulho livre científico
Estas iniciativas realizaram-se no âmbito do projeto LittleFish-STP, financiado pela Aga Khan Development Network e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e do projeto Blue Route EEA Grants. O LittleFish-STP foca-se no estudo peixinho (Sicydium bustamantei), uma espécie endémica (que ocorre apenas numa determinada área ou região geográfica) das ilhas do Golfo da Guiné. O peixinho é um importante recurso pesqueiro em São Tomé e Príncipe, onde existe muito pouco conhecimento sobre a biologia, ecologia, ciclo de vida e pesca desta espécie. A Rota Azul (Blue Route) pretende lançar uma nova forma de suportar o crescimento azul de forma sustentável no oceano global.
De 8 a 10 janeiro, foi lecionado um curso básico de mergulho livre por professores da University of Miami, Rosenstiel School of Marine & Atmospheric Sciences (RSMAS), e do centro Professional Association of Diving Instructors (PADI), com disciplinas de apneia, dinâmica e regaste 2023, na zona de Santana. Inscreveram-se 12 estudantes, do Programa Tatô @ The Blue Route of Discovery, Universidade São Tomé, Universidade do Algarve e Centro de Ciências do Mar (CCMAR).
Com o desenvolvimento destas capacidades e na máxima segurança fez-se a amostragem, durante a noite, de larvas de "Peixinho São Tomé e Príncipe", que sobe cascatas, para durante o dia se colocarem nas câmaras e observar o seu comportamento. Recorrendo ao mergulho livre, nos dias 11 e 12 janeiro, estas larvas também foram acompanhadas e observadas à deriva.
As atividades terminaram no dia 14 janeiro, no Ilhéu das Rolas, com o primeiro curso de mergulho livre científico com estudantes da UAlg e do programa Tatô STP de forma a aumentar a profundidade do conhecimento de mergulho livre ao serviço da ciência e em prol do Oceano.