Educação Social

Licenciatura
Ensino Politécnico
Diurno
Idioma de Lecionação
Português
Unidade Orgânica
Escola Superior de Educação e Comunicação
Área Temática
Ciências Sociais e da Educação
 
Apresentação
O curso de 1.º Ciclo em Educação Social da ESEC/ Ualg. resulta da adequação ao Processo de Bolonha do plano de estudos do anterior curso de Educação e Intervenção Comunitária.

Competências

  • Capacidade técnica de trabalhar pedagogicamente com crianças, jovens, adultos e idosos de características sociológicas diversas (étnicas, culturais, habilitacionais, religiosas, etc.)
  • Ferramentas de comunicação interpessoal
  • Capacidade para abordar criativamente temáticas variadas da sociedade globalizada: ambiente; exclusão social; saúde comunitária; comunicação intercultural, etc.
  • Mecanismos para fomentar a participação das pessoas em projetos coletivos
  • Capacidade de elaborar, avaliar e implementar projetos diversos nas comunidades locais: de educação permanente e de adultos; de mediação comunitária e familiar; de proteção de populações em risco; de reinserção social; etc.
  • Conhecimentos especializados da pedagogia social e da pedagogia crítica
  • Elementos tácitos e estratégicos para saber intervir na sociedade
  • Consciência pessoal e capacidade para fazer opções deontológicas e éticas

Quem são os Educadores Sociais? O que fazem?

“Os educadores sociais abordam a realidade social numa perspetiva humanista, o que os faz ter um ‘olhar’ completamente novo sobre as pessoas, sobre a sua cultura e contextos de vida específicos. Isto faz toda a diferença na forma como se encara o próprio conceito de trabalho social, as suas práticas e valores. Eles desenvolvem o trabalho social a partir do lado positivo das pessoas e da crença plena na educabilidade do ser humano, através de uma prática profissional baseada numa relação de proximidade, no primado das relações afetivas, numa relação de igualdade entre técnico e pessoa.”

“A mais-valia/diferença destes profissionais é que são formados para lidar com as problemáticas inerentes às pessoas e populações em situações de vida complicadas e numa perspetiva não-assistencialista, orientada para a mudança e transformação positiva”

Rui Amado, educador social in Azevedo & Baptista, Cadernos de Pedagogia Social, 2 (2008) pp. 45-60

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de concurso nacional e concursos especiais.
Documento
 
Saídas Profissionais

Técnicos Superiores no sector público, privado e solidário.

Podem exercer atividade em:

  • Autarquias Locais
  • Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)
  • Centros Comunitários, Lares e Centros de Dia, Organizações Não-governamentais (ONG)
  • Associações de Desenvolvimento
  • Instituições ligadas ao Ambiente, Património, Educação e Cultura
  • Gabinetes de Apoio das Escolas
  • Empresas de Formação e de Animação; etc