Reunião da equipa da UAlg no projeto SEA-EU 2.0, European University of the Seas

As nove universidades que integram a aliança SEA-EU 2.0, European University of the Seas, assumiram o compromisso de implementar em conjunto seis atividades em áreas fulcrais da esfera da vida académica: Governança, Ensino, Investigação, Campus verde e sustentável, Relação com o ambiente socioeconómico, e Comunicação.

Neste âmbito, no passado dia 27 de abril, na sala de reuniões da reitoria, decorreram reuniões de trabalho com a equipa da Universidade do Algarve que vai levar a cabo os seis Workpackages.  Estas reuniões contaram com a presença do reitor Paulo Águas e da restante equipa reitoral. A equipa UAlg, tal como a das outras universidades, inclui docentes, não docentes, investigadores e estudantes.

Durante a reunião, a pró-reitora para a SEA-EU, Patrícia Pinto, apresentou a missão e objetivos da aliança, a forma como a mesma está estruturada, os detalhes de cada tarefa e as bases para a boa execução do trabalho a desenvolver nos próximos quatro anos.

Como referiu Patrícia Pinto, “está em causa uma experiência global que nos pode ajudar a construir uma universidade ainda mais internacionalizada, aberta a novos desafios, mais verde e digital, com novas iniciativas conjuntas, projetos educativos e científicos, mais ligada ao ambiente marítimo e costeiro que nos rodeia e, acima de tudo, com mais mobilidade”.

Atualmente, existem 44 universidades europeias em alianças, representando 10% do ensino superior europeu. Com a sua participação na SEA-EU, a UAlg integra esse grupo restrito. Até 2027, a Comissão Europeia pretende que esta iniciativa inclua 60 universidades europeias, que sirvam de farol de boas práticas, mesmo para além do continente europeu.