UAlg coordenou evento na Conferência das Nações Unidas, Oceanos 2022-África Marinha

A UAlg coordenou um evento lateral oficial (em formato virtual), no dia 30 de junho, na Conferência das Nações Unidas, Oceanos 2022, intitulado África Marinha: O papel da excelência da capacitação para o aumento da saúde global do Oceano e da qualidade de vida.
Foto: Silvana Faria

O evento online contou com a presença de 75 participantes, distribuídos pelas sessões da tarde e da manhã, de 8 países, além de Portugal: Angola, África do Sul, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Tanzânia. Fizeram-se representar 17 instituições, com 16 palestrantes: Universidade do Algarve, Centro de Ciências do Mar, S2AQUACoLAB, Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha, Universidade Agostinho Neto, Universidade do Namibe, OLSPS International, Universidade Eduardo Mondlane, Programa Tatô, Universidade de São Tomé e Príncipe, Ministério de Pecuária e Pescarias, POGO, SEA-EU, Universidade de Cádis, Universidade de Huelva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Foi também elaborado um compromisso voluntário para a sustentabilidade futura do Oceano, em particular das zonas costeiras do Atlântico a Sul e do Índico, com capacitação in situ suportado pelo conhecimento e dedicação e com base nos programas de ensino pós-graduado e investigação em curso. A declaração foi submetida às Nações Unidas a 1 de julho 2022.

A iniciativa contou com várias comunicações dos diferentes projetos que a UAlg promove na costa africana. Em Angola, o LuandaWaterFront, coordenado pelo Centro de Ciências do Mar, em cooperação com   Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha, e o doutoramento em Ciências do Mar e Ambiente, em cooperação com Universidade Agostinho Neto e a Universidade do Namibe. Em Moçambique, o Biofish-QoL, em cooperação com a Universidade Eduardo Mondlane. Em São Tomé e Príncipe, o projeto LittleFish STP, em cooperação com a Universidade STP). Foram ainda apresentadas comunicações dos projetos MarAfrica (FCT-AKN), Blue Route (EEA Grant), Sustainable Horizons (Europa Horizons), em cooperação com as instituições anteriormente referidas, entre outras, incluindo o laboratório colaborativo S2AQUA e a empresa OLSPS International.

A Universidade do Algarve desenvolve várias ações colaborativas na área da Educação e da Ciência, com o objetivo de proteger o meio marinho e fomentar o crescimento azul, em parceria com diferentes instituições africanas e europeias. Apesar de décadas de esforços de gestão e conservação do meio marinho, ainda está muito por atingir a nível da saúde do oceano global, e existe ainda muito para desvendar do seu potencial e de como pode melhorar a qualidade de vida da humanidade. A zona costeira de África e as suas comunidades, como muitas outras do planeta, está sujeita a muitas ameaças naturais e sociais que urge resolver, racionalmente e emocionalmente.

O programa e compromisso submetido estão disponíveis em:

UN 2022 Oceans conference