Apresentação

Objetivos

  • Proporcionar formação avançada para o exercício da investigação científica, básica e aplicada, em Psicologia, enquadrando a elaboração de trabalhos científicos originais que contribuam para o progresso da investigação em Psicologia e com impacto na sociedade

Este curso foi avaliado com a classificação de 8 (num máximo de 9) nos concursos de programas de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (realizados em 2012 e 2013).

Funcionamento

O 1º ano de curso inclui três Unidades Curriculares anuais: Seminário de Métodos e Análise de Dados; Seminário de Especialização; Seminários de Discussão de Projeto de Investigação.

Com os Seminários de Métodos e Análise de Dados pretende-se que os alunos reativem conhecimentos anteriores de metodologia de investigação em Psicologia, ao mesmo tempo que se apropriam de técnicas avançadas de análise de dados que irão utilizar na sua tese.

Nos Seminários de Especialização, os alunos têm oportunidade de tomar conhecimento da investigação em Psicologia realizada por docentes/investigadores da UALG e de outras universidades portuguesas e estrangeiras, procurando-se assim contribuir para a decisão sobre o tema em que cada aluno irá realizar a sua tese.

Por seu turno, nos Seminários de Discussão de Projeto de Investigação os alunos irão adquirir competências que lhes permitam conceber, projetar e realizar um projeto de investigação, bem como realizar trabalho científico autónomo. Nesse sentido, a análise de metodologias para a elaboração de relatórios científicos, de projetos de investigação e de artigos para publicação será o grande enfoque nesta unidade curricular. No final desta unidade curricular cada aluno apresenta e discute o projeto que irá desenvolver na sua tese.

No 2.º ano funciona o Seminário de Progresso da Investigação, no qual o estudante deverá, com o apoio de um orientador, desenvolver o projeto de investigação de doutoramento formulado no ano anterior. Este seminário funciona fundamentalmente como orientação tutorial, permitindo conciliar o desenvolvimento de competências de investigação autónomas com o necessário acompanhamento de um especialista no domínio de investigação em causa.

No 3.º ano, com o Seminário Tese de Doutoramento, pretende-se que o estudante se revele um investigador autónomo e aplique as competências adquiridas nas unidades curriculares anteriores, de forma a produzir uma investigação original e de elevada qualidade.

Legislação Aplicável

Criação do Curso

Alterações Subsequentes

Propinas e taxas 2021/2022

Candidatos nacionais: 1500 Euros

Candidatos internacionais*: 3000 Euros

Taxa de candidatura: 100 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 275 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas são efetuadas através de formulário online.