Apresentação
O mestrado em Qualidade em Análises foi criado com o objetivo de responder às necessidades de formação dos laboratórios de análise a nível Europeu e Mundial. O curso é extremamente flexível e fornece uma formação sólida nas três áreas essenciais para a boa gestão de um laboratório: Gestão da Qualidade, Métodos de Análise e Análise de Dados, permitindo simultaneamente a cada estudante construir um plano de estudos personalizado de acordo com o seu perfil e interesses pessoais.

O curso é lecionado num ambiente internacional que facilita a aprendizagem de línguas estrangeiras e a troca de experiências entre estudantes e professores de países de todo o mundo, o que constitui uma mais-valia valiosa para o mercado de trabalho global.

O curso tem uma duração máxima de 2 anos, compreendendo um curso de especialização correspondente a 2 semestres curriculares e a um total de 60 ECTS e a elaboração de um projeto que corresponde a um total de 60 ECTS.

Objetivos

Preparar profissionais para implementar e gerir sistemas de qualidade em laboratórios de análise, com enfoque em laboratórios de análises de águas, de alimentos e de análises clínicas.

Competências

Capacidade para implementar e gerir sistemas de qualidade em laboratórios de análises de águas, de alimentos e análises clínicas.

História

O curso foi originalmente criado pela Universidade do Algarve em 2002. Foi adequado a Bolonha em 2006 (Deliberação n.º 1983-N/2007, publicada no DR, 2ª s, n.º 191 de 3 de outubro de 2007). Em 2017 foi alterado (Aviso n.º 4279/2017, publicado no DR, 2ª s, n.º 79, em 21 de abril). 

Em 2007 foi selecionado como mestrado Erasmus Mundus, símbolo de excelência no ensino superior europeu, passando a ser gerido pelo consórcio da Universidade do Algarve (Portugal) Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade de Cádis (Espanha), Universidade de Bergen (Noruega) e Universidade Técnica de Gdansk (Polónia).

O projeto foi coordenado pela Universidade do Algarve entre 2008 e 2013 e entre 2013 e 2018 pela Universidade de Barcelona.

Em 2012 foi novamente selecionado pelo programa Erasmus Mundus.

Propinas e taxas 2021/2022

Candidatos nacionais: 4500 Euros

Candidatos internacionais*: 9000 Euros

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

A candidatura é realizada através do site oficial do mestrado Erasmus Mundus
 
Saídas Profissionais

Gestores Técnicos e Gestores da Qualidade em laboratórios de análises. O curso oferece anualmente um conjunto largo de módulos opcionais que permitem uma formação adequada aos três principais tipos de laboratórios de análise: laboratórios de análises de águas, de alimentos e análises clínicas.  Cada estudante pode construir um plano de estudos personalizado de acordo com o seu perfil anterior e os seus interesses.
O curso é leccionado num ambiente internacional que facilita a aprendizagem de línguas estrangeiras e a troca de experiências entre estudantes e professores de países de todo o mundo, proporcionando uma experiência valiosa para o mercado de trabalho actual