Notícias

Consolidam financiamento em nova avaliação da FCT
Sete centros da Universidade do Algarve, com um total de 279 investigadores integrados, obtiveram financiamento na nova avaliação realizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Receberam nota “Excelente” o Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB), coordenado por Nuno Bicho, e o Centro de Ciências do Mar (CCMAR),... (ver mais)
Pelo falecimento da Professora Cristina Gonçalves​​​​​​​
​​​​​​​O Reitor da Universidade do Al​​​​​​​garve, Professor Doutor Paulo Águas, vem, em nome de toda a comunidade académica, manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento da Professora Cristina Gonçalves e endereçar à família e aos amigos as mais sinceras e sentidas condolências. A Instituição solidariza-se com este momento de tristeza, decretando três... (ver mais)
Apresentado em comissão internacional como prática inovadora
A Direção Geral de Educação convidou o projeto MILAGE APRENDER , desenvolvido pela Universidade do Algarve, para ser apresentado junto da Comissão Internacional de Acompanhamento do INCoDe.2030. A Escola Secundária Seomara da Costa Primo, Amadora, foi a escolhida para representar as práticas inovadoras desenvolvidas através deste projeto. Uma turma do 11º ano,... (ver mais)
Inauguram exposição «FERÔNIA»
​​​​​​​A antiga Fábrica da Cerveja, na Cidade Velha, em Faro, vai receber a exposição dos alunos finalistas do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve. Intitulada «FERÔNIA», a exposição tem inauguração marcada para o dia 21 de junho, às 21h30, e ficará patente até 6 de julho. Para esta nova edição, os alunos escolheram o título FERÔNIA... (ver mais)
UAlg sobe para a 8ª posição entre 29 Universidades Portuguesas
A Universidade do Algarve voltou a destacar-se no U-Multirank 2019, alcançando a classificação máxima em oito indicadores e encontrando-se acima da média, com “Bom” ou “Muito Bom”, em 12 indicadores. A UAlg mantém-se, assim, no Top 10 nacional, tendo subido para a oitava posição, num ranking de 29 instituições de ensino superior portuguesas. A classificação máxima de “... (ver mais)
Exposição patente até 31 de agosto, na Biblioteca de Gambelas
A Biblioteca António Rosa Mendes do Campus de Gambelas acolhe, a exposição "O Homem que só queria ser Tóssan", organizada pela Câmara Municipal de Loulé. Esta é uma extensão da exposição que se encontra patente no Convento do Espírito Santo em Loulé, comissariada por Jorge Silva.  Integrada nas Comemorações dos 40 anos da Universidade do Algarve.​​​​​​, esta... (ver mais)
Nova edição: «40 anos a criar futuro»
A Universidade do Algarve (UAlg) acaba de lançar o nº 12 da revista institucional «UALGzine». Com uma periodicidade anual, esta edição, sob o lema "40 anos a criar futuro””, é alusiva às comemorações do 40º aniversário da UAlg. Como a história de qualquer organização é feita por pessoas, nesta edição, apresentada por décadas, dão-se a conhecer alguns factos importantes... (ver mais)
Candidaturas até 15 de julho
Até 15 de julho, encontram-se abertas as candidaturas para o Prémio Manuel Gomes Guerreiro, destinado a galardoar uma obra publicada, livro ou tese de doutoramento, que contribua para o desenvolvimento científico numa das áreas de conhecimento da Universidade do Algarve. Prémio: Este prémio de caráter anual, organizado pela Universidade do Algarve com o Patrocínio da... (ver mais)
Locais de receção aqui
A Universidade do Algarve vai realizar, de 1 a 5 de julho e de 8 a 12 de julho, cursos de verão nas diversas áreas de ensino e investigação. Destinados aos jovens que frequentam o ensino secundário, estes cursos têm como principal objetivo promover o gosto pelas diversas áreas de ensino e investigação da UAlg e ajudar os jovens na sua escolha vocacional no ensino... (ver mais)
Segunda edição “ESSUAlg ConVida”
​​​​​​​A Escola Superior de Saúde da UAlg (ESSUAlg) vai realizar um conjunto de sessões temáticas, dirigidas a toda a comunidade, relacionadas com os cuidados de saúde no adulto. Estas sessões, que decorrerão sempre ao sábado, das 10h00 às 12h00, tiveram início em março. A próxima sessão decorrerá no dia 06 de julho, das 10h00 às 12h00, com a... (ver mais)
Em homenagem a Vítor Reia-Baptista | Próxima sessão dia 23 de outubro
O ano de 2019 será marcado por um ciclo de Cinema em homenagem a Vítor Reia-Baptista, professor da Universidade do Algarve, que faleceu a 16 de agosto de 2018. Organizado pelo Cineclube de Faro em parceria com a UAlg e com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), este ciclo conta com oito sessões, que terão lugar mensalmente, às quartas-feiras, terminando... (ver mais)
Oportunidades Erasmus+ fora da Europa | Novo Projeto
O programa  Erasmus+ pretende promover a Mobilidade de Aprendizagem no ensino superior a estudantes e a pessoal (docente e não docente), quer nos países europeus, quer nos países fora da Europa. Através do International Credit Mobility , a comunidade académica poderá ter uma experiência realizando um período de estudos. Já os docentes podem... (ver mais)
Reitor diz que “o que se pretende é deixar marcas para o futuro”
A Universidade do Algarve apresentou, no dia 24 de janeiro, o programa oficial das comemorações do seu 40º aniversário. A cerimónia decorreu às 15h00, no Auditório Verde, Edifício 8, no Campus de Gambelas. O programa foi apresentado por Saul Neves de Jesus, vice-reitor para a Educação e Cultura e coordenador da Comissão Executiva para a organização das comemorações... (ver mais)
E renova plataforma digital
O projeto Romanceiro.pt, liderado por Pedro Ferré e Sandra Boto, investigadores do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve, acaba de lançar online uma plataforma digital renovada através da qual disponibiliza, em acesso aberto, milhares de versões de romances tradicionais portugueses publicados desde 1828 até à atualidade. Em... (ver mais)
Alojamento local para os meses de julho e agosto
Direcionada para um público jovem, mas também para famílias, Faro vê aumentada a sua oferta de alojamento local, durante os meses de julho e agosto, com uma residência localizada no coração da cidade, junto à zona histórica e a poucos metros da Ria Formosa. Propriedade dos Serviços de Ação Social da Universidade do Algarve, a Faro Albacor Residence passa a disponibilizar... (ver mais)
Reúnem-se na UAlg
A Universidade do Algarve acolhe, de 1 a 4 de julho, o CIBIA 2019 - XII Congresso Ibero-americano de Engenharia de Alimentos, que terá lugar no Campus de Gambelas. São esperados cerca de 400 participantes e os peritos mais importantes no ramo da Engenharia Alimentar do mundo ibero-americano, para uma iniciativa que contará com várias lições... (ver mais)
Plano de Ação e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica
A Comissão Regional da Dieta Mediterrânica, da qual a Universidade do Algarve (UAlg) é parceira, realizou o Plano de Ação e Salvaguarda – Algarve, com o objetivo de “manter, salvaguardar e transmitir às novas gerações os fundamentos e práticas da Dieta Mediterrânica”. Elaborado e coordenado pela UAlg, em colaboração com diversas entidades regionais, o Plano de Atividades... (ver mais)
Candidaturas abertas até 01 de julho
Até ao dia 01 de julho estão abertas as candidaturas para as provas de ingresso específicas destinadas aos detentores de diploma de Especialização Tecnológica (CET) ou de Técnico Superior Profissional (TeSP). As Provas de Ingresso específicas destinam-se apenas aos detentores de diploma de Especialização Tecnológica (CET), aos detentores de diploma de Técnico... (ver mais)
IV Encontro de Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul
Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade do Algarve voltou a organizar o “Encontro de Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul”, que decorreu no dia 24 de maio, no Anfiteatro Teresa Gamito, no Campus da Gambelas. Neste Encontro foi também apresentado um novo Serviço de Psicologia da UAlg. Com início às 10h00, João Guerreiro, antigo reitor da UAlg e... (ver mais)
Em Ecohidrologia: Água para os ecossistemas e sociedades
A Universidade do Algarve foi distinguida pela UNESCO com a atribuição de uma Cátedra UNESCO em Ecohidrologia: Água para os ecossistemas e sociedades. A Universidade do Algarve é uma das 48 Universidades a nível mundial com uma cátedra UNESCO na área da água. A cátedra tem por objetivo apoiar a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento... (ver mais)
Consultar resultados aqui
As Bolsas de Estudo por Mérito são atribuídas aos estudantes do ensino superior que mostrem um aproveitamento escolar excecional no curso que frequentam e destinam-se a alunos dos cursos de especialização tecnológica, cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas, mestrados integrados e mestrados, que cumpram os requisitos que constam do Regulamento e na... (ver mais)
A Universidade vai à Escola / A Escola vem à Universidade
Palestras dirigidas a alunos e professores das escolas básicas e secundárias. O QUE É? A Equipa UAlg é uma iniciativa da Universidade do Algarve que pretende: Estreitar relações entre o ensino superior e os ensinos básico e secundário;  Proporcionar a alunos e docentes das escolas básicas e secundárias um conhecimento aprofundado em áreas científicas... (ver mais)
Promete reinventar-se com muitas novidades
Depois de uma década e meia de emissão, a Rádio Universitária do Algarve - RUA FM - ganhou uma maturidade que lhe permite agora entrar numa nova fase repleta de desafios. Com uma nova direção de antena, a RUA está a ser repensada tendo em vista uma reestruturação que lhe permita “reinventar-se” e atingir metas mais audaciosas. “O projeto idealizado assenta sobretudo... (ver mais)
Hastes florais de orquídeas para venda
O Horto, Unidade Pedagógica e de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, tem disponíveis para venda hastes florais de orquídeas. Os interessado em adquirir estas hastes de orquídeas (€3,00/unidade c/IVA incluído), poderão fazê-lo durante o seguinte horário: 10h30 às 12h00 e 14h30 às 16h30. É de salientar que o Horto, localizado no Campus de Gambelas,... (ver mais)
CRIA lança novo website 
O CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia acaba de lançar um novo website. Com o objetivo de promover a nova imagem institucional da Universidade do Algarve, este website é composto por novas funcionalidades e conteúdos, com uma apresentação moderna e renovada e uma navegação mais intuitiva. Mais informações adicionais poderão ser... (ver mais)

Páginas