Apresentação
O doutoramento é concedido num dos seguintes ramos: Ciências Biológicas, Ciências e Tecnologias do Ambiente, Ciências do Mar, Geociências, Pescas e Aquacultura. Cada ramo ou percurso possui idêntico Plano de Estudos, constituído por Tese (210 ECTS), Seminários (6 ECTS), Plano de Tese (4 ECTS) e Unidades Opcionais (20 ECTS) que poderão englobar disciplinas curriculares, cursos de formação avançada ou estágios em qualquer área científica, desde que autorizados pela Comissão Coordenadora ouvido(s) o(s) orientador(es).

Objetivos

Promover formação avançada, multi- e interdisciplinar nas Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente.

Competências

Desenvolvimento de aptidões e capacitação científica ao mais alto nível, nomeadamente a análise científica, a inovação, o espírito crítico e as capacidades de decisão e de trabalho independente. Habilitar o doutorando a desenvolver investigação em áreas de ponta e a integrar-se em equipas de investigação internacionais, com vista à participação e coordenação de projetos de investigação. Desenvolvimento de competências de empreendedorismo que possibilitem a geração de novas especializações e/ou de ferramentas aplicadas ao tecido produtivo.

Legislação Aplicável

Curso criado em 2009 (Deliberação n.º 1179/2009, publicada no DR, 2.ª s, n.º 77, em 21 de abril) e alterado em 2017 ( Aviso n.º 11743/2017, publicado no DR, 2ª s, n.º 191, em 3 de outubro)

Propinas e taxas 2021/2022

Candidatos nacionais: 1500 Euros

Candidatos internacionais*: 4000 Euros

Taxa de candidatura: 100 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 275 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas ao curso de Doutoramento estão abertas em permanência.
 
Saídas Profissionais

Investigação científica; empreendedorismo na área do mar e do ambiente (ex. pescas, aquacultura, toxicologia, ecologia, biotecnologia, qualidade da água, turismo da natureza); quadro superior de empresas; gestor costeiro; gestor de Áreas Marinhas e de Áreas Protegidas; consultor e promotor ambiental; organismos nacionais e regionais.