Gestão Marinha e Costeira

Licenciatura
Ensino Universitário
Diurno
Idioma de Lecionação
Português
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Área Temática
Ciências Exatas e Naturais
 
Apresentação
A diversidade da utilização partilhada dos espaços marinhos e costeiros e a exploração dos recursos vivos e não vivos perante o aumento demográfico, os interesses económicos e as necessidades energéticas, colocam novos desafios científicos e tecnológicos, exigem ferramentas de gestão adequadas e apelam à formação multidisciplinar de diplomados nos vários níveis da educação, dotados da capacidade de gestão integrada do mar e da costa.

O curso de Gestão Marinha e Costeira organiza-se em torno de quatro temas de formação científico-tecnológica fundamentais para a gestão integrada do mar e da costa:

  • Conhecimento dos processos marinhos e costeiros;
  • Técnicas de aquisição e processamento de dados;
  •  Exploração sustentável dos recursos do oceano e das zonas costeiras e;
  • O Homem e o mar.

O Curso fornece formação similar à de outras universidades europeias no âmbito da gestão do mar e da costa. A internacionalização será fomentada através de parcerias com instituições estrangeiras e os estudantes serão encorajados a candidatarem-se a bolsas de mobilidade. A Universidade do Algarve integra o consórcio CEIMAR (Campus de Excelência Internacional do Mar) com sede na Universidade de Cádis.

Objetivos

O curso de Gestão Marinha e Costeira identifica o Mar como entidade fundamental na regulação do clima, no acolhimento de elevada biodiversidade e, simultaneamente geradora de riqueza, cultura e bem-estar. 
É objetivo geral do Curso capacitar os diplomados para gerir de modo sustentável as diversas atividades que se relacionam com o mar.

Competências

Pretende-se que os diplomados de Gestão Marinha e Costeira sejam capazes de intervir e colaborar:

  • Na definição das políticas para o mar e para a costa
  • Na gestão integrada do mar e do litoral
  • Na exploração sustentável e utilização dos recursos marinhos
  • Na preservação e valorização do património natural, histórico, cultural e social relacionado com o oceano e as zonas costeiras

Legislação Aplicável

O futuro económico e físico do Mundo e da Europa em particular, está fortemente dependente do conhecimento, do ordenamento e da utilização sustentável dos recursos marinhos e costeiros. Foi este o motivo-chave que conduziu, em setembro de 2015, à submissão da proposta de criação do curso de Gestão Marinha e Costeira ao Senado da Universidade do Algarve que o aprovou por unanimidade. O curso foi criado em 2016pelo Despacho n.º 5746/2016, publicado no DR, 2ª s, n.º 82, 28 de abril e alterado em 2018 (Aviso n.º 10838/2018, pub DR, 2.ª s, n.º 153, 9 de agosto de 2018, retificado pela Declaração de Retif n.º 347/2018, pub DR, 2ª s, n.º 90, 10 de maio de 2018), alterado em 2020 (Aviso 10893/2020, DR, 2ª s, n.º 144 de 27 de julho).

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de concurso nacional e concursos especiais.
Documento
 
Saídas Profissionais
  • Empresas de identificação e exploração de recursos vivos, não vivos e energéticos;
  • Empresas de assessoria e peritagem relacionadas com a exploração e ocupação do mar e das zonas costeiras;
  • Empresas fornecedoras de serviços que exijam a utilização de tecnologias de observação;
  • Empresas de turismo náutico e costeiro;
  • Empresas para monitorizar, acompanhar e propor medidas de remediação no que diz respeito à qualidade da água e do substrato sedimentar;
  • Empresas de desenvolvimento, fornecimento e distribuição de material de monitorização ambiental;
  • Entidades privadas nas áreas energéticas, dos transportes, da identificação e exploração de recursos, do ordenamento dos espaços marítimos e do estudo de impacte ambiental;
  • Organismos públicos nacionais e estrangeiros responsáveis pela definição das políticas para o mar e orlas costeiras.

"Vim com expectativas diferentes, mas quando cheguei senti o rumo a mudar para um mundo de oportunidades! E quem é que não gosta de acabar as aulas e ir para a praia!?"

Miguel Costa