Apresentação

Objetivos

  • Compreender os fundamentos teóricos da gestão de marketing
  • Capacitar os estudantes para a aplicação prática de ferramentas de gestão de marketing
  • Estimular os estudantes para a investigação aplicada e para a resolução de problemas concretos nas organizações

Funcionamento

As aulas realizam-se às quintas (das 18h30 às 22h00), sextas (das 18h00 às 22h00) e sábados (das 09h00 às 13h30). As sessões à quinta-feira funcionam em formato online.

Apesar do português ser a língua de funcionamento corrente do curso, alguma bibliografia recomendada, bem como o material explorado nas aulas, poderá ser em língua inglesa.

Legislação Aplicável

Criado em 2015 (Despacho 10642/2015, DR, 2ªs, n.º 187 de 24 de setembro)

Corpo Docente

O curso de mestrado conta com a colaboração de docentes com elevada qualificação nas diversas áreas disciplinares relevantes para o curso, a generalidade dos quais doutorados na área da Gestão. A maioria dos nossos docentes é membro integrado de centros de investigação classificados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com Muito Bom ou Excelente. Para além dos docentes da Faculdade de Economia, este mestrado conta também com a colaboração de docentes da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, assim como de outras instituições de ensino superior, nomeadamente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico de Portalegre.

Especialistas Convidados

Dália Paulo, Museóloga e Gestora Cultural. É Diretora Municipal da Câmara Municipal de Loulé. Foi Comissária do Programa “365 Algarve”, Gabinete Secretário de Estado da Cultura. Foi Diretora de Departamento e Chefe de Divisão, Câmara Municipal de Loulé, (2014 a 2016). É Presidente Direção da Acesso Cultura. É Vice-Presidente da Direção da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM. Mestre em História da Arte Portuguesa, Universidade do Algarve. Pós-graduada em Arqueologia Romana e Licenciada em História Variante de Arqueologia, Universidade de Coimbra. Foi diretora Regional de Cultura do Algarve (2009 a 2013), participou nas secções especializadas do Conselho Nacional de Cultura – do património arquitetónico e arqueológico e dos museus, da conservação e restauro e do património imaterial. Foi Diretora Museu Municipal de Faro (2002 a 2009) e Diretora Revista MUSEAL (2006 a 2009). Foi uma das ideólogas e fundadoras da Rede de Museus do Algarve (2007) e da Rede AZUL, de Teatros do Algarve (2016). É detentora do título de Especialista, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve. No Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Gestão Cultural e Eventos.

João Pedro Gonçalves. Mestre em Economia Internacional pela Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e com MBA pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Licenciatura em Economia pela Universidade de Évora. Frequentou diversas Pós-Graduações com destaque para o Programa Avançado de Gestão da Universidade Católica. Desempenhou diversos cargos nos CTT Correios de Portugal, com destaque para o exercício de funções de Diretor de Marketing Estratégico e de Marketing de Empresas. Entre 2008 e 2012 assumiu a docência da disciplina de Marketing Estratégico na Pós-Graduação de Marketing Management, no IPAM. Atualmente exerce o cargo de Diretor Comercial nos CTT Correios sendo responsável pelas principais contas do segmento empresarial, as quais ascendem a cerca de 200 M €. No âmbito das suas funções profissionais, apoia os principais e-sellers nacionais e internacionais ao nível da implementação das suas operações no mercado português. Participa, como orador convidado, em diversas Conferências e Workshops relacionados com e-commerce. No Mestrado de Marketing Management, é docente na unidade curricular de Gestão da Distribuição e Vendas, onde participa como especialista convidado de e-commerce.

Luís Madureira é Fundador e Managing Partner da ÜBERBRANDS, ex-Líder Global da Prática de Inteligência Competitiva da Ogilvy Consulting, e possui uma vasta experiência em Consultoria – Ogilvy, ÜBERBRANDS – e no Grande Consumo - Diageo, Coca-Cola, PepsiCo, Red Bull, United Coffee, e Heineken. Desempenhou cargos de liderança em Inteligência Competitiva, Estratégia, Marketing, e Vendas, quer local, quer globalmente. Em reconhecimento pelo seu contributo no desenvolvimento do Competitive Intelligence, foi-lhe atribuído o estatuto de CI Fellow pelo Council of CI Fellows, é Chairman da SCIP Portugal, Keynote Speaker, e Professor a nível internacional. Autor do SMINT, a primeira abordagem ao CI em tempo real, e do INNOVaction, um programa de inovação integrado. Licenciado pela NOVA SBE em Economia, possui a certificação CIP-I & II pela Academy of CI e é Doutorando da NOVA IMS em Sistemas de Gestão de Informação e Decisão. No Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Estudos de Mercado.

Nelson Pimenta, é pós-graduado em Gestão do Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Católica de Lisboa, estudou Engenharia Mecânica no IST - Instituto Superior Técnico até 1999, altura em que iniciou a carreira como produtor HTML, sendo responsável pelo desenvolvimento de projetos focados exclusivamente em Internet, na agência web Absolut-System. Em 2001 integrou a Ogilvy Portugal, como Senior Web Producer, especializando-se como Web Strategist, função que ocupou entre 2009 e 2012. Em 2012, assumiu a posição de Head of Social Media para todas as marcas do Grupo Ogilvy, tendo sido responsável por marcas como a Nestlé, Sacoor Brothers, LG, Audi, Volkswagen, Água de Luso, Unitel e Universal Music. Em 2015 passou a desempenhar funções de CEO da Seegno (http://seegno.com), uma empresa tecnológica que desenvolve projetos digitais para mais de 12 países espalhados pelo mundo, onde permaneceu até 2017. Atualmente, é Diretor Digital do Grupo Renascença Multimédia onde lidera o processo de Transformação Digital das Rádios – Renascença (https://rr.sapo.pt/ ), RFM (https://rfm.sapo.pt/ ) e Megahits (https://megahits.sapo.pt/). Mantém presença assídua nas redes sociais como @catroga. É detentor do título de Especialista pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Marketing Digital.

Paulo de Vilhena, MBA Pela Universidade Católica Portuguesa, trabalhou 10 anos na área da Gestão de Fortunas como Private Banker. Em 2005 dedicou-se ao Business Coaching e, em 2008, foi eleito um dos futuros líderes empresariais do nosso País. Em 2009, foi finalista do prémio para a pessoa mais motivadora de Portugal na categoria de Top Management. Empresário com interesses em vários sectores de atividade publicou a sua primeira obra em Abril de 2010, O Livro Secreto das Vendas – O Mapa Mental dos Super Comerciais Desvendado. É ainda autor de outras obras, podendo destacar-se as seguintes: O Livro Secreto do Crescimento de Negócios (março 2012), O Mapa da Independência Financeira (junho de 2013), A Arte da Guerra nas Vendas, em coautoria com Nuno Gomes (novembro de 2014), Tudo o que Aprendeu Sobre Vendas Está Errado… Ou Precisa de Ser Revisto (outubro de 2015). Business Coach de alguns líderes empresariais em Portugal é detentor do título de Especialista pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. No Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Gestão da Distribuição e Vendas.

Oradores Convidados em Seminários e Workshops

Profissionais com grande experiência em áreas específicas da gestão de Marketing:

  • Ana Raquel Sousa, ACNielsen
  • Cristina Amaro, Empower brands Community
  • Diogo Rojão, Zoomarine
  • Filipa Filipe, Odisseias
  • João Durão, IBM Portugal
  • Miguel Honrado, Orquestra Metropolitana Portuguesa
  • Paulo Lopes, EWP Consultoria
  • Rui Ribeiro, Mindshare Portugal

Propinas e taxas 2022/2023

Candidatos nacionais: 3250 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1000 Euros)

Candidatos internacionais*: 4000 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1750 Euros)

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"
 
Saídas Profissionais

Este curso de segundo ciclo permite a aquisição de competências técnico-científicas no domínio da gestão de marketing o que assegurará um elevado padrão de rigor e qualidade no desempenho de atividades de gestão com especial enfoque na área funcional do Marketing. Para além das competências estruturantes e transversais próprias da gestão de Marketing, este curso oferece ainda a possibilidade dos seus alunos desenvolverem competências em áreas específicas inovadoras através da oferta de Unidades Curriculares optativas. Destacam-se a este nível a Gestão de Marketing Cultural e de Eventos, o Marketing das Experiências, o Marketing Digital, o Marketing para as Organizações sem Fins Lucrativos ou o Marketing Turístico.

O Mestrado em Gestão de Marketing prepara os seus diplomados para o exercício de cargos diversos, nomeadamente gestor de marketing, gestor de marcas, gestor de canais de distribuição, gestor de vendas, gestor de comunicação, gestor de eventos, gestor marketing digital, gestor marketing turístico, gestor de marketing cultural, gestor de marketing social, estudos de mercado, entre outros.

Estão em negociação parcerias com empresas e entidades públicas a nível regional e nacional com o propósito de facilitar o acesso dos estudantes aos estágios e, por esta via, ao mercado de trabalho com impacto positivo ao nível da transferência do conhecimento.