Apresentação
A American Accounting Association define Contabilidade como uma disciplina que identifica, quantifica e comunica informação aos seus utilizadores com o objetivo de auxiliar a tomada de decisão. O papel contemporâneo do especialista em Contabilidade não se esgota no registo dos movimentos contabilísticos. O especialista em Contabilidade tem como responsabilidade contribuir para a criação de valor nas organizações.

A evolução do pensamento e normativo contabilístico sugere a constante atualização de conhecimentos por parte dos profissionais da área.

O Mestrado em Contabilidade foi concebido a pensar em quem desempenha / pretende desempenhar funções profissionais ou académicas, independentemente da sua experiência, em contexto nacional ou internacional. A aquisição/aprofundamento de conhecimentos na área da Contabilidade Financeira e de Gestão e áreas complementares como as Finanças, a Auditoria e a Fiscalidade revela-se fundamental para o desempenho de funções de Técnico Oficial de Contas, Revisor Oficial de Contas, docente ou investigador.

Objetivos

  • Consolidar o conhecimento técnico e cientifico dos atuais profissionais na área da Contabilidade e áreas complementares melhorando a sua capacidade de análise e resolução de problemas nas organizações
  • Capacitar os recém licenciados do conhecimento técnico e científico necessário a tornarem-se especialistas em Contabilidade aumentando a sua autonomia profissional e o seu grau de empregabilidade
  • Formar especialistas em Contabilidade capacitados a criar valor nas organizações públicas e privadas
  • Contribuir para o desenvolvimento da investigação científica na área da Contabilidade

Funcionamento

As aulas funcionam remotamente (online) à quinta-feira, das 18h30 às 22h00; presencialmente à sexta-feira, das 18h30 às 22h00, e sábado, das 09h30 às 13h00. 

Legislação Aplicável

Alterado em 2018 (Aviso 2646/2018, DR, 2ªs, n.º 40 de 26 de fevereiro)

Propinas e taxas 2023/2024

Candidatos nacionais: 3250 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1000 Euros)

Candidatos internacionais**: 4000 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1750 Euros)

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

* os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.77/2023).

Bolsas de Mérito

A Direção da Faculdade de Economia atribui Bolsas de Mérito aos alunos que ingressem no curso de Mestrado em Contabilidade, consubstanciadas na isenção do pagamento de propinas. As condições de atribuição das referidas bolsas estão contempladas no Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Mérito.

Para se candidatar à bolsa de mérito (curso completo), para além da candidatura online ao curso, é necessário preencher  boletim de candidatura e enviá-lo para o email femest@ualg.pt, juntamente com os documentos indicados no boletim.

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"