Candidaturas

Vagas para 2023/2024: 15

 

 Condições de acesso

São admitidas como candidatas à inscrição as pessoas que sejam: 
a) Titulares de grau de mestre ou equivalente legal em Sociologia ou qualquer área das Ciências Sociais e Humanas; 
b) Excecionalmente, titulares de grau de licenciado/a ou equivalente legal, com currículo escolar, científico e profissional especialmente relevante em qualquer domínio científico, reconhecido pela Comissão de Programa do Doutoramento como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos; 
c) Excecionalmente, detentores de um currículo escolar, científico e profissional especialmente relevante em qualquer domínio científico, reconhecido pela Comissão de Programa do Doutoramento como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos.  

Critérios de Seriação

Critérios de seriação das candidaturas e de admissão ao Programa de Doutoramento 
3.1. O/As candidato/as serão seriado/as de acordo com as classificações finais atribuídas às candidaturas pelo Júri de Seleção, baseadas no mérito individual, e expressas na escala de 0 a 20 valores, tendo em atenção os seus currículos académico, científico e profissional, os seus projetos e as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento. Consideram-se os seguintes critérios: 
3.1.1. Candidato/as titulares de grau de mestre, ou equivalente legal, em Sociologia ou em qualquer área das ciências sociais e humanas: 
a) A classificação/nota académica de mestrado (10%); 
b) A classificação/nota académica de licenciatura (10%);
c) A avaliação global do currículo académico, científico e profissional (20%); 
d) A avaliação de uma proposta de projeto ou de tema de investigação, conforme estipulado no ponto 5.1., alínea c) deste Edital, assim como de uma carta de intenções, detalhando as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento (30%);
e) A avaliação de uma entrevista (30%).
3.1.2. Candidato/as titulares de grau de licenciado ou equivalente legal.
a) A classificação/nota académica de licenciatura (10%); 
b) A avaliação global do currículo académico, científico e profissional (30%); 
c) A avaliação de uma proposta de projeto ou de tema de investigação, conforme estipulado no ponto 5.1., alínea c) deste Edital, assim como de uma carta de intenções, detalhando as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento (30%); 
d) A avaliação de uma entrevista (30%).
3.1.3. Candidato/as não titulares de grau de Ensino Superior ou equivalente legal.
a) A avaliação global do currículo académico, científico e profissional (40%); 
b) A avaliação de uma proposta de projeto ou de tema de investigação, conforme estipulado no ponto 5.1., alínea c) deste Edital, assim como de uma carta de intenções, detalhando as suas motivações para seguir o Programa de Doutoramento (30%); 
c) A avaliação de uma entrevista (30%). 
3.2. O Júri de Seleção procederá à realização das entrevistas, podendo estas, se necessário, decorrer em videoconferência. 
3.3. Após ter avaliado as candidaturas segundo os critérios e as ponderações definidos no ponto 3.1., o Júri de Seleção procederá à seriação das candidaturas, por ordem decrescente das suas classificações finais.
3.4. Serão excluído/as da inscrição no Programa de Doutoramento o/as candidato/as cuja classificação final de candidatura seja inferior a 14 valores.
3.5. Serão admitido/as à inscrição no Programa de Doutoramento o/as candidato/as cuja classificação final de candidatura seja igual ou superior a 14 valores e, cumulativamente, cujo número de ordem na seriação final seja inferior ou igual ao número de vagas fixadas em 1., na primeira fase de candidaturas, ou das vagas sobrantes das fases anteriormente concluídas, na 2ª e 3ª fases de candidaturas. 
3.6. Suplentes 
3.6.1. Serão colocado/as como suplentes o/as candidato/as cuja classificação final de candidatura seja igual ou superior a 14 valores e, cumulativamente, cujo número de ordem na seriação final seja superior aos números de vagas definidos em 3.5. 
3.6.2. O/As candidato/as colocado/as como suplentes serão admitido/as à inscrição no Programa de Doutoramento nas vagas eventualmente sobrantes após concluído o prazo de inscrições fixado, por ordem crescente do seu número de ordem na seriação final.
 

Documentação necessária

Os candidatos têm de formalizar a sua candidatura através do formulário da Universidade do Algarve disponível nesta página, juntando os seguintes documentos: 

  •  Comprovativos de que o candidato reúne as condições de admissão requeridas neste edital; 
  •  Curriculum vitae atualizado, incluindo trabalhos publicados ou devidamente documentados; 
  •  Carta de motivação (discutindo os pontos mencionados abaixo - ver Observação 1); 
  •  Comprovativo do pagamento de taxa de candidatura;
  •  Requerimento de admissão ao Conselho Científico da Faculdade de Economia devidamente preenchido, disponível aqui.

 

Os diplomados por instituições estrangeiras terão de adicionar ao certificado de habilitações uma declaração oficial, emitida pela Instituição de Ensino Superior onde concluiu o grau académico (ou pós-graduação), da qual conste a classificação final desse grau académico (ou pós-graduação), bem como a respetiva escala utilizada. Esta declaração tem de ser redigida em língua portuguesa ou inglesa, devidamente validada por entidade competente. Caso esta declaração não seja apresentada, considera-se que o aluno obteve uma classificação de 10 valores na escala Portuguesa.  


 

 

Os prazos de candidatura devem ser consultados em https://opensoc.pt/candidaturas/