Apresentação
​​​​​​​A estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Psicologia cumpre as exigências do Diploma Europeu de Psicologia (Europsy), proporcionando aos estudantes uma sólida formação de base no domínio científico da Psicologia. O plano de estudos articula os conteúdos clássicos da Psicologia com os mais recentes avanços da investigação científica.

As unidades curriculares do plano estruturam-se do geral para o específico: durante o primeiro e segundo ano são abordados conteúdos de caráter transversal aos diferentes domínios da Psicologia e, no terceiro ano, são introduzidas as diferentes aplicações. Ao longo da formação, para além das unidades curriculares obrigatórias, são oferecidas optativas permitindo um aprofundamento dos interesses dos estudantes e a construção de um percurso de académico mais personalizado.

As metodologias utilizadas nas aulas teóricas são maioritariamente expositivas, recorrendo-se nas aulas teórico-práticas a metodologias participativas, nomeadamente, trabalho em pequeno grupo, realização de role-play, análise de materiais audiovisuais, debates de reflexão crítica, e outras formas de aprendizagem ativa que viabilizem o desenvolvimento do espírito crítico dos estudantes.

A conclusão do 1.º Ciclo possibilita o acesso ao 2.º ciclo de estudos (Mestrado) numa área especializada da Psicologia. A oferta existente na Universidade do Algarve contempla quatro cursos de Mestrado em Psicologia (Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações).

Legislação Aplicável

Criação do Curso

Alterações subsequentes

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de concurso nacional e concursos especiais.
Documento
 
Saídas Profissionais

A estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Psicologia cumpre as exigências do Diploma Europeu de Psicologia (Europsy) e proporciona aos estudantes uma sólida formação de base no domínio científico da psicologia. O plano de estudos articula os conteúdos clássicos da psicologia com os mais recentes avanços da investigação científica. Os diplomados no 1.º Ciclo em Psicologia podem aceder ao mercado de trabalho como licenciados em psicologia. Esta formação básica concede ainda o acesso a cursos do 2.º Ciclo em Psicologia (Mestrados). A Universidade do Algarve conta, na sua oferta formativa, com 4 cursos de Mestrado em Psicologia: Clínica e da Saúde, Educação, Social, do Trabalho e das Organizações e Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia. A finalização de um segundo ciclo em Psicologia é indispensável para o exercício da profissão de psicólogo/a. Concluída a sua formação académica e profissional, os mestres em psicologia poderão, em função da área científica, exercer como psicólogos profissionais nos vários contextos.

Principais empregadores:

  • Empresas privadas
  • hospitais e centros de saúde
  • serviços de segurança social
  • divisões de planeamento regional;
  • centro de emprego e de formação profissional
  • estabelecimentos de ensino
  • serviços prisionais e de reinserção social
  • órgãos de administração autárquica
  • clínicas
  • centros de consulta psicológica