Estudantes de Medicina da UAlg conquistam 1º e 2º prémios “Eu Participo”

Estudantes da UAlg foram os vencedores a nível nacional dos prémios “Eu Participo”.

Dois projetos desenvolvidos por estudantes do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve foram os vencedores a nível nacional dos prémios “Eu Participo”, uma iniciativa da Rede de Autarquias Participativas. O Covidalgarve alcançou o primeiro lugar e o projeto Qlinic o segundo lugar.

CovidAlgarve foi criado por estudantes do 5º ano com o objetivo de intervir junto da população, sobretudo a mais desfavorecida e isolada, através de formação e apoio face à pandemia. O projeto já abrangeu 900 famílias de seis concelhos algarvios, de diversas formas: entrega de bens alimentares e gel desinfetante, informação sobre medidas de proteção para COVID-19, ações de sensibilização, entre outras.

Qlinic é uma plataforma online, também criada por estudantes do 5°ano de Medicina da UAlg, que responde gratuitamente a questões dos portugueses sobre saúde. O objetivo é combater a desinformação e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde, em período de pandemia.

A iniciativa “Eu Participo” pretende reconhecer e valorizar iniciativas de cidadania ativa, que  fomentem a solidariedade e a entreajuda,  e ajudem a aliviar a situação de isolamento social da população no contexto da atual crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. O prémio é dirigido a jovens com idades entre os 14 e os 30 anos.