Gestão Hoteleira

Licenciatura
Ensino Politécnico
Diurno
Idioma de Lecionação
Português
Unidade Orgânica
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Área Temática
Economia, Gestão e Turismo
 
Apresentação

A licenciatura em Gestão Hoteleira pretende:

  • Oferecer um percurso formativo com competências gerais e específicas no domínio da gestão e da hotelaria
  • Promover a preparação no uso de tecnologias de informação e comunicação
  • Oferecer conhecimentos no domínio de línguas estrangeiras
  • Desenvolver uma formação teórico-prática ao estabelecer uma relação próxima com o mundo do trabalho
  • Estabelecer uma forte ligação e relacionamento institucional, materializada em vários acordos e protocolos
  • Possibilitar uma boa inserção no mercado de trabalho fundamentalmente através de um estágio curricular
  • Criar as competências teórico-práticas durante o 1.º ciclo (licenciatura) que possibilitem evoluir para uma especialização ao nível do 2.º ciclo (mestrado)

Todos os cursos de 1.º ciclo da ESGHT têm a unidade curricular Estágio, obrigatória, no último ano da licenciatura, com a duração mínima de oito semanas (podendo prolongar-se até final de setembro). Os estágios antecipam, fomentam e desenvolvem a relação dos estudantes com o mercado de trabalho.

O estudante assume um papel ativo na angariação do próprio estágio, pois é ele que contacta as entidades formadoras. Aprende a dirigir-se às “empresas”, através da carta de apresentação, do curriculum vitae e da preparação para a entrevista. Em parceria com a entidade formadora, e tendo em conta as tarefas a desempenhar em estágio, o estudante planifica o seu estágio curricular de forma individualizada. Delineia as funções e tarefas que irá desempenhar e em que departamentos/setores da empresa/instituição irão decorrer. O estágio é um momento privilegiado de desenvolvimento vocacional, uma vez que permite a reflexão acerca do mundo do trabalho e das próprias características pessoais: aptidões, interesses, estilos de vida, valores. O estudante tem de ajustar de forma equilibrada as duas realidades: eu e o mundo do trabalho, de maneira a realizar a melhor escolha possível em termos de estágio.

Todos os estágios angariados pelos estudantes são validados pela ESGHT, de modo a verificar se as funções e tarefas a realizar estão relacionadas com os objetivos da licenciatura. Todos os estágios são obrigatoriamente acompanhados por um orientador de estágio que é docente na ESGHT. Por outro lado, a entidade formadora nomeia um supervisor que orienta e acompanha o percurso do estudante, nomeadamente o desenvolvimento das funções desempenhadas. A avaliação do estágio é composta por dois elementos: relatório de estágio e desempenho das atividades desenvolvidas.

Os primeiros estágios da ESGHT- Universidade do Algarve decorreram durante o ano letivo de 1988-1989, eram apenas 10 alunos do curso de Gestão. Uma década depois já tínhamos a estagiar, principalmente na região do Algarve, 560 alunos dos diferentes cursos. Atualmente, o número total de alunos está muito próximo dos 10.000 (dez mil), em diferentes áreas geográficas.

Gráfico 1

A unidade curricular de Estágio é obrigatória no último ano do curso, tendo a duração de oito semanas, podendo prolongar-se caso o aluno e a organização manifestem interesse. Para além dos estágios curriculares, a ESGHT possibilita aos alunos a realização, desde o 1º ano de curso, de estágios extracurriculares em contexto real de trabalho.

Os estágios são uma oportunidade de contacto com a realidade no mercado de trabalho e, como tal, a ESGHT tem apostado numa formação que contempla a vertente técnica do “saber fazer” (hard skills), mas também a de “saber ser” (soft skills). Procuramos todos os anos integrar no mercado de trabalho pessoas qualificadas com capacidade de trabalho em equipa, espírito de iniciativa e capazes de lidar com as exigências técnicas e humanas, em diferentes áreas organizacionais.

Gráfico 2

A atividade a desenvolver no departamento de alimentação e bebidas, deverá ser fundamentalmente de carácter administrativo. No departamento de alojamento deverão ser executadas todas as tarefas, em especial as de receção e reservas.

Deverá também ser dada oportunidade ao estagiário de participar nas seguintes atividades:

  1. Direção-Geral:
    1. análise dos questionários de hóspedes;
    2. elaboração do plano de marketing;
    3. elaboração do orçamento anual.
  2. Departamento Administrativo/Financeiro:
    1. apuramento dos custos de A&B (controlo);
    2. fecho do mês e análise dos balancetes;
    3. elaboração e análise dos mapas de controlo orçamental (sistema uniforme).
  3. Departamento de Animação:
    1. programação de conhecimentos.
  4. Departamento de Alojamento/Comercial:
    1. desenvolvimento de programas e de contratos (salvaguardando-se situações que exijam sigilo).

Legislação Aplicável

Alterado em 2020 (Aviso 10012/2020, DR, 2ª s, n.º 128 de  3 de julho)

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de concurso nacional e concursos especiais.
Documento
 
Saídas Profissionais
  • Direção hoteleira
  • Diretor/chefe de departamento (administrativo/financeiro, marketing, recursos humanos, reservas, receção, restaurante/bar, operações de "catering")
  • Gestor hospitalar (operações de alimentação e bebidas)
  • Consultor de gestão hoteleira

Principais empregadores:

  • Complexos hoteleiros ou similares
  • Empresas ligadas à hotelaria e à restauração
  • Associações empresariais ligadas à hotelaria e à restauração
  • Outras organizações ligadas à hotelaria

"Estudar na UAlg é muito mais que estudar onde é bom viver, acaba por ser também viver onde é bom estudar."

Guilherme Fonseca

"A Universidade do Algarve foi não só uma das minhas maiores certezas do que queria no futuro, mas também a melhor maneira de percorrer este caminho até à minha vida adulta."

Daniela Rodrigues