Apresentação

O Doutoramento em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pretende preparar profissionais  para a liderança em carreiras de investigação e desenvolvimento na indústria, universidades e iniciativas empresariais independentes.

Todos os cursos e seminários deste curso são lecionados em Inglês.

O curso tem uma duração de 3 anos.

Este doutoramento oferece 4 áreas de especialização:

  • Eletrónica e optoeletrónica
  • Telecomunicações e redes
  • Processamento de sinal
  • Sistemas inteligentes

As  áreas de especialização estão a alicerçadas em unidades I&D de excelência e numa rede efetiva e multidisciplinar de colaborações, salienta-se o Instituto de Telecomunicações (IT-Lisboa), o Centro de Electrónica Optoelectrónica e Telecomunicações (CEOT),  o instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) e os laboratórios da UAlg, SIPlab, GPSbio, Grupo de Sistemas de Controlo.
As principais áreas de investigação  que suportam os projetos de dissertação deste  doutoramento são:

  • Eletrónica orgânica e nanoeletrónica com aplicações nas áreas da medicina e em biossensores. Electrónica impressa  e flexível para grandes áreas e  componentes eletrónicos emergentes

  • Acústica submarina com atividade na monitorização e proteção do meio marinho, aquisição e transmissão de dados, monotorização, redes de sensores oceânicos, monitorização da vida marinha e da biodiversidade costeira, o aproveitamento energético, a monitorização e controlo ambiental, a observação e modelação de fenómenos oceânicos

  • Eletromedicina com uma componente forte em processamento de sinais biomédicos, interfaces eletrónicas para a medicina, e engenharia biomédica. Colaborações ativas estão estabelecidas com os cursos de saúde, de medicina e investigação biomédica desenvolvendo uma atividade emergente e pioneira em Portugal.


  • Processamento de imagem  focada no desenvolvimento de modelos na área robótica cognitiva.

  • Sistemas Inteligentes com uma atividade relevante na área do controlo inteligente de edifícios e na gestão de recursos energéticos renováveis.


História

Criado em 2009 (Deliberação n.º 942/2009, publicada no DR, 2.ª s, n.º 64, de 1 de abril 2009) e alterado em 2014 (Aviso n.º 8499/2014, publicado no DR, 2ª s, n.º 140, 23 de julho)

Propinas e taxas 2021/2022

Candidatos nacionais: 1500 Euros

Candidatos internacionais*: 4000 Euros

Taxa de candidatura: 100 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 275 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.


* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas ao curso de Doutoramento estão abertas em permanência.
 
Saídas Profissionais

Empresas de telecomunicações, de desenvolvimento de tecnmologia eletrónica, instrumentação eletrónica, consultoria, laboratórios e centros de investigação ou carreira académica.