Conferência internacional sobre Turismo reuniu mais de 400 participantes de 17 países

O Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs) da Universidade do Algarve, em parceria com o Grupo Pestana, acolheu, na semana passada, a terceira edição do t-Forum (Tourism Intelligence Forum). Dirigida a académicos e a profissionais do setor do turismo, a conferência reuniu mais de 400 participantes de 17 nacionalidades.

Além de Portugal, fizeram-se representar nesta conferência países como: Austrália, Bélgica, Brasil, China, Croácia, Espanha, Finlândia, Hungria, Itália, Japão, Marrocos, Roménia, Arabia Saudita, Taiwan, Turquia e Estados Unidos da América.

Sob o tema " Breaking Old Barriers for a New World: Mobilizing Tourism Intelligence to Survive", a conferência teve como objetivo explorar as possibilidades de transferência de conhecimento e inteligência para o setor do Turismo.

Durante três dias, os participantes apresentaram e discutiram tópicos relacionados com a transferência do conhecimento entre a academia a o tecido empresarial. Realizaram-se 23 sessões paralelas com a apresentação de 125 trabalhos académicos, 2 workshops e 9 painéis temáticos com 52 oradores, onde foram debatidas questões relacionadas com os desafios que se colocam atualmente ao setor do Turismo.

Do programa destacaram-se seis oradores principais: João Albino Silva, Universidade do Algarve, Portugal; Steve Hood, STR, Estados Unidos da América; Sara Dolnicar, Universidade de Queensland, Austrália; Renata Tomljenovic, Instituto de Turismo, Croácia; Noel Scott, Universidade de Sunshine Coast, Austrália; e Geoffrey Lipman, SUNx Strong Universal Network, Reino Unido. Foram ainda atribuídos sete “Best Papers Awards” selecionados entre 53 artigos científicos submetidos.

A Conferência contou também com a intervenção de vários representantes de empresas, associações e entidades, como a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Região de Turismo do Algarve, ANA - Aeroportos de Portugal, Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), entre outras.

O evento realizou-se pela primeira vez online, mas, segundo a organização, “foi um desafio superado com sucesso, o que se traduz no número de participantes que ao longo de três dias acompanharam esta conferência”.