Notícias

É o novo parceiro de comunicação do Cancer Drug Development Forum
O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve acaba de se tornar parceiro de comunicação do Cancer Drug Development Forum, que integra a European Cancer Organization (ECCO), uma organização sem fins lucrativos que visa defender o direito de todos os pacientes oncológicos ao melhor tratamento e cuidados possíveis, promovendo a interação entre... (ver mais)
Dimension of Erasmus+ ​​​​​​​
No âmbito das atividades de internacionalização, realizou-se na sala de seminários da Reitoria, no Campus de Gambelas, a quarta reunião dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Erasmus+, ação-chave 1 - International Credit Mobility (ICM), referentes a 2017 e 2018. Estiveram presentes cerca de 50 participantes, representantes dos grupos de trabalho das... (ver mais)
lança novo website
​​​​​​​O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) tem uma nova cara na web. Na senda da expansão e melhoria da comunicação com o público e com os investigadores, apresenta, além de uma nova aparência, um website com novas funcionalidades, com uma apresentação mais moderna e uma navegação mais intuitiva. Assim, aceder a conteúdos sobre comunicação de ciência, a... (ver mais)
Celebra 30º aniversário refletindo sobre “O papel da Engenharia na Sociedade”
O Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve assinalou as comemorações do seu 30 ª aniversário numa sessão que se realizou no dia 17 de outubro, às 14h30, no anfiteatro José Silvestre, no Campus da Penha. As comemorações iniciaram-se com uma conferência que serviu para refletir sobre “O papel da Engenharia na Sociedade”, seguiram-... (ver mais)
Dia Mundial da Alimentação assinalado na UAlg
​​​​​​​No dia 16 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação, e em mais de 150 países foram organizados eventos, tornando-se um dos dias mais celebrados no calendário da ONU. A Universidade do Algarve também assinalou a efeméride promovendo a conscientização para a fome que ainda existe no mundo, bem como para a necessidade de garantir a segurança... (ver mais)
“Aprender e ensinar em ambientes de aprendizagem inovadores” ​​​​​​​
​​​​​​​O Município de Lagoa e a Universidade do Algarve vão realizar um Colóquio subordinado ao tema “Aprender e ensinar em ambientes de aprendizagem inovadores”. A iniciativa decorre no próximo dia 20 de outubro, no Auditório do Convento de S. José, em Lagoa, das 9h00 às 17h00. ​​​​​​​Com coordenação científica de Mauro Figueiredo, Cátia Martins, Vitor Gamboa, Maria... (ver mais)
  Projeto de docentes da UAlg vence Orçamento Participativo Portugal
“Rota Literária do Algarve” é um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Portugal (OPP), cujos resultados foram conhecidos no dia 11 de outubro. Tendo com​​​​​​​o proponentes Rita Baleiro e Sílvia Quinteiro, docentes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESGHT) da UAlg, o projeto propõem-se “criar um novo olhar sobre esta região: um olhar mediado pelos... (ver mais)
Inscrições abertas
​​​​​​​"Social Inclusion and Tolerance" serve de mote para um seminário que irá realizar-se no dia 19 de outubro, pelas 09h30, no Anfiteatro Teresa Gamito, Campus de Gambelas. Esta iniciativa realiza-se no âmbito do projeto EUROPE, que visa implementar, avaliar o impacto e disseminar, a prática de uma técnica de meditação em contexto escolar (e seus contributos)... (ver mais)
Criando novos impulsos para a indústria portuguesa de biotecnologia marinha 
A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) atribuiu o título de Laboratório Colaborativo ao GreenCoLab, organização que junta duas unidades de investigação e quatro empresas do setor da biotecnologia de algas em Portugal. O GreenCoLab vai promover o crescimento económico e a inovação deste setor com elevado potencial, apostando na produção em maior escala e na... (ver mais)
26 outubro | 9h30 | Anfiteatro Verde
O "1º Encontro Computation in Science @UAlg" vai realizar-se no próximo dia 26 de outubro, com início às 9h30, no Anfiteatro Verde, edifício 8, no Campus de Gambelas. Dirigido a professores e investigadores que usam a computação como ferramenta de trabalho, este Encontro tem entrada livre, mas sujeita a inscrição até ao próximo dia 19 de outubro. Que problemas... (ver mais)
E realiza workshop sobre o processo criativo
A Galeria Trem, em Faro, acolhe a  exposição inédita, com fotografias inspiradoras, de grande formato, em preto e branco, de Rocco, a mais recente fotonovela criada pelo cineasta e realizador Hanspeter Ammann, em colaboração com o fotógrafo italiano Matteo Pezzi. A mostra estará patente ao público até ao dia 13 de novembro. A iniciativa, organizada no âmbito da... (ver mais)
Na área da investigação científica e do desenvolvimento tecnológico  
A Universidade do Algarve, através do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), e a Galp assinaram no dia 3 de outubro, na sala de seminários da Reitoria, no campus de Gambelas da Universidade do Algarve, um Protocolo de colaboração que estabelece as bases para um conjunto de atividades de cooperação entre as duas partes, nomeadamente na área da investigação... (ver mais)
Assinatura de protocolos de cooperação com vários parceiros
A Universidade do Algarve formalizou, hoje, dia 3 de outubro, protocolos de cooperação com vários parceiros, entre os quais a Altice Portugal S.A, numa cerimónia que decorreu na sala de Seminários da Reitoria (Edifício 5), no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve. Com o objetivo de promover a captação e retenção de talento na região, bem como o desenvolvimento... (ver mais)
Com um programa cheio de atividades
Cerca de 800 novos estudantes internacionais, vindos de todos os cantos do mundo, foram acolhidos pelo Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM) da Universidade do Algarve, com um programa cheio de atividades informativas, lúdicas e culturais.   Na sessão de boas-vindas, Saúl de Jesus, vice-reitor da UAlg, destacou “a multiculturalidade existente... (ver mais)
Com mostra de filmes na UAlg
A Universidade do Algarve (UAlg) associa-se, pelo segundo ano consecutivo, ao CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que já vai na 42ª edição, nesta iniciativa do Pré-Festival 2018. Na cidade de Faro, o CINANIMA exibe um olhar sobre a programação extracompetição deste ano. As sessões decorrerão no anfiteatro Paulo Freire da Escola Superior... (ver mais)
UAlg volta a integrar o Ranking Mundial das universidades 
De acordo com os resultados disponibilizados pela Times Higher Education (THE), a Universidade do Algarve entra, pelo segundo ano consecutivo, no ranking mundial das universidades. Situada entre as posições 601 e 800 a nível mundial, a UAlg matem-se no mesmo intervalo, apesar do número de instituições de Ensino Superior ter aumentado, obtendo o segundo lugar a nível... (ver mais)
A vencer o prémio “Jovens Investigadores” do GBIF 
Raquel Gaião Silva, aluna de mestrado em Biodiversidade e Conservação Marinha (EMBC) da Universidade do Algarve, é a primeira portuguesa a vencer o prémio “Jovens Investigadores 2018”, promovido pelo Global Biodiversity Information Facility (GBIF), uma rede internacional e infraestrutura de investigação financiada por governos de todo o mundo, que tem como objetivo... (ver mais)
Capaz de atrasar a progressão de doença incurável
Clévio Nóbrega, investigador do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve, acaba de publicar na revista Human Molecular Genetics, o resultado de uma investigação que culmina com uma importante descoberta na área das doenças neurodegenerativas. O investigador e a sua equipa descobriram que existe um novo fármaco capaz de atrasar a progressão... (ver mais)
E renova plataforma digital
O projeto Romanceiro.pt, liderado por Pedro Ferré e Sandra Boto, investigadores do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve, acaba de lançar online uma plataforma digital renovada através da qual disponibiliza, em acesso aberto, milhares de versões de romances tradicionais portugueses publicados desde 1828 até à atualidade. Em... (ver mais)
assinala abertura do ano académico na UAlg 
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), Maria Fernanda Rollo, assinalou a abertura do ano académico com uma visita à Universidade do Algarve (UAlg), durante a manhã do dia 19 de setembro. No Campus de Gambelas, perante uma turma de 45 alunos, do 1º ano do mestrado em Biologia Marinha, Fernanda Rollo assumiu o papel de... (ver mais)
O primeiro filme interativo do Sul da China
Pela primeira vez em Macau, os espectadores irão intervir, em tempo real, na narrativa de um filme. Trata- se de produzir o primeiro filme interativo em Macau, onde o espectador é também utilizador, coautor da obra e protagonista.  O filme chama- se Cadavre Exquis e é da autoria do Investigador Bruno Mendes da Silva, vice-coordenador do Centro de Investigação em... (ver mais)
 Esgotaram Teatro Municipal de Faro
Os novos alunos da Universidade do Algarve foram recebidos, no dia 17 de setembro, às 9h00, numa sessão solene, que decorreu no Teatro Municipal de Faro, com a presença do reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e do presidente da Associação Académica, Pedro Ornelas. A iniciativa, que pretendeu dar... (ver mais)
Transfere-se para o Campus de Gambelas
A Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg) passará a funcionar em pleno no Campus de Gambelas, sendo que o início das aulas deste ano letivo (2018/19), a 17 de setembro, já terá lugar nas novas instalações. Esta unidade orgânica, que antes se situava no centro da cidade de Faro, perto do Teatro das Figuras, passa agora a sediar-se nos edifícios 1,... (ver mais)
ao abrigo da lei do emprego científico
A Universidade do Algarve tem aberto novo concurso para contratar mais 22 investigadores doutorados ao abrigo da lei do emprego científico (Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei 57/2017, de 19 de julho). Encontra-se já aberto, edital publicado em Diário da república a 23 de agosto, o segundo procedimento, através de concurso internacional para o... (ver mais)
Aparece entre as mais destacadas da Europa no U-Multirank
De acordo com o U-Multirank, uma plataforma da União Europeia que traça o perfil das universidades a nível mundial comparando-as e ordenando-as por rankings de desempenho, a área da Medicina da UAlg, encontra-se entre as melhores escolhas para quem procura estudar nesta área científica na Europa. As inovadoras formas de ensino, a qualidade da investigação, a forte... (ver mais)

Páginas