Condições de acesso
São admitidas como candidatas à inscrição as pessoas que sejam:
a) Titulares de grau de mestre ou equivalente legal em Sociologia ou qualquer área das Ciências Sociais e Humanas;
b) Excecionalmente, titulares de grau de licenciado/a ou equivalente legal, com currículo escolar, científico e profissional especialmente relevante em qualquer domínio científico, reconhecido pela Comissão de Programa do Doutoramento como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos;
c) Excecionalmente, detentores de um currículo escolar, científico e profissional especialmente relevante em qualquer domínio científico, reconhecido pela Comissão de Programa do Doutoramento como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos.
Critérios de Seriação
Critérios de seriação das candidaturas e de admissão ao Programa de Doutoramento
3.1. O/As candidato/as serão seriado/as de acordo com as classificações finais atribuídas às candidaturas pelo Júri de Seleção, baseadas no mérito individual, e expressas na escala de 0 a 20 valores, tendo em atenção os seus currículos académico, científico e profissional, os seus projetos e as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento. Consideram-se os seguintes critérios:
3.1.1. Candidato/as titulares de grau de mestre, ou equivalente legal, em Sociologia ou em qualquer área das ciências sociais e humanas:
a) A classificação/nota académica de mestrado (10%);
b) A classificação/nota académica de licenciatura (10%);
c) A avaliação global do currículo académico, científico e profissional (20%);
d) A avaliação de uma proposta de projeto ou de tema de investigação, conforme estipulado no ponto 5.1., alínea c) deste Edital, assim como de uma carta de intenções, detalhando as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento (30%);
e) A avaliação de uma entrevista (30%).
3.1.2. Candidato/as titulares de grau de licenciado ou equivalente legal.
a) A classificação/nota académica de licenciatura (10%);
b) A avaliação global do currículo académico, científico e profissional (30%);
c) A avaliação de uma proposta de projeto ou de tema de investigação, conforme estipulado no ponto 5.1., alínea c) deste Edital, assim como de uma carta de intenções, detalhando as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento (30%);
d) A avaliação de uma entrevista (30%).
3.1.3. Candidato/as não titulares de grau de Ensino Superior ou equivalente legal.
a) A avaliação global do currículo académico, científico e profissional (40%);
b) A avaliação de uma proposta de projeto ou de tema de investigação, conforme estipulado no ponto 5.1., alínea c) deste Edital, assim como de uma carta de intenções, detalhando as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento (30%);
c) A avaliação de uma entrevista (30%).
3.2. O Júri de Seleção procederá à realização das entrevistas, podendo estas, se necessário, decorrer em videoconferência.
3.3. Após ter avaliado as candidaturas segundo os critérios e as ponderações definidos no ponto 3.1., o Júri de Seleção procederá à seriação das candidaturas, por ordem decrescente das suas classificações finais.
3.4. Serão excluído/as da inscrição no Programa de Doutoramento o/as candidato/as cuja classificação final de candidatura seja inferior a 14 valores.
3.5. Serão admitido/as à inscrição no Programa de Doutoramento o/as candidato/as cuja classificação final de candidatura seja igual ou superior a 14 valores e, cumulativamente, cujo número de ordem na seriação final seja inferior ou igual ao número de vagas fixadas em 1., na primeira fase de candidaturas, ou das vagas sobrantes das fases anteriormente concluídas, na 2ª e 3ª fases de candidaturas.
3.6. Suplentes
3.6.1. Serão colocado/as como suplentes o/as candidato/as cuja classificação final de candidatura seja igual ou superior a 14 valores e, cumulativamente, cujo número de ordem na seriação final seja superior aos números de vagas definidos em 3.5.
3.6.2. O/As candidato/as colocado/as como suplentes serão admitido/as à inscrição no Programa de Doutoramento nas vagas eventualmente sobrantes após concluído o prazo de inscrições fixado, por ordem crescente do seu número de ordem na seriação final.
Documentação necessária
Processo de candidatura.
4.1. A candidatura é obrigatoriamente instruída com cópias dos seguintes documentos, em português, espanhol, francês, inglês ou italiano:
a) Documentos comprovativos de que o/a candidato/a reúne os requisitos estipulados em 2., bem como das classificações/notas académicas referidas em 3.1.1. a) e b) ou 3.1.2. a); se os referidos documentos se encontrarem em qualquer outra língua além das acima designadas, devem ser acompanhados de uma tradução oficial para qualquer das mesmas línguas;
b) Currículo académico, científico e profissional atualizado, incluindo os trabalhos publicados ou devidamente documentados;
c) Um projeto de doutoramento apresentado segundo o modelo adotado no concurso para bolsas de doutoramento da FCT; ou, em alternativa, uma proposta detalhada de um tema ou problema de investigação, incluindo um resumo (máx. 150 palavras) e a apresentação do tema ou problema que se propõe investigar, fundamentando a sua relevância sociológica (máx. 1.500 palavras);
d) Uma carta de intenções, detalhando as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento;
e) Cartão do Cidadão ou passaporte.
A disponibilização dos documentos de identificação pode ser substituída, por opção do candidato, pela apresentação presencial na instituição, a qual guardará os elementos constantes dos mesmos que sejam pertinentes para a inscrição, incluindo os números de identificação civil, fiscal e de segurança social, bem como a validade dos respetivos documentos.
f) Pagamento do emolumento de candidatura no montante de 100 euros (efetuado por referência bancária ou cartão de crédito), valor não reembolsável caso seja excluído, não seja admitido ou venha a desistir.