Engenharia Eletrónica e Telecomunicações
O Doutoramento em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pretende preparar profissionais para a liderança em carreiras de investigação e desenvolvimento na indústria, universidades e iniciativas empresariais independentes.
Todos os cursos e seminários deste curso são lecionados em Inglês.
O curso tem uma duração de 3 anos.
Este doutoramento oferece 4 áreas de especialização:
- Eletrónica e optoeletrónica
- Telecomunicações e redes
- Processamento de sinal
- Sistemas inteligentes
As áreas de especialização estão a alicerçadas em unidades I&D de excelência e numa rede efetiva e multidisciplinar de colaborações, salienta-se o Instituto de Telecomunicações (IT-Lisboa), o Centro de Electrónica Optoelectrónica e Telecomunicações (CEOT), o instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) e os laboratórios da UAlg, SIPlab, GPSbio, Grupo de Sistemas de Controlo.
As principais áreas de investigação que suportam os projetos de dissertação deste doutoramento são:
-
Eletrónica orgânica e nanoeletrónica com aplicações nas áreas da medicina e em biossensores. Electrónica impressa e flexível para grandes áreas e componentes eletrónicos emergentes
-
Acústica submarina com atividade na monitorização e proteção do meio marinho, aquisição e transmissão de dados, monotorização, redes de sensores oceânicos, monitorização da vida marinha e da biodiversidade costeira, o aproveitamento energético, a monitorização e controlo ambiental, a observação e modelação de fenómenos oceânicos
-
Eletromedicina com uma componente forte em processamento de sinais biomédicos, interfaces eletrónicas para a medicina, e engenharia biomédica. Colaborações ativas estão estabelecidas com os cursos de saúde, de medicina e investigação biomédica desenvolvendo uma atividade emergente e pioneira em Portugal.
-
Processamento de imagem focada no desenvolvimento de modelos na área robótica cognitiva.
-
Sistemas Inteligentes com uma atividade relevante na área do controlo inteligente de edifícios e na gestão de recursos energéticos renováveis.
Legislação Aplicável
Criado em 2009 (Deliberação n.º 942/2009, publicada no DR, 2.ª s, n.º 64, de 1 de abril 2009) e alterado em 2014 (Aviso n.º 8499/2014, publicado no DR, 2ª s, n.º 140, 23 de julho)
Propinas e taxas 2021/2022
Candidatos nacionais: 1500 Euros
Candidatos internacionais*: 4000 Euros
Taxa de candidatura: 100 Euros
Taxa de inscrição e seguro escolar: 275 Euros
Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.
* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.
Empresas de telecomunicações, de desenvolvimento de tecnmologia eletrónica, instrumentação eletrónica, consultoria, laboratórios e centros de investigação ou carreira académica.
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Campus de Gambelas, 8005-139 Faro
Gabinete de Apoio ao Estudante
Telefone: + 351 289 800 995
Email Conselho Científico: ccfct@ualg.pt
Diretor(a)