Notícias

   
Com o objetivo de adequar a sua oferta às necessidades dos estudantes e do mercado de trabalho, no próximo ano letivo (2020/21) a Universidade do Algarve passa a ter na sua oferta formativa o curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, resultante da restruturação da licenciatura em Engenharia Elétrica e Eletrónica. Este curso tem como objetivos principais... (ver mais)
     
          ​​​​​​​DESPACHO RT.61/2020 No contexto de saúde pública resultante da pandemia por COVID-19, a Universidade do Algarve tem vindo a estabelecer medidas excecionais, para adaptação das suas regras internas à atual realidade. De entre tais medidas, foram aprovadas através do Despacho RT.41/2020, de 27 de março, as Normas... (ver mais)
     
          ​​​​​​​DESPACHO RT.60/2020 Considerando o atual cenário resultante do estado de saúde pública e das medidas excecionais anteriormente decretadas, enquadradas pela situação epidemiológica provocada pela COVID-19; Considerando as condições atípicas em que decorreu o final do presente ano letivo, torna-se necessário ajustar a... (ver mais)
   
A Universidade do Algarve volta a destacar-se no U-Multirank 2020, mantendo a sua posição no Top 10 nacional, na oitava posição, num ranking de 27 instituições de ensino superior portuguesas.​​​​​​​ ​​​​​​​A Academia algarvia alcançou a classificação máxima em seis indicadores, mas encontra-se acima da média, com “Bom” ou “Muito Bom”, em 17 indicadores.... (ver mais)
   
O Center for World University Rankings (CWUR) acaba de divulgar o ranking mundial para as universidades para 2020-21. A Universidade do Algarve (UAlg) surge no top 5,9% mundial, destacando-se em 7º lugar a nível nacional, de entre as 14 instituições nacionais observadas. Num total de 20 mil universidades, avaliadas tendo como base indicadores de qualidade do ensino,... (ver mais)
   
A importância das pradarias de ervas marinhas e a necessidade de as proteger são o foco de um novo alerta das Nações Unidas. Estes ecossistemas, que continuam em declínio, são eficazes soluções naturais para o combate às alterações climáticas e contribuem para o sustento de comunidades afetadas por fatores de stress como a atual pandemia do COVID-19. As pradarias de... (ver mais)
   
​​​​​​​​​​​​​​A atual situação de pandemia COVID-19 obrigou ao cancelamento de todas as atividades que tinham como objetivo divulgar a oferta formativa da Universidade do Algarve junto dos futuros candidatos ao ensino superior. Tal imposição exigiu uma nova forma de divulgar a nossa Instituição, tentando assegurar que todos os interessados tenham a oportunidade de... (ver mais)
​​​​​​​Num estudo publicado recentemente, os investigadores concluíram que os efeitos das alterações climáticas, particularmente do aquecimento oceânico, poderão beneficiar as plantas marinhas. O estudo foi publicado na prestigiada revista científica Functional Ecology e resultou de uma parceria entre investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e da Universidade... (ver mais)
   
​​​​​​​​​​​​​​Medida implementada no âmbito do programa #FaroConsigo pretende ajudar a dar resposta a situações de vulnerabilidade social por parte de estudantes universitários através da campanha #UAlgEstamosJuntos. O Município de Faro atribuiu um donativo de 5 mil euros ao Subsídio Excecional de Emergência COVID-19 da Universidade do Algarve. O objetivo é... (ver mais)
   
O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) decidiu certificar o Sistema Interno de Garantia da Qualidade da Universidade do Algarve (UAlg) pelo período de seis anos. Este reconhecimento é da maior importância porque a garantia da qualidade é um princípio fundamental na estratégia da Instituição. Para o reitor... (ver mais)
   
O prémio “Boas Práticas Universidade do Algarve” é uma iniciativa que visa distinguir o mérito dos membros da Comunidade Académica, trabalhadores docentes e não docentes, que contribuam ativamente para o desenvolvimento institucional, a melhoria contínua do desempenho da instituição e a afirmação da UAlg. As candidaturas já estão a decorrer e poderão ser... (ver mais)
   
          ​​​​​​​DESPACHO RT.48/2020 Considerando: O término do Estado de Emergência declarado por Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020, de 18 de março; Que em sua substituição, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33- A/2020, de 30 de abril é declara a situação de calamidade no âmbito da pandemia de COVID-19... (ver mais)
   
          O Balcão do Estudante funcionará a partir de 4 de maio de 2020, preferencialmente, com atendimento por marcação.​​​​​​​ Poderá realizar o agendamento de acordo com o assunto pretendido (académico ou mobilidade), em dia e hora previamente definido, no horário das 10h00 às 12h00. Evite as filas de espera. Informa-... (ver mais)
   
Vários alunos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da UAlg estão a desenvolver um projeto de solidariedade e voluntariado, o Qlinic, a favor da comunidade portuguesa. Totalmente gratuito e disponibilizado em canais digitais, este projeto é dirigido essencialmente à população com acesso à internet. Na sua atividade atual de colaboração com o SNS24, estes alunos do... (ver mais)
   
A Universidade do Algarve (UAlg) integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.  A UAlg ficou na posição 201-300 no ranking geral do THE Impact Rankings, constituído por 766 IES,... (ver mais)
   
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) acaba de  encaminhar um relatório técnico, produzido pelo European Centre for Disease Prevention and Control, sobre o uso de máscaras. Este documento fornece importante informação sobre a adequação de máscaras faciais e outros instrumentos de protecção para indíviduos que, não estando... (ver mais)
   
Com o objetivo de disponibilizar, de uma forma mais acessível e organizada, a informação científica mais relevante e atualizada sobre a CoVID-19, para apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas adequadas, um grupo de voluntários, liderado por Alexandre Teixeira, finalista do curso de Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Universidade do Algarve (... (ver mais)
Faça aqui o seu donativo  
A Universidade do Algarve  criou um Subsídio Excecional de Emergência COVID-19, lançando uma campanha sob o mote #UAlgEstamosJuntos, para apoiar os estudantes não bolseiros, nacionais e internacionais, que se encontrem em situação de maior vulnerabilidade social e carência económica, permitindo, assim, que possam prosseguir a sua formação académica. As... (ver mais)
   
          ​​​​​​​   A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) juntou-se à iniciativa “O Prato Certo” da responsabilidade da Associação In Loco, outras ADLs (Vicentina e Terras do Baixo Guadiana) responderam igualmente ao desafio, com o intuito de alargar e potenciar ao máximo a Rede de Produtores Locais do... (ver mais)
   
A Universidade do Algarve (UAlg) beneficiou recentemente de um aumento da largura de banda disponível no acesso à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), passando de 1Gbps (gigabits por segundo) para 10 Gbps. Este upgrade foi realizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).... (ver mais)
     
          ​​​​​​​​​​​​​​ A Universidade do Algarve, embora tenha suspendido as atividades letivas presenciais como medida de prevenção e controlo da propagação da COVID-19, continua a prestar apoio a 161 estudantes através de alojamento, para além da distribuição de alimentos e de apoio psicológico. Dos 161 estudantes, 44 são de... (ver mais)
          ​​​​​​​ A Direção-Geral de Saúde  acaba de lançar um Manual de Alimentação, com um conjunto de orientações nutricionais para o período da quarentena, bem como um Manual de Atividade Física, que permita aos cidadãos manter-se ativos nesta fase.  Embora exista ainda pouca evidência científica sobre a relação entre... (ver mais)
   
          ​​​​​​​     Caros Estudantes, No seguimento do anterior comunicado de suspensão das atividades letivas presenciais no período de 12 de março a 27 de março esclarece-se que o início formal das atividades letivas a distância está previsto para o dia 18 de março. Por este motivo solicita-se, de imediato, que... (ver mais)
Consulte toda a informação aqui​​​​​​​​​​​​​​
Esta página está redirecionada para a página oficial do Covid-19 https://www.ualg.pt/pt/covid19-plano-contingencia

Páginas