Apresentação
A Biotecnologia é uma área científica emergente que permite a interação entre a biologia e a tecnologia, agregando competências na área da biologia molecular, da tecnologia de células e de tecidos com a sua aplicação na indústria de produção de alimentos processados, de fármacos ou ainda no controlo de qualidade.

O plano curricular integra a possibilidade de realizar um estágio em contexto profissional ou de iniciação científica, de modo a proporcionar um desenvolvimento de capacidades adequadas ao mercado de trabalho.

Objetivos

Formar biotecnólogos com uma formação teórica e laboratorial consolidada em Biologia Molecular, Microbiologia, Bioquímica, Engenharia Genética, Imunologia, Virologia, Tecnologia de Células Animais e Vegetais, Biotecnologia Alimentar, Biotecnologia Ambiental e Bioinformática.

Competências

Capacidade de aplicação das ciências biotecnológicas no diagnóstico, no desenvolvimento laboratorial de um bioprocesso ou no controlo de qualidade e ainda com competência de monitorizar unidades de produção industriais, competências adequadas ao mercado de trabalho emergente em áreas cruciais de inovação biotecnológica, como sejam nas áreas da Biotecnologia Verde (aplicações ambientais e agro-alimentares), Biotecnologia Branca (aplicações à escala industrial), Biotecnologia Azul (aplicações da ciência marinha) ou Biotecnologia Vermelha (aplicações terapêuticas biomédicas e de diagnóstico).

 

Logotipos PRR

 

Este curso, que integra o projeto “UAlg+Skills4All”, realiza-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Mais informação aqui.

Legislação Aplicável

O curso de licenciatura em Biotecnologia foi criado em 2007 (Deliberação n.º 1436 -E/2007, de 24 de julho de 2007, publicada no DR, 2ª s, n.º 141, de 24 de julho) e adequado a Bolonha em 2008 (Deliberação n.º 1562/2008, publicada no DR, 2ª s, n.º 108, de 5 de junho). Foi alterado em 2012 (Despacho n.º 8364/2012, publicado no DR, 2ªs, n.º 119, de 21 de junho), em 2016 (Aviso n.º 8704/2016, publicado no DR, 2ª s, n.º 132, 12 de julho), em 2017 (Aviso n.º 6061/2017, publicado no DR, 2ª s, n.º 104, 30 de maio) e em 2020 (Aviso nº 10228/2020, DR, 2ª s, nº 132 de 9 de julho).
 

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de concurso nacional e/ou concursos especiais.
 
Saídas Profissionais
  • Técnicos superiores de gestão da produção industrial, alimentar, farmacêutica ou indústria extrativa de produtos naturais
  • Investigação em equipas multidisciplinares em instituições públicas ou privadas nas áreas da saúde, da biotecnologia, das análises clínicas e das análises bioquímicas
  • Laboratórios de análises de águas ou análises bioquímicas
  • Controlo de qualidade em laboratórios farmacêuticos, indústrias de fermentação ou agroalimentares
  • Empresas de comercialização de produtos químicos e biológicos e de equipamentos laboratoriais e industriais