UAlg marcou presença em reuniões sobre Programas Conjuntos SEA-EU na Universidade de Split

A Universidade do Algarve marcou presença em dois eventos importantes que decorreram na Universidade de Split:  a reunião do Comité Académico SEA-EU para doutoramento conjunto em "Ciências e Tecnologias Marinhas e Marítimas", dia 25 e 26 de janeiro; e a reunião de especialistas para o estudo conjunto do mestrado em Gestão Portuária e Logística, nos dias 30 e 31 de janeiro.
Share
 

Essas reuniões foram uma excelente oportunidade para os grupos de especialistas das nove universidades parceiras da SEA-EU trabalharem na criação de novos programas conjuntos, escrevendo assim uma nova página na educação europeia.

Especificamente, no âmbito da Tarefa 2.4 do projeto SEA-EU, está prevista a criação de um campus interuniversitário onde os estudantes possam participar em programas de estudo conjuntos, interdisciplinares e inovadores em todos os níveis de ensino.

Os peritos que trabalham no desenvolvimento do estudo conjunto da pós-graduação em "Gestão Portuária e Logística ", para além das reuniões em linha, tiveram a oportunidade de participar em reuniões presenciais, a última das quais em Split. Durante a estadia de dois dias, este grupo visitou as instalações da Autoridade Portuária e a parte norte do porto de Split. A cooperação com as universidades parceiras do SEA-UE foi acordada com os representantes do porto sob a forma de oferta de estágios aos estudantes da pós-graduação.

O segundo dia foi marcado por um workshop, na Faculdade de Estudos Marítimos, durante o qual os participantes apresentaram em pormenor o programa de estudos conjunto e visitaram também o Planetário e os simuladores náuticos. O doutoramento SEA-EU "Ciências e Tecnologias Marinhas e Marítimas" é o último de quatro programas de estudo conjuntos em que participam cinco universidades parceiras, incluindo a Universidade do Algarve.

A reunião para o estudo conjunto do doutoramento realizou-se pela segunda vez na Faculdade de Estudos Marítimos, em Split e, durante dois dias, os participantes do SEA-EU JOINT ACADEMIC COMMITTEE tomaram as decisões finais, que determinarão o aparecimento e a execução deste programa inovador, em cuja criação e execução todos os parceiros envolvidos participam de igual forma, oferecendo aos estudantes conhecimentos avançados, aptidões e competências no domínio da sustentabilidade dos mares e oceanos, dos seus recursos e serviços relacionados.

O trabalho nos programas conjuntos da Aliança SEA-UE continuará ativamente nos próximos meses, com a preparação da documentação necessária para a acreditação destes programas, com o objetivo de ter início no ano letivo 2025/2026.

Relacionadas