Silhueta de pessoa indiferenciada

Cátia Sofia Martins

Professor auxiliar
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Cátia Martins. Concluded the PhD in Psychology in 2014 at the University of the Algarve, Faculty of Human and Social Sciences. She is an Assistant Professor in the Department of Psychology and Educational Sciences of the University of the Algarve. Coordinated the UAlg V + Volunteer Group of the University of the Algarve (between 2018-2022) and was President of the Coordinator Commission of the Volunteering in Higher Education Network (R-VES, between 2018-2022). Participates/ed as a researcher in various international projects, as Erasmus + (ALPRODE, SEA-EU, MILAGE, LEARN + and Incollab), to national initiatives (LaCaixa – Program "Aprender Juntos, Crescer em Família"). Researcher member of the MILAGE Aprender + App team, also collaborates / ou in regional initiatives (e.g., Escola do Futuro Aprender +). Member of the Research Unit of the Center for Research in Psychology (CIP) of the Autonomous University of Lisbon, published 16 articles in specialized journal, 9 book chapters and 4 co-authored books. She guided more than 20 master's dissertations, of which 10 were defended. Member of WG4 “Developing a standardization Framework on Skills” EuroFam Net (Ação COST CA18123), she has collaborated in research on families at psychosocial risk with implications for practice in the European Union. She collaborated in the team that adapted and translated the Family Training and Support Program (FAF) for Portugal. In my Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the contextualization of scientific, technological and artistic-cultural production are: Motivation; families; Volunteering; Learning; Community Psychology, Learning and Digital Tools in Education.

Atividades

Atividades
2022 - Presente. Arbitragem científica em revista. BMC psychology (20507283). BioMed Central Ltd..
2022 - Presente. Arbitragem científica em revista. Child and Family Social Work (13652206). Wiley-Blackwell Publishing Ltd.
2022 - Presente. Arbitragem científica em revista. Children (22279067). MDPI AG.
2022 - Presente. Arbitragem científica em revista. Cogent Education (2331186X). Taylor and Francis Ltd..
2022 - Presente. Arbitragem científica em revista. International Journal of Environment Research and Public Health (16617827). Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI).
2022 - Presente. Arbitragem científica em revista. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education (22549625). MDPI AG.
2022 - Presente. Arbitragem científica em revista. Journal of Child and Family Studies (15732843). Springer New York.
2022 - Presente. Arbitragem científica em revista. Social Work (15456846). Oxford University Press.
2022 - Presente. Arbitragem científica em revista. Sustainability (20711050). MDPI AG.
2020 - 2022. Orientação. Instrumentos de Avaliação da Motivação para a Aprendizagem no Ensino Básico: Uma revisão sistemática da literatura.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2020 - 2022. Orientação. Escala da Motivação para a Aprendizagem (EMA): Um estudo de Adaptação e Validação com Crianças Portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2020 - 2022. Orientação. Envolvimento, Stress e Eficácia Parental na Qualidade de Vida das Crianças em Período Pandémico.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2022/06/28 - 2022/06/30. Organização de evento. 8th EurofamNet Management Committee Meeting (2022). Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação.
2019/02 - 2021. Orientação. Os Efeitos da Gamificação na Motivação dos Alunos do Ensino Secundário e Superior: Revisão Sistemática [The role of gamified learning strategies in student´s motivation in highschool and higher education: a systematic review].Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2021 - Presente. Arbitragem científica em revista. British Journal of Guidance and Counselling (03069885, 14693534). Routledge.
2021 - Presente. Arbitragem científica em revista. Child and Family Social Work (13567500, 13652206). Wiley-Blackwell Publishing Ltd.
2021 - Presente. Arbitragem científica em revista. International Journal of Environmental Research and Public Health (1660-4601). Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI).
2021 - Presente. Arbitragem científica em revista. Europe's Journal of Psychology (18410413). Europe's Journal of Psychology.
2021 - Presente. Arbitragem científica em revista. Journal of Child and Family Studies (15732843). Springer New York.
2021 - Presente. Arbitragem científica em revista. Social Sciences (20760760). Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI).
2021 - Presente. Arbitragem científica em revista. Sustainability (20711050). MDPI AG.
2021/05/08. Apresentação oral de trabalho. Características Psicométricas do Inventário de Aliança Parental numa Amostra de Famílias em Risco Psicossocial. I Simpósio de Investigação Junior em Psicologia. Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2021/05/06. Apresentação oral de trabalho. Características Psicométrcicas da Versão Portuguesa da Escala de Satisfação Marital ENRICH
. I Simpósio de Investigação Junior em Psicologia. Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2021/05/06. Apresentação oral de trabalho. Características Psicométricas da Escala Brief COPE numa Amostra de Famílias Portuguesas em Risco Psicossocial. I Simpósio de Investigação Junior em Psicologia. Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2021/05/06. Apresentação oral de trabalho. Psychometric characteristics of the portuguese version of the enrich marital satisfation scale. 1st Symposium of Junior Research in Psychology. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2021/05/06. Apresentação oral de trabalho. Psychometric characteristics of the brief cope scale in a sample of portuguese families at psychosocial risk. 1st Symposium of Junior Research in Psychology. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2021/05/06. Apresentação oral de trabalho. Psychometric characteristics of the parenting alliance inventory in a sample of at-risk families. 1st Symposium of Junior Research in Psychology. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2018 - 2020. Orientação. Desenvolvimento Vocacional na Educação Pré-Escolar: Os (Pre)Conceitora de Género, Interesses e Autoeficácia.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2017 - 2020. Orientação. Voluntariado Universitário: Estudo de caso sobre Grupo UAlg V+
.Educação Social (Mestrado). Orientador.
2020. Júri de grau académico. Condição Física, Autoperceção e Rendimento Académico na Adolescência. Vogal. José Francisco Nunes Guilherme (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2020. Júri de grau académico. Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida – estudo com estudantes adultos. Arguente. Andreia Vitoriano (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020. Júri de grau académico. Efeito do suporte do pai e do suporte da mãe no desenvolvimento vocacional: estudos com alunos do 9º ano de escolaridade. Arguente. Carolina Martins (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/10. Apresentação oral de trabalho. Promovendo a Parentalidade Positiva [Promoting Positive Parenting]. 8th International Congress of Educational Sciences and Development.
2020/10. Apresentação oral de trabalho. O Programa de Formação e Apoio à Família: tradução ao contexto português e processo de adaptação [The Educational and Family Support Program: translation to the Portuguese context and adaptation process]. 8th International Congress of Educational Sciences and Development.
2020/10. Apresentação oral de trabalho. Impacto do Programa Janela Aberta à Família na qualidade de vida das crianças [Impact of the Family Open Window Program on children's quality of life]. 8th International Congress of Educational Sciences and Development.
2020/10/18. Apresentação oral de trabalho. Caracterização das Práticas de Gestão de Voluntariado nas IES: Os membros da R-VES.. I Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior. Rede Nacional de Voluntariado no Ensino Superior, UALG (Faro, Portugal).
2020/10/18. Apresentação oral de trabalho. Caracterização das Práticas de Gestão de Voluntariado nas IES: Os membros da R-VES [Characterization of Volunteer Management Practices in EIS: R-VES members] . 1st National Meeting of the Network of Volunteers in Higher Education. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2019. Júri de grau académico. Suporte dos Pares e Exploração Vocacional em estudantes do Ensino Básico: O efeito mediador de variáveis da agência individual. Arguente. ANA CATARINA OLIVEIRA MONTEIRO INÁCIO (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019. Júri de grau académico. Competências parentais percebidas em famílias em risco psicossocial e na população geral. Arguente. Andrea Miquelina de Sousa Gonçalves (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019. Júri de grau académico. Autoeficácia, satisfação com a vida e rendimento académico de alunos do 4º e 6º ano de escolaridade. Arguente. Rita Patacas Vieira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019. Apresentação oral de trabalho. MILAGE Learn+: the role of autonomy and self-regulation in Math learning. I CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN E INTERVENCIÓN: PSICOEDUCATIVA, FAMILIAR Y SOCIAL.
2019. Apresentação oral de trabalho. APP MILAGE LEARN+: a tool to promote autonomous learning. XXIV Congresso da SPE.
2019. Apresentação oral de trabalho. MILAGE LEARN+: a tool to promote autonomous learning of students in higher education . 2nd edition of the INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE 2019.
2019/10/18 - Presente. Membro de comissão. President of the Coordination Commission and member of the General Assembly of R-VES (National Higher Education Network of Volunteering).. Presidente / Vice-presidente.
2019/10/18 - Presente. Organização de evento. I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior (2019). Grupo de Voluntariado UAlg V+.
2019/07 - Presente. Arbitragem científica em revista. Europe’s Journal of Psychology (18410413).
2019/03 - Presente. Arbitragem científica em revista. Journal of Child and Family Studies (10621024). Springer New York.
2019/03. Apresentação oral de trabalho. Explorando la relación entre el apoyo social percibido por los padres y el ajuste psicológico infantil: ¿lo mismo es bueno para todos? [Exploring the relation between parental perceived social support and child psychological adjustment: Is the same thing good for everyone?]. 1 st International Conference of Psychoeducational, Family and Social Education and Intervention. Universidad de las Palmas de Gran Canarias ( Las Palmas de Gran Canaria, Spain, Espanha).
2016/06 - 2018. Orientação. A Metodologia de Projeto como Ferramenta Pedagógica Inclusiva, no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica, de Alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Turmas Heterogéneas.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2018. Júri de grau académico. Autoeficácia e bem-estar subjetivo – contributo de um programa de educação positiva com alunos do 3º ciclo do ensino básico. Arguente. Jéssica Palma Cavaco (Mestrado). Universidade do Algarve.
2018. Apresentação oral de trabalho. Instrumentos de avaliação de ajuda à transição de carreira de adultos. 10º Congresso AIDAP/AIDEP: Diagnóstico e Avaliação Psicológica.
2018. Apresentação oral de trabalho. A importância do voluntariado no contexto universitário: a experiência do Grupo de Voluntariado UAlg V+. Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES).
2018/09/10 - Presente. Membro de comissão. General coordinator of the Volunteer Group of the University of Algarve UAlg V +.. Coordenador. Universidade do Algarve.
2018/06. Apresentação oral de trabalho. Sense of competence and parenting stress in families at psychosocial risk. 6th International Congress of Educational Sciences and Development.
2018/02 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia Comunitária. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2015 - 2017. Orientação. O contributo da Autodeterminação no sucesso académico: o papel preditor da Autonomia e das necessidades psicológicas básicas.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2015 - 2017. Orientação. Projeto: Práticas de Educação Sexual em Contexto Escolar.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2017 - Presente. Orientação. O contributo da APP MILAGE APRENDER+ na Aprendizagem autorregulada da Matemática.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2017 - Presente. Orientação. A APP MILAGE APRENDER+ e a Teoria da Autodeterminação na Aprendizagem da Matemática em Alunos do Ensino Secundário.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2017. Júri de grau académico. Famílias em Risco Psicossocial: Funcionamento familiar, competências parentais, apoio social e bem-estar. Vogal. Carmen Macedo (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. O Suporte Parental e Autoeficácia nos Processos de Exploração e de Tomada de Decisão de Carreira, em Alunos do Ensino Secundário. Arguente. Micaela Isabel Vaz Estreia (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. A Importância do Suporte Parental e Autonomia nos Processos de Exploração e Indecisão de Carreira. Arguente. Suzi Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. Suporte dos pares e desenvolvimento vocacional em estudantes do ensino secundário: o efeito da Autonomia no processo de tomada de decisão de carreira. Arguente. Alex Miguel Da Silva (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. Educar para o otimismo e para as emoções positivas. Arguente. Rute Pereira Martinho (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. Competências parentais e perceção das dificuldades e capacidades dos filhos. Um estudo com pais e mães algarvios. Arguente. Ângela Sofia Tavares Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. A Educação Positiva como Base de um Modelo de Intervenção Psicológica com Alunos do Ensino Básico. Arguente. Vanda Cristina Sotto Mayor Dias Pedro (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. Avaliação dos Impactos de Intervenção de Educação Positiva no Bem-Estar e no Desempenho Escolar de Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico. Arguente. Tatiana de Lurdes Bettencourt Medina (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. Estilos, Práticas Parentais e Perceção das Capacidades e Dificuldades dos Filhos: Um estudo exploratório na população em geral. Arguente. Sandra Oliveira Gomes (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. A importância do suporte parental e da Motivação Intrínseca nos Processos de Exploração e na Indecisão de Carreira. Arguente. Vera Lúcia Martins de Matos (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. A importância do desenho infantil para o desenvolvimento das crianças em Jardim de Infância. Arguente. Ana Catarina Pereira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Apresentação oral de trabalho. Volunteering an integrated strategy against social exclusion. II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences.
2017. Apresentação oral de trabalho. Satisfacción, engagement y compromiso organizacional en el voluntariado: análisis de su capacidad de predicción de la intención de permanência en una muestra de voluntarios portugueses. III Congreso Nacional de Psicología.
2017. Apresentação oral de trabalho. Apoyo Social Percibido por los Padres y Ajuste Psicológico Infantil. 5th International Congress of Educational Sciences and Development.
2017. Apresentação oral de trabalho. Análise Confirmatória da Versão Reduzida do Questionário de Estilos e Dimensões Parentais. 5th International Congress of Educational Sciences and Development.
2017. Apresentação oral de trabalho. Estilos e Práticas Educativas. Será o Nível Educativo das Mães Importante?. 5th International Congress of Educational Sciences and Development.
2017. Apresentação oral de trabalho. The Use of Milage Learn+ APP: A preliminar study from training course for adults applying university. I Congreso Virtual Internacional y III Congreso Virtual Iberoamericano sobre Recursos Educativos Inovadores.
2017. Apresentação oral de trabalho. The Use of Milage Learn+ APP for Computer Programming Learning: A Preliminary Study Concerning Self-Determination Variables. II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences.
2017. Apresentação oral de trabalho. Engaging Volunteering at University of Algarve: Motivations and Expectations. II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences.
2013/05 - 2017/11. Membro de comissão. Faculty Coordinator of the Office of Students with Special Educational Needs' Office. . Coordenador. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2017/11 - Presente. Membro de comissão. Member of the Working Group for Non-Formal Education of the Portuguese Psychologists Association.. Membro. Ordem dos Psicólogos Portugueses.
2017/05. Apresentação oral de trabalho. Apoyo social percibido por los padres y ajuste psicológico infantil [Parental perceived social support and child psychological adjustment].. 5th International Congress of Educational Sciences and Development.
2017/05. Apresentação oral de trabalho. Análise confirmatória da versão reduzida do Questionário de Estilos e Dimensões Parentais [Confirmatory analysis of the Parenting Styles and Dimensions Questionnaire, short version]. 5th International Congress of Educational Sciences and Development.
2017/05. Apresentação oral de trabalho. Estilos e práticas educativas. Será o nível educativo das mães importante? [Parenting styles and practices. Is mother’s educational level a significant predictor?]. 5th International Congress of Educational Sciences and Development.
2014 - 2016. Orientação. Organização e Métodos de Estudo: Uma proposta interventiva para alunos de 3o ciclo.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2016. Júri de grau académico. Cognitive-Motivational Determinants of Career Decision-making Processes: Validation of a Conceptual Model. Arguente. Pedro Miguel Gomes Cordeiro (Doutoramento). Universidade de Coimbra.
2016. Júri de grau académico. Avaliação do Impacto de um programa de Intervenção Vocacional na Autoeficácia em Alunos do Percurso Curricular Alternativo. Arguente. Cristiana Alexandra Ribeiro Sousa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016. Júri de grau académico. O Livro – Um recurso transversal”. Mestrado em Educação Pré-Escolar . Arguente. Joana Filipa Eugénio Fernandes (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016. Júri de grau académico. Otimismo, Carreira e Bem-Estar Subjetivo em Estudantes do Ensino Superior. Arguente. Mónica Cristina Nobre Laginha (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016. Júri de grau académico. A importância do Método TEACCH na inclusão de uma criança autista: Estudo de caso. Arguente. Ana Rita Jesus Fortunato (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016. Apresentação oral de trabalho. The role of Volunteering in Higher Education: Bridging and Bonding Academic and Work Experiences. I International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences.
2016. Apresentação oral de trabalho. Support Office for Students with SEN at the University of Algarve: Past, present and future! . I International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences.
2015 - Presente. Orientação. Transição para a Reforma: o contributo do ajustamento psicológico, qualidade de vida e bem-estar na satisfação em idosos.Psicologia da Educação. Orientador.
2015. Júri de grau académico. Atitude Face ao Futuro, Satisfação com a Vida e Raciocínio Sistemático em Novas Situações. Estudo com uma amostra de estudantes do Ensino Superior. Arguente principal. Alda Dulce Pereira De Sousa Matos (Doutoramento). Universidade de Coimbra.
2015. Júri de grau académico. Perceção de controlo na velhice: na relação entre autoeficácia, autoestima e bem-estar psicológico. Arguente. Maria Mesa Fernández (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Júri de grau académico. Contextos de Alfabetização do Mova-Brasil: Desenvolvimento & Cidadania: Intervenção Comunitária e Implicações no Desenvolvimento Local. Arguente. Joana Marta Paraízo Pedro (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Júri de grau académico. Estratégias para desenvolver a Formação Pessoal e Social em crianças de idade pré-escolar. Arguente. Cátia Patrícia Gama Batista (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Júri de grau académico. Os Estilos Parentais e a Qualidade de Vida Percebida pelos Adolescentes. Arguente. Catarina Ribeiro Freire de Almeida (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Júri de grau académico. O Serviço Público de Emprego e a Orientação dos Beneficiários do Rendimento Social de Inserção. Arguente. Maria Teresa Tavares Saraiva Paes Lobo (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Júri de grau académico. Práticas Parentais e Comportamentos de Risco para a Saúde dos Adolescentes. Arguente. Lúcia André do Carmo Barracosa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Apresentação oral de trabalho. O voluntariado e a satisfação com a vida: um estudo exploratório com estudantes universitários. XIII Colóquio de Psicologia e Educação: Diversidade e Educação: Desafios atuais.
2015 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Educação. Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2015/11. Apresentação oral de trabalho. Negative ageing stereotypes: psychometric properties of a Portuguese version of CENVE. 8th International and 13th National Congress of Clinical Psychology.
2015/09 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Motivação, Aprendizagem e Desempenho Escolar. Psicologia da Educação (Mestrado integrado). Universidade do Algarve.
2015/05 - Presente. Membro de comissão. Faculty coordinator of the Volunteer Group at the University of Algarve UAlg V +.. Coordenador. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2014. Júri de grau académico. A Educação Comunitária e a Agenda Socioambiental de Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira: Resultados da intervenção à Comunidade de Morro Seco. Arguente. César Augusto Silva (Mestrado). Universidade do Algarve.
2014. Júri de grau académico. Promoting Parental support and Vocational Development of 8th Grade Students. Arguente. Elisabeth Rosa Alexandre Simões (Mestrado). Universidade do Algarve.
2009 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Intervenção Socioeducativa e Participação Comunitária. Psicologia da Educação (Mestrado integrado). Universidade do Algarve.
2009 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Métodos Avançados de Investigação. Psicologia da Educação; Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007/09 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Educação. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.

Projetos

Projetos
2018/11 - Presente. COST Action: The European Family Support Network. A bottom-up, evidence-based and multidisciplinary approach , EU Framework Programme Horizon 2020 . Investigador. Universidade do Algarve.
2017 - 2019. MILAGE Aprender+ Matemática: IMPACTO DA APP no corpo docente. Investigador.
2018 - 2022. Escola do Futuro Aprender+/ School of the Future Learn+.
2019 - Presente. Estudo de Investigação sobre o Impacto do Programa Janela Aberta à Família. Investigador.
2023 - 2025/11/30. ALPRODE: Curricular innovation through socio-business linkage for sustainable productive development in Colombia and Ecuador/Innovación curricular mediante la vinculación socio-empresarial para el desarrollo productivo sostenible en Colombia y Ecuador, ERASMUS+ - . Investigador responsável.
2021 - 2023. Património Vivo para Memória Futura/ Living Heritage for Future Memory, Parcerias para o Impacto.
2018 - 2022. K.CITAR: Eixo Prioritário 8 - Modernizar e capacitar a administração, Programa CRESC Algarve 2020/ Priority Axis 8 - Modernize and empower the administration, CRESC Algarve 2020 Program. Investigador.
2019/09/01 - 2022/08/31. LEARN+: Building communities of teachers producers to implement personalized learning of mathematics supported by machine learning and block chain to assess competences, Erasmus+. Investigador. Universidade do Algarve.
2021 - Presente. Programa Aprender Juntos, Crescer em Família/ Learn Together, Grow in Family Program.
2019/09/01 - 2021/08/31. INCOLLAB - Interdisciplinary collaborative approaches to learning and teaching in Higher Education, ERASMUS+ Strategic Partnership, Higher education. Investigador. Universidade do Algarve.
2018/12/06 - 2021/07/31. Escola do Futuro Aprender+ /School of Future Learn +, Prestação de Serviços. Investigador. Universidade do Algarve.
2019/02 - 2020/12/31. Impact of the Open Window to the Family Program. Investigador. Administração Regional de Saúde do Algarve IP.
2017 - 2019/12. Professionals training and Implementation of a Education and Family Support Program. Investigador. Câmara Municipal de Albufeira.
2015/09 - 2018/08. MILAGE : Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality and Game books.

Produções

Cristina Nunes; Lara Ayala-Nunes; Pedro Pechorro; Mariana Dias; Laura Inês Ferreira; Cátia Martins. 2023. "Inventário de Aliança Parental (PAI): Características psicométricas com famílias em risco psicossocial". revistamultidisciplinar.com. https://doi.org/10.23882/rmd.23107
Cristina Nunes; Lara Ayala-Nunes; Cátia Martins; Pedro Pechorro; Márcia Emídio; Laura Inês Ferreira; Javier Pérez-Padilla; Rita Santos. 2023. "Características psicométricas do Brief COPE numa amostra de famílias em risco psicossocial". revistamultidisciplinar.com. https://doi.org/10.23882/rmd.23130
Cristina Nunes; Cátia Martins; Marta Brás; Cláudia Carmo; Andrea Gonçalves; António Pina. 2022. "Impact of an Online Parenting Support Programme on Children’s Quality of Life". Children, 9 (2): 173-173. https://doi.org/10.3390/children9020173
Cristina Nunes; Cátia Martins; Andreia Leal; Pedro Pechorro; Laura Inês Ferreira; Lara Ayala-Nunes. 2022. "The ENRICH Marital Satisfaction (EMS) Scale: A Psychometric Study in a Sample of Portuguese Parents". Social Sciences. https://doi.org/10.3390/socsci11030107
Cátia Martins; Saúl Neves de Jesus; José Tomás da Silva; Conceição Ribeiro; Cristina Nunes; Francisca Ferreira Cunha; Beatriz Marcelo. 2022. "The Volunteer Satisfaction Survey (VSS): Adaptation and Psychometric Properties among Portuguese Volunteers". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education. https://doi.org/10.3390/ejihpe13010002
Nunes, Cristina; Ayala-Nunes, Lara; Ferreira, Laura Inês; Pechorro, Pedro; Freitas, Délia; Martins, Cátia; Santos, Rita. 2022. "Parenting Sense of Competence: Psychometrics and Invariance among a Community and an At-Risk Samples of Portuguese Parents". Healthcare, 11 (1). https://doi.org/10.3390/healthcare11010015
Nunes, Cristina; Ayala-Nunes, Lara; Ferreira, Laura Inês; Martins, Cátia. 2022. "As Escalas de Bem-Estar Infantil (EBI): Características Psicométricas da Versão Portuguesa". Psicologia: Teoria e Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38515.pt
Martins, Silvana; Martins, Cátia; Almeida, Ana; Ayala-Nunes, Lara; Gonçalves, Andrea; Nunes, Cristina. 2022. "The Adapted DUKE-UNC Functional Social Support Questionnaire in a Community Sample of Portuguese Parents". Research on Social Work Practice, 32 (5): 596-606. https://doi.org/10.1177/10497315221076039
Nunes, Cristina; Ferreira, Laura I.; Martins, Cátia; Pechorro, Pedro; Ayala-Nunes, Lara. 2022. "The enrich marital satisfaction scale: Adaptation and psychometric properties among at-risk and community Portuguese parents". Journal of Social and Personal Relationships, 39 (11): 3275-3295. https://doi.org/10.1177/02654075221095052
Martins, Cátia; Ribeiro, Conceição; Oliveira, Edite. 2022. "Voluntariado no Ensino superior: Características e desafios". Economia Social: Leituras e Debates, 19. http://www.revista-es.info/martins_19.html
Aida Rita; Ana Vale; Carla Lúcio; Carla Silva; Cátia Martins; Cláudia Diogo; Eduarda Arroio; et al. 2022. Programas de mentoria: orientações para psicólogos da educação. Portugal: Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/17784
Pedro Pechorro; Rebecca Revilla; Victor H. Palma; Cristina Nunes; Cátia Martins; Melissa A. Cyders. 2021. "Examination of the SUPPS-P Impulsive Behavior Scale among Male and Female Youth: Psychometrics and Invariance". Children, 8 (4): 283-283. https://doi.org/10.3390/children8040283
Nunes, Cristina; Ayala-Nunes, Lara; Ferreira, Laura Inês; Martins, Cátia. 2021. "As Escalas de Bem-Estar Infantil (EBI): características psicométricas da versão portuguesa". Psicologia: Reflexão e pesquisa.
Nunes, Cristina; Pérez-Padilla, Javier; Martins, Cátia; Pechorro, Pedro; Ayala-Nunes, Lara; Ferreira, Laura I.. 2021. "The Brief COPE: Measurement Invariance and Psychometric Properties among Community and At-Risk Portuguese Parents". International Journal of Environmental Research and Public Health, 18 (6). https://doi.org/10.3390/ijerph18062806
Nunes, Cristina; Ayala-Nunes, Lara; Ferreira, Laura Inês; Martins, Cátia. 2021. "Características psicométricas e estrutura fatorial da FACES III numa amostra de famílias em risco psicossocial". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica, 2 (59).
MARIA HELENA VENÂNCIO MARTINS; FRANCISCO R. L. VIEIRA DE MELO; CÁTIA MARTINS. 2021. "Serviços para estudantes com deficiência nas universidades: dificuldades e desafios". Educação em Revista. https://doi.org/10.1590/0102-469827022
Vítor Gamboa, Cátia Martins, Suzi Rodrigues, Mauro Figueiredo. 2021. Práticas Inovadoras em Partilha: O Exemplo do Município de Lagoa. 1ª ed. Portugal: Município de Lagoa. https://www.researchgate.net/publication/354552727_Praticas_Inovadoras_em_Partilha_O_Exemplo_do_Municipio_de_Lagoa
Martins, Cátia; Pereira, Célia; Rodrigues, Suzi. 2021. "Para além de nós: Práticas desenvolvidas na relação com o território educativo". Em Práticas Inovadoras em Partilha: O Exemplo do Município de Lagoa , 95-100. 1ª ed. Município de Lagoa. https://www.researchgate.net/publication/354552727_Praticas_Inovadoras_em_Partilha_O_Exemplo_do_Municipio_de_Lagoa
Martins, Cátia; Ribeiro, Conceição. 2021. "Caracterização das práticas de gestão de voluntários nas IES: os membros da R-VES". Em O Voluntariado no Ensino Superior: Da Gestão à Ação , 8-27. Portugal: Universidade do Algarve. https://186a044b-97d4-4861-8525-e53185a233e2.filesusr.com/ugd/1f79f0_9d309f53639a4ebebf44f83b0670433d.pdf
Nunes, Cristina; Ayala-Nunes, Lara; Martins, Cátia; Pechorro, Pedro; Ferreira, Laura I.. 2021. "Parenting Alliance Inventory: Psychometric Properties and Invariance Among a Community and at-Risk Sample of Portuguese Parents". Journal of Child and Family Studies, 30 (12): 3095-3104. https://doi.org/10.1007/s10826-021-02080-5
Cátia Martins, Conceição Ribeiro, Ana Sofia Rodrigues, Antero Teixeira, Miguel Jerónimo, Rosa Maria Rocha. 2021. O Voluntariado no Ensino Superior: Da Gestão à Ação. . 1ª ed. https://186a044b-97d4-4861-8525-e53185a233e2.filesusr.com/ugd/1f79f0_9d309f53639a4ebebf44f83b0670433d.pdf
5E1F-2231-425E; Ribeiro, C.; Fonseca, C.; Zacarias, M.; Rodrigues, J.; Figueiredo, M.. 2021. "Análise da Autonomia na Aprendizagem da UC de Química Orgânica com a App MILAGE Aprender+". Em Livro de atas do 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Portugal: UA Editora – Universidade de Aveiro Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia .
Ribeiro, C.; 5E1F-2231-425E; Cavaco, A.; Nogueira, C.; Oliveira, H.; Xavier, J.; Marques, M.G.; et al. 2021. "A capacitação para o voluntariado: a experiência do Grupo de Voluntariado UAlg V+". Em Livro de Atas do 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Portugal: UA Editora – Universidade de Aveiro.
Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Martins, Cátia; Ayala-Nunes, Lara; Matos, Filomena; Costa, Emilia; Gonçalves, Andrea. 2020. "Parents’ perceived social support and children’s psychological adjustment". Journal of Social Work. https://doi.org/10.1177/1468017320911614
Mauro Figueiredo; Cátia Martins; Conceição Ribeiro; José Rodrigues. 2020. "MILAGE LEARN+: A Tool to Promote Autonomous Learning of Students in Higher Education". 354-363. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-30938-1_28
Horta, Helena; Simonot, Catherine; Rodrigues, Suzi; Gamboa, Vítor; Martins, Cátia; Figueiredo, Mauro. 2019. "Promoção de inovação pedagógica em contexto escolar: Quais as motivações, expectativas e desafios percecionados pelos docentes?". revistamultidisciplinar.com, 1 (1): 77-87. https://doi.org/10.23882/mj1910
Martins, Cátia; Marques, Maria da Graça; Estêvão, M. Dulce; Martins, Ana Isabel; arco, joaquim; Madeira, Maria Emília; Rafael, Maria da Graça; Ribeiro, Conceição; Andrade, Raquel G. D.. 2019. "A importância do voluntariado no contexto universitário: a experiência do Grupo de Voluntariado UAlg V+". Em CNaPPES 2018 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 42-48. Braga, Portugal: Universidade do Minho. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/60650/1/LIVRO-ATAS-CNAPPES-2018_FINAL%20%28RSL%29.pdf
Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Ayala-Nunes, Lara; Macedo, Carmen; Martins, Cátia. 2019. "As famílias em risco psicossocial no Algarve". Em Famílias em risco. Avaliação e intervenção psicoeducativa., editado por Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Ayala-Nunes, Lara (441A-F8EC-1160). Editora Sílabas e Desafios.
Figueiredo, M.; 5E1F-2231-425E; Ribeiro, C.; Rodrigues, J.. 2019. "MILAGE LEARN+: A Tool to Promote Autonomous Learning of Students in Higher Education". Trabalho apresentado em International Congress on Engineering and Sustainability in the XXI Century, Faro, Portugal,2019, 354-363.
Nunes, Cristina; Menéndez, Susana; Martins, Cátia; Martins, Helena. 2018. "Psychometric properties of the Negative Stereotypes Towards Aging Questionnaire (CENVE) among a sample of Portuguese adults". Psicologia: Reflexão e Crítica, 31 (1). https://doi.org/10.1186/s41155-018-0085-0
Martins, Cátia; Ayala-Nunes, Lara; Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Pechorro, Pedro; Costa, Emília; Matos, Filomena. 2018. "Análisis confirmatorio de la versión reducida del Cuestionario de Dimensiones y Estilos Parentales (PSDQ) en una muestra portuguesa". European Journal of Education and Psychology, 11 (2). https://doi.org/10.30552/ejep.v11i2.223
Matos, Filomena; Costa, Emilia; Martins, Cátia; Ayala-Nunes, Lara; Nunes, Cristina. 2018. "Como vivem as crianças em Albufeira? Hábitos de vida, alimentação e saúde". Em Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 338-344. 7ª ed. Vol. 201. AEPC.
Costa, Emilia; Matos, Filomena; Martins, Cátia; Ayala-Nunes, Lara; Nunes, Cristina. 2018. "Estilos e Práticas Educativas. Será o Nível Educativo das Mães Importante?". Em Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 330-337. 7ª ed. Vol. 201. AEPC.
Hidalgo, Maria Victória; Menéndez, Susana; López, ISabel; Lorence, Barbara; Sánchez, Jose; Jiménez, Lucía; Nunes, Cristina D711-CB24-6539; et al. 2018. Programa de Formación y Apoyo Familiar/ Programa de Formação e Apoio Familiar. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Fernandes, Catarina; Nunes, Ricardo; Pimenta, Sofia; Almeida, Ana Susana; Cátia Martins. 2017. "A relação da vinculação amorosa com a ideação Suicida em jovens adolescentes.".
Martins, Cátia. 2017. "O voluntariado enquanto estratégia integrada de combate à exclusão social". Dirigir & Formar, Jul-Set: 29-32.
Martins, Cátia; Silva, José Tomás; Jesus, Saul Neves. 2015. "O voluntariado e a satisfação com a vida: um estudo exploratório com estudantes universitários". Em Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais, editado por Mata, Lourdes; Martins, Margarida Alves; Monteiro, Vera Cunha; Morgado, José; Peixoto, Francisco; Silva, Ana Cristina Q.; Silva, José Maria Castro, 54-68. Lisboa, Portugal: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
Martins, Cátia. 2015. "Motivação para Realizar Voluntariado: Estudos segundo as abordagens funcionalista e da autodeterminação". Doutoramento. https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/6742/1/CsMartins2013_Motivação%26Voluntariado.pdf
Martins, Cátia; Jesus, Saúl; da Silva, José Tomás. 2012. "A Motivação para o Envolvimento em Atividades de Voluntariado segundo as Abordagens Funcionalista e Autodeterminada". Em Actas do 12º Colóquio de Psicologia e Educação - Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática, editado por Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco; Morgado, José; Castro Silva, José; Monteiro, Vera Cunha, 296-310. Lisboa, Portugal: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
Pereira, C.; Pires, Joana; Reis, M.; Almeida, Ana Susana; Martins, Cátia. 2011. "Envolvimento das Crianças em contexto de jardim-de-infância". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología, 1 (1): 219-229. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832328022.pdf
Martins, Cátia; Jesus, Saul; da Silva, José Tomás. 2011. "O voluntário no teatro “Comunidade”: um olhar sobre o seu significado segundo uma abordagem vocacional". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología, 1 (5): 349-356. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349832343037
Cardeira, Cidália; Almeida, Ana Susana; Martins, Cátia; Bento, M.; Cabeleira, F. 2011. "Perfil de desenvolvimento global de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología, 1 (1): 379-388. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349832328038
Pires, Vanessa Rocheta; Almeida, Ana Susana; Martins, Cátia. 2011. "Perspectiva dos encarregados de educação acerca da qualidade do ambiente em contexto de jardim-de-infância". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología, 1 (1): 389-398. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832328039.pdf
Martins, Cátia. 2010. "Recursos e práticas de literacia e motivação para a aprendizagem escolar". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología, 1 (1): 153-166. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832326016.pdf
Martins, Cátia; Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Martins, Ana Teresa; Almeida, Ana Susana. 2009. "Os contextos de socialização dos adolescentes". Em Temas Actuais em Psicologia, 61-88. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Jesus, Saul; Vieira, Luís Sérgio; Almeida, Helena; Santos, Joana Vieira; Gomes, Alexandra; Martins, Cátia. 2009. "Modelo integrativo de teorias cognitivas da motivação. Uma investigação realizada com professores". Em Temas Actuais em Psicologia, editado por Jesus, Saúl; Nunes, Cristina D711-CB24-6539. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/1578
Martins, Cátia. 2006. "Motivação para a Aprendizagem Escolar e Práticas Familiares de Literacia: Análise da relação em crianças do 1º ano de escolaridade". Mestrado. http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/660
Martins, Cátia. 2004. "Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção". Análise Psicológica. https://doi.org/10.14417/ap.137
 

Contacto