Universidade Europeia dos Mares iniciou segunda fase com visita à UAlg

A Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), coordenada pela Universidade de Cádis, iniciou a sua segunda fase, intitulada "SEA-EU FOR ALL", com uma visita institucional à Universidade do Algarve.

A delegação da Universidade Europeia dos Mares da Universidade de Cádis deslocou-se à UAlg para inaugurar o Plano de Acompanhamento dos novos membros do consórcio europeu. Marcaram presença o coordenador geral da Aliança, Fidel Echevarría, juntamente com a diretora geral, Laura Howard, e o diretor de Planeamento e Monitorização, Antonio Javier González. Da parte da UAlg, acompanharam a delegação o reitor Paulo Águas e vários elementos da equipa reitoral.

No final de julho, a Comissão Europeia aprovou a renovação da aliança, o que se traduziu num sucesso para todo o consórcio, alargando o número de membros, de seis (Best Brittany, Cádis, Kiel, Gdansk, Malta e Split), para nove, ao incluir as universidades do Algarve (Portugal), Nápoles Parthenope (Itália) e NORD (Noruega).

Para realizar um processo de acolhimento e conhecimento, os responsáveis ​​pela coordenação da Aliança traçaram um plano de visitas e sessões de trabalho que permitem uma colaboração fluida desde o início.

Refira-se que este campus transnacional, com mais de 20 cidades envolvidas, acolhe mais de 150 mil estudantes e 18 mil colaboradores que irão beneficiar dos objetivos que estão no centro desta proposta. Mais mobilidade para todos, inclusão, multilinguismo e desenvolvimento pessoal e profissional, disponíveis devido a uma ampla rede de recursos compartilhados.

A nível regional, a SEA-EU conta também com os seguintes parceiros efetivos: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve); Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL); Docapesca - Portos e Lotas; Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Associação para uma Aquacultura Sustentável e Inteligente (S2AQUA )- Laboratório Colaborativo; Centro Ciência Viva do Algarve (CCV Algarve), Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (SCIAENA), Águas do Algarve; e Região de Turismo do Algarve (RTA).

Este plano de acompanhamento terá continuidade em fevereiro com uma visita à Universidade de Nápoles Parthenope, na Itália, e em março, à Universidade Nord, na Noruega.

Mais informações sobre a Universidade Europeia dos Mares https://sea-eu.org/