UAlg participa em reuniões do consórcio Universidade Europeia dos Mares

No âmbito do consórcio da Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), a Universidade do Algarve (UAlg) participou em várias reuniões de trabalho, que se realizaram na Polónia, França e Malta.
Share
 

De 29 a 31 de maio, na Universidade de Gdansk, Polónia, realizou-se, no âmbito das temáticas relativas à promoção de competências linguísticas e à definição de políticas linguísticas, a SEA-EU Staff Week. Estiveram presentes Neuza Costa e Pedro Sousa, docentes da Faculdade de Ciências Humanas e Socias (FCHS), que apresentaram o ponto da situação na UAlg, elaborado com Manuel Célio Conceição, também docente da FCHS e membro deste grupo no seio da aliança. 

Neste evento, que reuniu docentes de línguas estrangeiras, diretores de centros de línguas e administrativos da SEA-EU, delinearam-se como principais objetivos a promoção do multilinguismo e da competência em língua inglesa e iniciou-se o planeamento de criação de uma política linguística na aliança. Foram realizadas reuniões de equipa para apresentação dos diferentes parceiros; discussão das necessidades de aprendizagem de pessoal docente e não docente, oferta formativa presencial e remota e a criação de políticas linguísticas; conferências dedicadas a línguas minoritárias e ensino online; e um painel dedicado à articulação entre ensino de línguas e o mercado de trabalho.

Nos dias 30 e 31 de maio, decorreu na Universidade da Bretanha Ocidental, em Brest, França, a quarta reunião dinamizada no contexto da tarefa “Design of a SEA-EU common long-term research plan” (reSEArch EU), cujos principais objetivos são desenvolver atividades de investigação entre as instituições do consórcio e explorar os temas da investigação, desafios e significados para construir uma base sólida para o consórcio e, assim, providenciar um roteiro para os investigadores.

A representar a UAlg estiveram o vice-reitor para a Investigação e Cultura, Nuno Bicho, e a chefe de divisão de Informação e Estatística da Unidade de Apoio à Investigação, Maria João Cruz.

Na Universidade de Malta, em Valeta, de 30 a 31 de maio, realizou-se a primeira reunião presencial dos grupos responsáveis pela comunicação no âmbito da Aliança SEA-EU. Neste evento reuniram-se os responsáveis pelos gabinetes de comunicação de todos os parceiros, que aprovaram uma nova identidade visual da marca SEA-EU e um novo logótipo, de acordo com o plano estratégico de comunicação, que este grupo está a desenvolver. A UAlg foi representada pelo coordenador do Gabinete de Comunicação e Protocolo (GCP), André Botelheiro.

Um outro grupo de trabalho, coordenado por Manuel Célio Conceição, que inclui especialistas em comunicação de ciência dos nove parceiros, reuniu nas mesmas datas e na mesma universidade para discutir as diferentes perceções do conceito de comunicação de ciência para posterior fixação de uma definição operatória aceite por todos. Iniciou-se, assim, o trabalho sobre a preparação das linhas de orientação relativas à comunicação de ciência no seio da aliança, após uma apresentação sobre o estado da situação nesta área em cada uma das universidades. Estas linhas deverão ser aprovadas até ao final de 2023.

Deste grupo fazem ainda parte Ana Matias (CIMA), Gabriela Borges (ESEC) e Laura Alves (Gabinete de Comunicação e Protocolo). Além do coordenador, a UAlg fez-se representar em Malta por Ana Matias e Gabriela Borges.

 

Relacionadas