Marketing

Licenciatura
Ensino Politécnico
Diurno
Idioma de Lecionação
Português
Unidade Orgânica
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Área Temática
Economia, Gestão e Turismo
 
Apresentação

A licenciatura em Marketing visa:

  • Desenvolver estratégias, métodos e instrumentos de intervenção no âmbito do marketing
  • Gerir e prever o comportamento dos vários agentes intervenientes nos processos de marketing
  • Dotar os alunos de fundamentos técnicos e científicos para a implementação de ações criativas e inovadoras
  • Capacitar a formulação de respostas eficientes a problemas colocados no contexto de produtos e serviços
  • Identificar oportunidades e organizar os recursos necessários ao seu aproveitamento numa ótica de mercado
  • Analisar informações quantitativas e financeiras sobre o desempenho do mercado, produtos e serviços
  • Criar as competências teórico-práticas durante o 1.º ciclo (licenciatura) que possibilitem evoluir para uma especialização ao nível do 2.º ciclo (mestrado)

Todos os cursos de 1.º ciclo da ESGHT têm a unidade curricular Estágio, obrigatória, no último ano da licenciatura, com a duração mínima de oito semanas (podendo prolongar-se até final de setembro). Os estágios antecipam, fomentam e desenvolvem a relação dos estudantes com o mercado de trabalho.

O estudante assume um papel ativo na angariação do próprio estágio, pois é ele que contacta as entidades formadoras. Aprende a dirigir-se às “empresas”, através da carta de apresentação, do curriculum vitae e da preparação para a entrevista. Em parceria com a entidade formadora, e tendo em conta as tarefas a desempenhar em estágio, o estudante planifica o seu estágio curricular de forma individualizada. Delineia as funções e tarefas que irá desempenhar e em que departamentos/setores da empresa/instituição irão decorrer. O estágio é um momento privilegiado de desenvolvimento vocacional, uma vez que permite a reflexão acerca do mundo do trabalho e das próprias características pessoais: aptidões, interesses, estilos de vida, valores. O estudante tem de ajustar de forma equilibrada as duas realidades: eu e o mundo do trabalho, de maneira a realizar a melhor escolha possível em termos de estágio.

Os primeiros estágios da ESGHT- Universidade do Algarve decorreram durante o ano letivo de 1988-1989, eram apenas 10 alunos do curso de Gestão. Uma década depois já tínhamos a estagiar, principalmente na região do Algarve, 560 alunos dos diferentes cursos. Atualmente o número total de alunos está muito próximo dos 10.000 (dez mil), em diferentes áreas geográficas.

Gráfico 1

A unidade curricular de Estágio é obrigatória no último ano do curso, tendo a duração de oito semanas, podendo prolongar-se caso o aluno e a organização manifestem interesse. Para além dos estágios curriculares, a ESGHT possibilita aos alunos a realização, desde o 1º ano de curso, de estágios extracurriculares em contexto real de trabalho.

Os estágios são uma oportunidade de contacto com a realidade no mercado de trabalho e, como tal, a ESGHT tem apostado numa formação que contempla a vertente técnica do “saber fazer” (hard skills), mas também a de “saber ser” (soft skills). Procuramos todos os anos integrar no mercado de trabalho pessoas qualificadas com capacidade de trabalho em equipa, espírito de iniciativa e capazes de lidar com as exigências técnicas e humanas, em diferentes áreas organizacionais.

Gráfico 2

Desde 2010/2011, a ESGHT oferece, também, estágios extracurriculares, que visam incentivar os estudantes a terem os primeiros contactos com o mundo empresarial e a testarem a sua orientação vocacional. Este modelo de estágio pode ser efetuado desde o primeiro ano, tem uma duração mínima de quatro semanas e figura no certificado do estudante como uma unidade curricular extracurricular. O estudante pode realizar um estágio extracurricular em todos os anos da licenciatura e é também acompanhado por um orientador obtendo avaliação qualitativa por parte da entidade e da ESGHT.

Tarefas a Desempenhar

Acompanhar e auxiliar no desenvolvimento e implantação de estratégias, táticas, ou outras atividades de intervenção da gestão, no âmbito do Marketing, ou seja com uma perspetiva de polivalência operacional e transversalidade.

Atividades Realizadas na Área do Ciclo de Estudos

Publicações Realizadas na Área do Ciclo de Estudos

Livros na área do Marketing

Legislação Aplicável

Alterado em 2020 (Aviso 10073/2020, DR, 2ª s, n.º 129 de 6 de julho)

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de concurso nacional e concursos especiais.
Documento
 
Saídas Profissionais
  • Gestor de produto, de marcas, de clientes (“key account”) e de vendas
  • Gestor comunicação, de merchandising e de relações públicas
  • Gestor de publicidade (planeador de meios, supervisor de contas)
  • Gestor de marketing online
  • Gestor de comércio eletrónico (“e-commerce”)
  • Gestor comercial
  • Analista de mercado ("market researcher")
  • Consultor de Marketing

Principais empregadores:

  • Empresas em geral, independentemente do setor de atividade económica e da dimensão, em que a função comercial esteja estruturada
  • Empresas de marketing, nomeadamente de estudos de mercado, publicidade, promoção de eventos, sondagens, de marketing digital
  • Empresas de comunicação e multimédia e entidades públicas

"Foi um privilégio estudar na Universidade do Algarve. Marketing não foi apenas um curso, foi um percurso. A verdade é que ‘O Futuro também se faz a Sul’."

Catarina Vasconcelos

Marketing