Notícias

Pelo falecimento do antigo funcionário Sebastião Sequeira
​​​​​​​O Reitor da Universidade do Algarve, Professor Doutor Paulo Águas, vem, em nome de toda a comunidade académica, manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do antigo funcionário Sebastião Passarinho Sequeira e endereçar à família e aos amigos as mais sinceras e sentidas condolências. ​​​​​​​ Sequeira foi um dos primeiros funcionários... (ver mais)
CWUR 2019/2020 
​​​​​​​De acordo com os resultados, publicados a 5 de agosto, pelo Center for World University Rankings (CWUR), a Universidade do Algarve (UAlg) aparece no top 5.9% mundial e em 7º lugar a nível nacional, entre catorze instituições nacionais avaliadas. No total foram avaliadas 20 mil universidades de todo o mundo, onde a UAlg aparece na posição 1168, sendo que na... (ver mais)
Chamada de trabalhos até 15 de outubro
O Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs) da Universidade do Algarve, em parceira com o Grupo Pestana, vai organizar a 3ª edição da conferência mundial da Associação t-Forum (Tourism Intelligence Forum), que se realizará de 18 a 21 de março de 2020. A chamada para apresentação de trabalhos já está a decorrer e prologa-se até 15 de outubro... (ver mais)
Conferência Internacional
A Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) organiza, nos dias 13 e 14 de setembro, a “II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação”. O envelhecimento humano nas suas múltiplas dimensões continua a constituir um dos maiores desafios sociais e a mobilizar uma maior atenção para as questões relativas à qualidade de vida das pessoas idosas. A... (ver mais)
​​​​​​​Que avaliam o Ensino Superior e a Investigação
​​​​​​​​​​​​​​A Universidade do Algarve tem sido presença assídua, desde 2017, nos rankings internacionais que avaliam o Ensino Superior e a Investigação. Colocando-se entre as melhores universidades do mundo, a UAlg tem vindo a ser avaliada, através dos mais diversos critérios, por rankings de excelência, que, anualmente, avaliam centenas de instituições de Ensino... (ver mais)
Best Global Universities Rankings da U.S. News & World Report
​​​​​​​Na quinta edição do Best Global Universities Rankings da U.S. News & World Report, a Universidade do Algarve ficou colocada entre as melhores instituições de ensino superior a nível internacional, que publicaram mais de 1500 artigos científicos, no período de 2012 a 2016. Nos indicadores considerados, a UAlg destaca-se na percentagem de publicações com... (ver mais)
Aluno da Licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e Gestão
Renato Ponte, estudante do curso de licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e Gestão, da Universidade do Algarve, foi selecionado para o programa “Study of the United States Institutes for Student Leaders from Europe” (SUSI SLE) em “Entrepreneurship and Economic Development”. Este programa, que tem a duração de cinco semanas, é integralmente financiado... (ver mais)
UAlg e Santa Casa da Misericórdia de Faro assinaram protocolo
​​​​​​​A Universidade do Algarve (UAlg) e a Santa Casa da Misericórdia de Faro (SCMF) assinaram um protocolo de cooperação, no dia 19 de julho, para a abertura de uma nova residência universitária feminina com 16 camas, procurando, assim, contribuir para diminuir as dificuldades atualmente sentidas pelos estudantes deslocados em encontrar alojamento a preços acessíveis... (ver mais)
Bolsas de Excelência 2019/2020
Todos os alunos que tenham terminado o ensino secundário e que ingressem na Universidade do Algarve (UAlg), em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores passam a ter bolsa de excelência garantida. Com esta iniciativa, que pagará integralmente a propina do 1.º ano, fixada em € 871,52, a UAlg, com o apoio de mais de 40 empresas, pretende... (ver mais)
UAlg associou-se às comemorações
No dia 15 de julho assinalou-se o “Dia Mundial das Competências dos Jovens”. A Universidade do Algarve associou-se a estas comemorações através de um seminário sobre “Desenvolvimento de Competências Transversais nos Estudantes da UAlg”, em que foram apresentados vários projetos de investigação-ação que estão a ser realizados na UAlg, visando o desenvolvimento de... (ver mais)
Para o ano letivo de 2019/20
A Universidade do Algarve irá reabrir, já no próximo ano letivo 2019/2020, a licenciatura em Engenharia Alimentar, que será lecionada no Instituto Superior de Engenharia (ISE). Este curso, que irá substituir a atual licenciatura em Tecnologia e Segurança Alimentar, já havia sido lecionado na Academia algarvia, mas surge agora reestruturado, nomeadamente no que concerne ao... (ver mais)
Que promove trilhos de sustentabilidade turística
A Universidade do Algarve integra o projeto europeu “TrailGazersBid - An analytical & technical framework to measure returs from trail investment”, que conta com 10 parceiros de diferentes regiões da Irlanda, Reino Unido, Espanha, Portugal e França. O projeto pretende avaliar os impactos socioeconómicos do investimento em infraestruturas que podem contribuir para o... (ver mais)
Estudo contou com a participação do CBMR
Um estudo coordenado por investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), que contou com a colaboração de Clévio Nóbrega, investigador e coordenador do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da UAlg, demonstrou de que forma a limpeza de colesterol em excesso presente no cérebro pode ter impacto na terapia de ataxias... (ver mais)
Para o ano letivo 2019/20 
Com o objetivo de preparar profissionais com competências técnicas e científicas para resolverem problemas multidisciplinares da Bioengenharia, a Universidade do Algarve vai reforçar a sua oferta formativa para o próximo ano letivo (2019/20) com uma licenciatura em Bioengenharia. A Bioengenharia combina a biologia, a biotecnologia e a engenharia. Este campo único e... (ver mais)
Nova plataforma disponível aqui
A Universidade do Algarve disponibiliza uma nova plataforma, o Balcão Académico de Atendimento Online,  que pretende esclarecer, de modo imediato, questões académicas. Esta nova funcionalidade permite , ainda, requerer e/ou solicitar documentos diversos.​​​​​​​ Bem-vindo ao Balcão Académico de Atendimento Online da UAlg Selecione uma das opções abaixo... (ver mais)
Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019
A Universidade do Algarve aparece pela primeira vez, na posição 101-125, no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias. Este ranking integra 258 instituições e classifica as principais instituições de ensino superior (IES) da Europa, usando 14 indicadores de... (ver mais)
No Shangai Ranking 2019 na área de Hospitality & Tourism Management
A Universidade do Algarve volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2019, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de Hospitality & Tourism Management. Nesta edição, recentemente publicada, o Shangai ranking selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top... (ver mais)
Candidaturas abertas
​​​​​​​A 2ª edição do Comboio do Conhecimento arrancou dia 28 de junho, com o objetivo de premiar o aproveitamento escolar dos novos estudantes do ensino superior. A iniciativa insere-se no âmbito do programa “Estudar mais é preciso” e visa estimular a aquisição de competências e de formação superior, aliada ao sucesso académico, e promover... (ver mais)
Cursos de Verão da UAlg
Em tempo de férias, 300 alunos, do ensino secundário português e do ensino médio brasileiro, optaram por frequentar os cursos de verão da Universidade do Algarve, que terminaram no dia 12 de julho. A confirmar o sucesso das edições anteriores, além de se inscreverem alunos de quase todos os distritos de Portugal, voltaram a receber alunos vindos das principais cidades e... (ver mais)
Volta a colocar a UAlg entre as melhores universidades jovens do mundo
​​​​​​​ A Universidade do Algarve aparece pela segunda vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos. Entre as oito instituições de ensino superior portuguesas que integram este ranking internacional, a UAlg destaca-se no indicador que avalia a... (ver mais)
Consolidam financiamento em nova avaliação da FCT
Sete centros da Universidade do Algarve, com um total de 279 investigadores integrados, obtiveram financiamento na nova avaliação realizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Receberam nota “Excelente” o Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB), coordenado por Nuno Bicho, e o Centro de Ciências do Mar (CCMAR),... (ver mais)
Exposição patente até 31 de agosto, na Biblioteca de Gambelas
A Biblioteca António Rosa Mendes do Campus de Gambelas acolhe, a exposição "O Homem que só queria ser Tóssan", organizada pela Câmara Municipal de Loulé. Esta é uma extensão da exposição que se encontra patente no Convento do Espírito Santo em Loulé, comissariada por Jorge Silva.  Integrada nas Comemorações dos 40 anos da Universidade do Algarve.​​​​​​, esta... (ver mais)
Nova edição: «40 anos a criar futuro»
A Universidade do Algarve (UAlg) acaba de lançar o nº 12 da revista institucional «UALGzine». Com uma periodicidade anual, esta edição, sob o lema "40 anos a criar futuro””, é alusiva às comemorações do 40º aniversário da UAlg. Como a história de qualquer organização é feita por pessoas, nesta edição, apresentada por décadas, dão-se a conhecer alguns factos importantes... (ver mais)
Segunda edição “ESSUAlg ConVida”
​​​​​​​A Escola Superior de Saúde da UAlg (ESSUAlg) vai realizar um conjunto de sessões temáticas, dirigidas a toda a comunidade, relacionadas com os cuidados de saúde no adulto. Estas sessões, que decorrerão sempre ao sábado, das 10h00 às 12h00, tiveram início em março. Adriana Cavaco e João Guerreiro, docentes da área departamental de Ortoprotesia, vão... (ver mais)
Em homenagem a Vítor Reia-Baptista | Próxima sessão dia 23 de outubro
O ano de 2019 será marcado por um ciclo de Cinema em homenagem a Vítor Reia-Baptista, professor da Universidade do Algarve, que faleceu a 16 de agosto de 2018. Organizado pelo Cineclube de Faro em parceria com a UAlg e com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), este ciclo conta com oito sessões, que terão lugar mensalmente, às quartas-feiras, terminando... (ver mais)

Páginas