UAlg + Sustentável e Saudável

O bem-estar da sociedade, a proteção do ambiente e o combate às alterações globais que ameaçam a vida na terra, integram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Nações Unidas que abrangem diversas áreas interligadas, tais como o combate à pobreza, o acesso equitativo à educação e a serviços de saúde de qualidade, a criação de emprego digno, a sustentabilidade energética e ambiental, a conservação e gestão da qualidade da água e dos oceanos.

Atento o papel relevante que as instituições de ensino superior desempenham na sociedade, devem contribuir para a concretização de tais objetivos, através do ensino, da investigação e da transferência do conhecimento, envidando ainda os esforços necessários para o desenvolvimento e implementação de políticas que possam contribuir para uma vida mais saudável.

Oportunamente, por via dos Despachos RT. 66/2018 e 81/2020, foram respetivamente criados dois grupos de trabalho: Grupo de trabalho UAlg+ Saudável e Grupo de trabalho para a sustentabilidade, afirmando-se assim a Universidade do Algarve como promotora de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, do desenvolvimento económico, do bem-estar social e da preservação do ambiente, através da criação e difusão de conhecimento e da ação na promoção do seu desenvolvimento sustentável e da sociedade.

Considerando que os referidos grupos de trabalho desenvolvem as suas atribuições em áreas que se intercetam e se complementam, mostra-se adequado, como forma de garantir a eficiência, eficácia e economicidade do trabalho, proceder à sua fusão.

Para tanto, em substituição dos mencionados grupos de trabalho, é criado o Conselho UAlg+ sustentável e saudável e ao qual são cometidas as atribuições, composição e forma de funcionamento que a seguir se elencam.

Atribuições

  • Promover a realização de um diagnóstico do posicionamento da UAlg face aos requisitos de sustentabilidade
  • Elaborar a proposta de Agenda para a Sustentabilidade da UAlg
  • Promover a implementação da Agenda e monitorizar a sua execução e impacto
  • Realizar um relatório anual de sustentabilidade da Universidade
  • Promover iniciativas no âmbito da atividade física, da nutrição, do lazer, do ambiente e das acessibilidades
  • Contribuir para a saúde organizacional, para a prevenção de riscos psicossociais e para o desenvolvimento de locais de trabalho mais saudáveis na UAlg
  • Contribuir para o desenvolvimento de estilos de vida mais saudáveis dos estudantes e da generalidade dos trabalhadores da UAlg

 

Documentos

Despacho RT51-2022 - Conselho UAlg Sustentável e Saudável
 
 
Relacionadas