Notícias

Em Comunidade Energética Sustentável
O projeto “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável”, coordenado pela Universidade do Algarve, em parceria com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, acaba de ser selecionado pelo Secretariado da Clean Energy for EU Islands, para criar uma comunidade piloto em energias renováveis. A​​​​​​​ Ilha da Culatra é uma das seis ilhas piloto que vai receber apoio... (ver mais)
Segunda edição “ESSUAlg ConVida”
​​​​​​​A Escola Superior de Saúde da UAlg (ESSUAlg) vai realizar um conjunto de sessões temáticas, dirigidas a toda a comunidade, relacionadas com os cuidados de saúde no adulto. Estas sessões, que decorrerão sempre ao sábado, das 10h00 às 12h00, terão início no dia 2 de março, com a palestra “Como organizar a medicação em casa?”, que será orientada por Margarida Espírito... (ver mais)
Em homenagem a Vítor Reia-Baptista
O ano de 2019 será marcado por um ciclo de Cinema em homenagem a Vítor Reia-Baptista, professor da Universidade do Algarve, que faleceu a 16 de agosto de 2018. Organizado pelo Cineclube de Faro em parceria com a UAlg e com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), este ciclo conta com oito sessões, que terão lugar mensalmente, às quartas-feiras, terminando... (ver mais)
Com a União dos Franceses no Estrangeiro ​​​​​​​
No dia 13 de fevereiro, uma comitiva da União dos Franceses no Estrangeiro  (UFE) visitou a Universidade do Algarve, tendo sido recebida, pelo reitor, Paulo Águas, na sala de reuniões da reitoria. Além de dar a conhecer a respetiva Associação, a visita incluiu ainda a assinatura de um protocolo de colaboração, que foi assinado pelo reitor da UAlg e pelo... (ver mais)
No Campeonato Nacional Universitário de Golfe
Miguel Ribeiro, aluno da licenciatura em Gestão de Empresas, e Sara Gouveia, aluna da licenciatura em Desporto, conquistaram o lugar mais alto do pódio no Campeonato Nacional Universitário de Golfe, em Masculinos e Femininos, que decorreu dia 9 e 10 de fevereiro, no Campo de Golfe do Pestana Vila Sol, em Vilamoura. Também Ricardo Costa, aluno de mestrado em Finanças... (ver mais)
“El Romancero y Ramón Menéndez Pidal”
​​​​​​​A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve acolhe, no dia 20 de fevereiro, o seminário “El Romancero y Ramón Menéndez Pidal”, que será proferido por Nicolás Asensio Jiménez, investigador da Universidad Complutense de Madrid e da Fundación Ramón Menéndez Pida. O evento, aberto à comunidade académica, decorrerá às 11h00, na sala 2.35... (ver mais)
Que juntou mulheres químicas de todo o mundo
Dia 12 de fevereiro, a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) celebrou o Global Women’s Breakfast, um evento de networking entre mulheres químicas de todo o mundo. Para homenagear as mulheres formadas em Química, a UAlg associou-se a este evento mundial, através de videoconferência. Sob o tema "Empowering Women in Chemistry: A Global Networking Event... (ver mais)
UAlg acolhe a ronda de qualificação
​​​​​​​A Universidade do Algarve vai acolher, no dia 27 de fevereiro, na sala 2.24 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, a ronda de qualificação para o concurso de programação Google Hash Code. Organizada pela Google Developers Group Faro (GDG Faro), esta competição, que decorre pela primeira vez no Algarve, realizar-se-á, simultaneamente, em vários locais do mundo... (ver mais)
Organiza Jornadas de Educação Médica
O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve vai realizar, no dia 23 de fevereiro, pelas 09h30, as Jornadas de Educação Médica, que decorrerão no Anfiteatro Verde, no Edíficio 8 do Campus de Gambelas. Este evento contará com a presença do reitor da UAlg, Paulo Águas, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor... (ver mais)
Estudo em pareceria com a UAlg ​​​​​​​
Uma equipa da Universidade do Algarve formada por Fernando Perna, Maria João Custódio e Vanessa Oliveira, apresentou recentemente, no Salão Nobre da Camara Municipal de Coimbra, um “Estudo de Impacto Económico e Imagem do WRC Rally de Portugal 2018”. Com trabalho de campo assegurado por alunos da Universidade do Algarve e da Universidade do Minho, o estudo identifica e... (ver mais)
“Num determinado tipo de leucemia, células saudáveis podem influenciar o desenvolvimento da doença”
​​​​​​​Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto acaba de publicar um artigo na revista Carcinogenesis, onde revela que, em certos tipos de cancro, como a leucemia linfoblástica aguda, as células saudáveis podem influenciar o... (ver mais)
Internacional e Nacional  - 2019/2020
Estão abertas, de 1 de fevereiro a 1 de março, as candidaturas para mobilidade de estudos internacional e nacional. Os alunos da UAlg que estejam interessados em fazer uma parte dos seus estudos, um ou dois semestres, numa universidade na Europa, através do Programa Erasmus+, ou fora da Europa, através dos Protocolos Gerais de Cooperação, deverão realizar a sua... (ver mais)
Reitor diz que “o que se pretende é deixar marcas para o futuro”
A Universidade do Algarve apresentou, no dia 24 de janeiro, o programa oficial das comemorações do seu 40º aniversário. A cerimónia decorreu às 15h00, no Auditório Verde, Edifício 8, no Campus de Gambelas. O programa foi apresentado por Saul Neves de Jesus, vice-reitor para a Educação e Cultura e coordenador da Comissão Executiva para a organização das comemorações... (ver mais)
UAlg associou-se às comemorações ​​​​​​​
Inserida nas comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica, resolução da ONU e da UNESCO, realizou-se no dia 29 de janeiro, às 9h30, no Parque de Lazer das Figuras, junto ao Forum Algarve, uma iniciativa de âmbito nacional de encenação de uma Tabela Periódica Humana. As comemorações, que também assinalaram os 150 anos da primeira Tabela Periódica dos... (ver mais)
Reitor lembrou que “as instituições têm que ter memória para ter futuro”
A Universidade do Algarve, com o patrocínio da Câmara Municipal de Faro e da Câmara Municipal de Loulé, deu a conhecer, no dia 24 de janeiro, o “Prémio Professor Manuel Gomes Guerreiro”. O Reitor da UAlg, Paulo Águas, lembrou que “as instituições têm que ter memória para ter futuro”, recordando o ilustre professor e investigador, primeiro Reitor da Universidade do Algarve... (ver mais)
Inscrições abertas
Estão abertas as candidaturas para a edição de 2019 do Prémio Estácio da Veiga de Arqueologia e Evolução Humana, até ao dia 31 de maio. A iniciativa é organizada pelo Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour (ICArEHB), em parceria com a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. O Prémio Estácio da Veiga... (ver mais)
Com candidaturas abertas até 28 de fevereiro
​​​​​​​Estão abertas as candidaturas para bolsas no âmbito do projeto Erasmus+ JAMIES 2018/2020. O projeto JAMIES visa apoiar a modernização e o desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior nos países do Médio Oriente e Sul - Jordânia, Líbano, Síria, Palestina e Tunísia - promovendo e organizando fluxos de mobilidade para estudantes e pessoal docente e... (ver mais)
Tem inscrições abertas para empresas até ao dia 08 de fevereiro
A 4ª edição da UAlg Careers Fair, feira de emprego da Universidade do Algarve (UAlg), vai realizar-se no dia 14 de março, este ano inserida na “UAlg Careers Week”. As empresas que queiram recrutar já podem fazer a sua inscrição. Até ao dia 8 de fevereiro as empresas deverão formalizar a sua inscrição aqui Esta mostra decorrerá no último dia da UAlg Careers Week, que... (ver mais)
21 de fevereiro | Campi da UAlg
No dia 21 de fevereiro de 2019, a Universidade do Algarve abrirá, mais uma vez, as portas a toda a comunidade. ​​​​​​​Com o objetivo de divulgar a oferta formativa para 2019/2020 e dar a conhecer o trabalho pedagógico e científico desenvolvido na UAlg, o Dia Aberto 2019 apresenta um programa variado, com atividades de carácter informativo, pedagógico, experimental e até... (ver mais)
Candidaturas prolongadas até 21 de fevereiro
​​​​​​​​​​​​​​Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade do Algarve vai ser palco de uma das eliminatórias regionais do concurso Famelab Portugal, que irá realizar-se às 18h00 do dia 28 de fevereiro, no Anfiteatro Verde (edifício 8), no Campus de Gambelas. Se quer ser um dos próximos rostos da Comunicação de Ciência em Portugal, então pode candidatar-se ... (ver mais)
E renova plataforma digital
O projeto Romanceiro.pt, liderado por Pedro Ferré e Sandra Boto, investigadores do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve, acaba de lançar online uma plataforma digital renovada através da qual disponibiliza, em acesso aberto, milhares de versões de romances tradicionais portugueses publicados desde 1828 até à atualidade. Em... (ver mais)
Alojamento local para os meses de julho e agosto
Direcionada para um público jovem, mas também para famílias, Faro vê aumentada a sua oferta de alojamento local, durante os meses de julho e agosto, com uma residência localizada no coração da cidade, junto à zona histórica e a poucos metros da Ria Formosa. Propriedade dos Serviços de Ação Social da Universidade do Algarve, a Faro Albacor Residence passa a disponibilizar... (ver mais)
XII Congresso Iberoamericano de Engenharia de Alimentos | Aberta submissão de resumos
A Universidade do Algarve acolhe, de 1 a 4 de julho de 2019, o CIBIA 2019 - XII Congresso Iberoamericano de Engenharia de Alimentos, que terá lugar no Instituto Superior de Engenharia, Campus da Penha. Dedicado ao tema geral Desafiando a Engenharia Alimentar a promover o processamento de alimentos sustentável, esta é a... (ver mais)
Plano de Ação e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica
A Comissão Regional da Dieta Mediterrânica, da qual a Universidade do Algarve (UAlg) é parceira, realizou o Plano de Ação e Salvaguarda – Algarve, com o objetivo de “manter, salvaguardar e transmitir às novas gerações os fundamentos e práticas da Dieta Mediterrânica”. Elaborado e coordenado pela UAlg, em colaboração com diversas entidades regionais, o Plano de Atividades... (ver mais)
Candidaturas abertas 
Até ao dia 28 de fevereiro encontram-se abertas as candidaturas ao Fundo de Apoio Social ao Estudante da Universidade do Algarve, nas duas modalidades previstas: Subsídios de Emergência e Bolsas de Colaboração. Todas as informações estão disponíveis para consulta em: https://www.ualg.pt/pt/content/fundo-apoio-social-0​​​​​​​​​​​​​​ As atividades a desenvolver são... (ver mais)

Páginas