UAlg foi certificada com grau platina no FISU Healthy Campus

A Universidade do Algarve alcançou o grau platina, o mais elevado grau de certificação, no programa FISU Healthy Campus.

A UAlg viu validados 94 dos 100 critérios estabelecidos pela FISU nos domínios da Gestão de Campus Saudável, Atividade Física e Desporto, Nutrição, Prevenção de Doenças, Saúde Mental e Social, Comportamentos de Risco, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Em 2020, o programa de Certificação Mundial Healthy Campus contava com 93 universidades de mais de 31 países. Atualmente já se estendeu a todos os continentes e abrange 122 instituições de Ensino Superior.

O levantamento das boas práticas desenvolvidas pela UAlg foi feito pelo grupo de trabalho UAlg+ sustentável e saudável.

FISU Healthy Campus é uma iniciativa que visa melhorar o bem-estar geral dos estudantes. O objetivo da FISU com este projeto é estabelecer um sistema interdisciplinar dedicado ao bem-estar, a um estilo de vida saudável e à consciencialização e sensibilização dos estudantes para estes aspetos. Este projeto procura ainda partilhar conhecimentos e boas práticas a nível local e global, que influenciem outros domínios relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O programa também se concentra em critérios como igualdade de género, redução das desigualdades, aumento da inclusão, desenvolvimento comunitário sustentável, ação climática, parcerias e sinergias, entre muitos outros.