Design de Comunicação

Licenciatura
Ensino Politécnico
Diurno
Idioma de Lecionação
Português
Unidade Orgânica
Escola Superior de Educação e Comunicação
Área Temática
Artes, Comunicação e Património
 
Apresentação
O curso de 1.º Ciclo em Design de Comunicação resulta da adequação ao Processo de Bolonha do plano de estudos do anterior curso de Design - Ramo Comunicação.

O novo ciclo de estudos é formado por um conjunto de unidades curriculares estruturadas em seis semestres, com níveis de conhecimento diferenciados. De acordo com este novo modelo de Ensino Superior, procura-se valorizar o desenvolvimento experimental e a adequação de metodologias de ensino bem como fomentar a proximidade e cooperação com a sociedade e o estabelecimento de intercâmbios com instituições congéneres, de forma a preparar o discente para a sua futura atividade profissional.

Neste âmbito, o curso promove a formação de especialistas com um perfil que abrange um conjunto de conhecimentos teórico e teórico-práticos e capacidades e competências nas áreas do Design Gráfico, Design Digital e/ou Multimédia e Design de Produção Visual.

Esta oferta formativa proporciona o acesso à atividade de Designer de Comunicação/Gráfico, quer em regime autónomo quer trabalhando por conta de outrem, e ainda assegura a continuidade para uma formação especializada num segundo ciclo.

O curso de Design de Comunicação é uma oferta única e relevante no seio do espaço académico no sul do país, o Algarve, que contribui para o desenvolvimento e qualificação da região.

 

Logotipos PRR

 

Este curso, que integra o projeto “UAlg+Skills4All”, realiza-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Mais informação aqui.

Legislação Aplicável

Alterado em 2017 (Aviso 8327/2017, DR, 2ª S, n.º 142 de 25 de julho) e em 2023 (Aviso n.º 7524/2023 - Diário da República n.º 73/2023, Série II de 2023-04-13)

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de concurso nacional e/ou concursos especiais.
 
Saídas Profissionais
  • Design de identidade/corporativo - produção de marcas comerciais, logótipos, identidades visuais
  • Conceção visual/gráfica de campanhas publicitárias (anúncios, cartazes, embalagens, merchandising, etc.)
  • Design tipográfico/editorial – conceção de folhetos, catálogos, jornais, revistas e livros em formato impresso e digital
  • Ilustração analógica e digital, fotografia e fotomontagem
  • Produção visual de aplicações multimédia, tais como websites, interface de aplicações, conteúdos interativos e animação interativa, etc.
  • Conceção e montagem de exposições, stands em feiras, organizações de objetos no espaço
  • Integração em empresas ou gabinetes de design e de comunicação multimédia

"Estudar na UAlg foi uma janela de oportunidades profissionais que ainda hoje se mantém aberta. O apoio que recebi e ainda recebo, tem sido fundamental para chegar mais longe!"

Pedro Águas

Design de Comunicação