Regresso às atividades letivas presenciais

 
Mensagem aos estudantes, do Reitor Paulo Águas , sobre o regresso às atividades letivas presenciais na próxima segunda-feira, dia 19 de abril de 2021.
Share

Caro(a) Estudante

Espero que se encontre bem de saúde, assim como os seus familiares e amigos.

Na sequência da decisão anunciada hoje pelo Governo, iremos retomar as atividades letivas presenciais no dia 19 de abril (2.ª feira). As condições de funcionamento serão idênticas às registadas durante o 1.º semestre:

  • Redução da capacidade dos espaços letivos, utilização de auditórios para aulas;

  • Uso obrigatório de máscara em todos os locais dos campi, higienização e distanciamento físico.

Algumas aulas poderão continuar a funcionar em regime remoto, tal como aconteceu no 1.º semestre. Caso tenham dúvidas particulares sobre o funcionamento do vosso curso, deverão contactar a Direção da vossa Faculdade/Escola/Instituto ou o vosso(a) Diretor(a) de Curso.

A experiência do 1.º semestre mostrou-nos que os espaços letivos são locais seguros, pois não ocorreu qualquer surto com origem nas aulas. Tal só foi possível porque tomámos as medidas adequadas e tivemos os comportamentos corretos. Estou certo que voltaremos a ter esses comportamentos neste regresso às atividades presenciais. Conto convosco, em particular nos contextos fora do espaço letivo, quer dentro quer fora dos campi. Já todos conhecemos as consequências dos comportamentos de risco, pelo que devem ser evitados. Temos que valorizar a possibilidade de termos 8 semanas de aulas presenciais até ao final do 2.º semestre (12 de junho).

Como é do vosso conhecimento, a Universidade do Algarve aderiu ao Programa de Testagem Cruz Vermelha Portuguesa – Ensino Superior. A realização do teste não é obrigatória, mas permite proporcionar um regresso com maior segurança. A partir de amanhã os estudantes inscritos irão receber, por email, a data de agendamento do teste. Trata-se de uma operação de grande envergadura e complexidade, que não permite o agendamento com uma antecedência superior a 48 horas. Todos os estudantes inscritos irão ser chamados, pelo que deverão aguardar, com serenidade.

Termino com votos de sucesso académico. É um orgulho ter-vos como estudantes da Universidade do Algarve.

Paulo Águas

Reitor

Relacionadas