UAlg esteve em São Tomé e Príncipe para encontro das Universidade de Língua Portuguesa

A Universidade do Algarve participou, nos dias 26, 27 e 28 de junho, no XXXII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, em São Tomé e Príncipe.

Ao longo do encontro foram apresentadas comunicações sobre o tema “Ambiente e Economia Azul”, que estava subdividido em três subtemas: Desafios ambientais, Benefícios da Economia Azul e Educação, Língua e Desenvolvimento Inclusivo. Nestas apresentações participaram docentes, investigadores e estudantes da UAlg.

A Universidade do Algarve esteve também representada na tomada de posse da nova Reitora da Universidade de São Tomé e Príncipe, tendo, posteriormente, reunido com membros da nova equipa reitoral para analisar as colaborações atuais e futuras.

Realizaram-se, ainda, atividades de investigação no projeto LittleFish AKDN/FCT, coordenado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da UAlg, que analisa a biodiversidade aquática nos rios e zonas costeiras de São Tomé, em especial de larvas e adultos do peixinho, espécies da gobiídeos, migradores entre o mar e água doce.

Como resultado de doações angariadas pela Universidade de Miami (Estados Unidos da América), foram entregues equipamentos de mergulho livre científico aos estudantes da Universidade de São Tomé e Príncipe e da UAlg e, também, a investigadores do projeto. Estes equipamentos permitirão a continuação do estudo no local.

Durante o Encontro, na Direção Geral das Pescas e da Aquacultura, decorreram, também, várias ações de capacitação para desenvolvimento do conhecimento na área da Oceanografia do Golfo da Guiné e o estudo das comunidades planctónicas, em especial das fases inicias de recursos pesqueiros.