Apresentação

Objetivos

Este curso de Mestrado tem como principais objetivos a aquisição/aprofundamento de conhecimentos na área das finanças da empresa e dos mercados financeiros, tendo sido concebido a pensar naqueles que pretendem seguir uma carreira na indústria financeira, nas áreas da banca comercial e de investimentos, de gestão de carteiras e riscos, corporate finance e consultoria financeira. 

Funcionamento

As aulas realizam-se às quintas e sextas-feiras (das 18h00 às 22h00) e sábado (das 09h30 às 13h00). As sessões à quinta-feira funcionam em formato online.

Corpo Docente

A Faculdade de Economia da Universidade do Algarve dispõe de um corpo docente próprio, com elevada qualificação em diversas áreas disciplinares relevantes para o Mestrado em Finanças Empresariais. Muitos dos nossos docentes são membros do Center for Advanced Studies in Management and Economics (CEFAGE), centro de investigação avaliado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Para além disso, colaboram connosco um conjunto de Professores oriundos da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e ainda de outras instituições nacionais de reconhecido prestígio. 

Legislação Aplicável

Alterado em 2021 (Aviso n.º 12486/2021, DR, 2ªs, n.º 129 de 6 de julho)

Propinas e taxas 2023/2024

Candidatos nacionais: 3250 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1000 Euros)

Candidatos internacionais*: 4000 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1750 Euros)

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º 36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

* os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.77/2023).

Bolsas de Mérito

A Direção da Faculdade de Economia atribui Bolsas de Mérito aos alunos que ingressem no curso de Mestrado em Finanças, consubstanciadas na isenção do pagamento de propinas. As condições de atribuição das referidas bolsas estão contempladas no Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Mérito.

Para se candidatar à bolsa de mérito (curso completo), para além da candidatura online ao curso, é necessário preencher o boletim de candidatura e enviá-lo para o email femest@ualg.pt, juntamente com os documentos indicados no boletim.

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"
 
Saídas Profissionais

Há quase duas décadas que o curso de Mestrado em Finanças Empresariais forma profissionais que assumem responsabilidades técnicas e de chefia nas mais diversas entidades do sector público e privado. São exemplos a Banca (comercial e de investimento), Empresas de Auditoria, Consultoria e Contabilidade, Empresas Turísticas e do Sector Agroalimentar, Empresas Públicas, Câmaras e Universidades . Paralelamente, alguns dos nossos graduados continuaram os seus estudos em cursos de Doutoramento ministrados por prestigiadas Universidades nacionais e estrangeiras enquanto que outros são empresários de sucesso, gerando emprego e criando riqueza para o país.