José Eduardo Capa Horta Correia
José Horta Correia continua a prestar serviços relevantes à História e à Cultura Portuguesa e à Universidade do Algarve. Nesta instituição foi um dos fundadores do curso de Património Cultural (1999), primeiro no género em Portugal, e foi o responsável pelo mestrado em História da Arte Portuguesa.
No seu importante percurso, que muito contribuiu para a consolidação e divulgação de toda uma História do Algarve, incluem-se a participação em projetos de investigação, a orientação de vários trabalhos de investigação e a autoria de publicações nacionais e internacionais.
O olhar sobre o urbanismo da sua cidade natal, objeto de estudo da sua tese de doutoramento - Vila Real de Santo António. Urbanismo e Poder na Política Pombalina - valeu-lhe, em 1997, o Prémio Gulbenkian de História da Arte.
O Título de Professor Emérito foi atribuído a José Eduardo Capa Horta Correia na cerimónia comemorativa do 33º aniversário da Universidade do Algarve, que se realizou às 17h00 do dia 12 de dezembro de 2012, no Grande Auditório do Campus de Gambelas.