Notícias

Pelo falecimento da aluna Ana Paula Lourenço Rajão
O Reitor da Universidade do Algarve, Professor Doutor Paulo Águas, vem, em nome de toda a comunidade académica, manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento da aluna Ana Paula Lourenço Rajão, do curso de licenciatura em Gestão (regime noturno), do Campus de Portimão, e endereçar à família e aos amigos as mais sinceras e sentidas condolências. A... (ver mais)
“Algarve is Our Campus - Study and Research in Algarve”
No âmbito do projeto “Algarve is Our Campus - Study and Research in Algarve”,  a Universidade do Algarve (UAlg) realizou, entre 28 de maio e 12 de junho, uma visita a várias instituições de Ensino Superior nos Estados Unidos da América (EUA), com vista a divulgar as atividades de ensino e investigação da UAlg. Este périplo no mês de Portugal nos EUA (Month of... (ver mais)
Inauguração dia 15 de junho, às 21h30, em Faro
A antiga Fábrica da Cerveja, em Faro, vai acolher a exposição "Isto não é uma canção de amor" dos alunos finalistas da licenciatura em Artes Visuais, do ano letivo 2017/2018. O titulo “Isto não é uma canção de amor” pretende ser uma chamada de atenção à sociedade, para que perceba a atividade artística, que estes finalistas agora iniciam profissionalmente,... (ver mais)
Alunos da UAlg conquistam medalha de ouro e de prata
Ricardo Costa, aluno do curso de licenciatura em Economia, conquistou o lugar mais alto do pódio no Campeonato Nacional Universitário de Golfe, em masculinos. Já em femininos, Sara Gouveia, aluna do curso de licenciatura em Desporto, conquistou a medalha de prata. O Campeonato Nacional Universitário de Golfe decorreu no Pestana Vila Sol Golf, em Vilamoura, nos dias 9 e... (ver mais)
Investigadora da UAlg apresentou os mais recentes dados no Parlamento Europeu
Maria João Bebianno, docente da UAlg e coordenadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), esteve, na semana passada, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, para participar num Workshop organizado pelo deputado Ricardo Serrão Santos, no âmbito da iniciativa AZORES - Deeper than Blue- Unveiling the Inner Ocean. Com o objetivo de dar a conhecer o trabalho... (ver mais)
Procuram biorrefinaria integrada
No âmbito do projeto ALGARED+, uma equipa de investigadores liderada por Sara Raposo, docente da UAlg e investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), vai colaborar na implementação de uma estratégia para promover o desenvolvimento tecnológico da biotecnologia de microalgas nos setores da energia, saúde, cosmética e aquacultura. “O Laboratório de... (ver mais)
Reforçar Dinamismos e Explorar Oportunidades
O NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve, em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg), a AMAL- Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), vai realizar no próximo dia 22 de junho, uma iniciativa dedicada à... (ver mais)
Investigador do CCMAR integra expedição única
Paulo Relvas, investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e docente da UAlg, integra uma campanha oceanográfica do Schmidt Ocean Institute. O navio R/V Falkor levantou amarras a 28 de maio e vai terminar a viagem a 17 de junho, com o objetivo de demonstrar novas metodologias de observação do oceano com veículos autónomos subaquáticos, de superfície e aéreos que... (ver mais)
A 31 alunos de nove nacionalidades 
Chamam-se "Mid Season Campus" e são cursos de férias de curta duração dirigidos a investigadores e estudantes que já frequentam uma universidade e pretendem ingressar numa pós-graduação, mestrado, ou doutoramento. São uma novidade e vão permitir que 31 participantes de diversas nacionalidades, como Estados Unidos da América, Lituânia, Irlanda, Reino Unido, Colômbia,... (ver mais)
UAlg entre as melhores 250 universidades jovens do mundo
A Universidade do Algarve aparece pela primeira vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2018, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos. Entre as seis universidades portuguesas que integram este ranking internacional, a UAlg obtém a classificação máxima no indicador que avalia a projeção... (ver mais)
Pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg
Ingressou na Universidade do Algarve, no ano letivo 2016/2017, ao abrigo do Estatuto de Estudante Internacional, utilizando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) brasileiro. Camila Quadros Vieira da Costa é aluna do curso de licenciatura em Bioquímica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg e acaba de ser galardoada com menção “Aluno de Excelência da FCT”. O... (ver mais)
Integrando o Top 10 nacional
A Universidade do Algarve volta a destacar-se nos resultados acabados de divulgar pelo U-Multirank 2018, com classificação máxima, de “Muito Bom”, em sete indicadores, num total de 35, colocando-se pela primeira vez no Top 10 nacional, na nona posição, num ranking de 29 instituições de ensino superior portuguesas. Neste ranking, a classificação máxima foi-lhe atribuída... (ver mais)
Do curso de Gestão Hoteleira da UAlg
A Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve e o Hotel Eva, Grupo AP Hotels & Resorts, estabeleceram um protocolo que prevê que esta unidade hoteleira de quatro estrelas, situada no centro de Faro, possa acolher os estudantes da licenciatura em Gestão Hoteleira como “hotel de aplicação”. O protocolo agora firmado vem no... (ver mais)
Exposição inaugura no dia 05 de junho, às 18h30, em Faro
A Galeria Trem, em Faro, acolhe a exposição Dial R for Red, do artista António Olaio, que será inaugurada no dia 05 de junho, pelas 18h30, com a presença do artista. Esta exposição, com curadoria da licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve, conta com o apoio do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da FCT... (ver mais)
Contará com presença inédita da Universidade do Algarve
Alunos e investigadores do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve estão a participar no Congresso Mundial de Otorrinolaringologia, um dos mais representativos a nível mundial na área da Medicina, que este ano decorre em Estocolmo, de 2 a 5 de junho. Um dos principais focos deste congresso será a otite média. Apesar de vários estudos... (ver mais)
Dedicado ao tema "O Algarve e a Guerra"
O Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção (CEPAC) e o Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve organizam mais uma edição do Curso Livre de História do Algarve.  Este curso, que já vai na sua 15.ª edição, irá decorrer em junho, nos dias 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28, entre... (ver mais)
Inicia-se na UAlg
A Universidade do Algarve foi a primeira universidade a ser visitada por Marcelo Correia, aluno do Instituto Politécnico de Bragança, com o intuito de criar a Associação Nacional de Estudantes e Pesquisadores Brasileiros, que será formalmente constituída no próximo dia 29 de maio. Na UAlg, Roberto Chiodelli, aluno de doutoramento em Psicologia, irá procurar desenvolver... (ver mais)
UAlg promove 1ª Edição
A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve promove no próximo ano letivo a primeira edição do curso de Pós-Graduação em Estudos Literários. Terá início em setembro de 2018, aquando do recomeço das aulas. A 2ª fase candidaturas decorre até  6 de setembro e pode ser feita a partir do endereço: https://www.ualg.pt/pt/curso/1906.... (ver mais)
Assinam protocolo pioneiro
A Universidade do Algarve e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) assinaram, no passado dia 10 de maio, na sede da OPP, em Lisboa, um protocolo de cooperação, com o intuito de promover iniciativas de cooperação pedagógica, científica e técnica na prossecução do objetivo do aumento do sucesso académico e da diminuição do abandono escolar na UAlg. Com este protocolo,... (ver mais)
No âmbito do projeto MILAGE Aprender +
A Universidade do Algarve e o Alto Comissariado para as Migrações assinaram, ontem, dia 10 de maio, um protocolo para a utilização da Plataforma de apoio ao estudo MILAGE Aprender+. O protocolo foi assinado por Saúl Neves de Jesus, vice-reitor da UAlg, e Pedro Calado, Alto Comissário para as Migrações e Coordenador Nacional do “Programa Escolhas”. A utilização da... (ver mais)
UAlg participa em reunião
No âmbito do projeto «Sabor Sur: Laboratório de inovação empresarial dos mercados transfronteiriços agroalimentar e hotelaria», realizou-se no passado dia 26 de abril em Ayamonte (Espanha) a sexta reunião de coordenação e gestão do projeto. A presente reunião teve como principal objetivo fazer um balanço das atividades desenvolvidas até ao momento e das atividades... (ver mais)
Terá uma taxa de crescimento mais forte na Área Metropolitana de Lisboa do que no Algarve até 2020
Os resultados do projeto ShapeTourism, apresentados na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve, no passado dia 20 de abril, indicam que a intensidade turística – que mede a relação entre o número de dormidas e o número de residentes de uma região – apresentará uma taxa de crescimento de 33% na Área Metropolitana de Lisboa,... (ver mais)
para projetos de investigação
A Universidade do Algarve conseguiu sete candidaturas aprovadas no âmbito do Aviso 02-SAICT-2017 (Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos 2017). Nesta primeira fase, a UAlg obteve um total elegível de 1 571 583,67 euros, o que equivale a um financiamento de 621 633,27 pelo PO Algarve, sendo o restante suportado pelo Orçamento de Estado. Centro de... (ver mais)
Portugal é dos países do Mediterrâneo que incorpora mais práticas sustentáveis no setor do turismo
Um estudo realizado pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve indica que 83% das empresas incorporam, pelo menos em certa medida, práticas de sustentabilidade. Apenas 17% das empresas turísticas declararam que não implementam nenhuma prática sustentável nas suas operações empresariais.   De acordo com este estudo... (ver mais)
Candidaturas encerradas
Quer fazer uma licenciatura/graduação em Portugal? Quer descobrir/experienciar a área que gostaria de estudar num futuro próximo? Quer viver uma experiência diferente e única? A Universidade do Algarve vai realizar os Summer Campus 2018. Este programa de férias realiza-se em duas semanas distintas, de 1 a 7 de julho e de 8 a 14... (ver mais)

Páginas