Apresentação

O Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve (MIM-UAlg) é um curso inovador em Portugal, que segue uma filosofia de ensino amplamente testada e comprovada por reputadas universidades internacionais. Esta inovação reflete-se em uma aprendizagem ativa, em uma maior proximidade do corpo docente com os alunos e destes com a comunidade que futuramente irão servir. Reflete-se ainda numa forte aposta na investigação, proporcionando aos alunos e futuros médicos um contato privilegiado e único no país com a investigação básica e clínica.

Depois de uma avaliação internacional rigorosa, o MIM-UAlg foi aprovado em Conselho de Ministros e inaugurado pelo Primeiro Ministro a 24 de Julho de 2008, integrado numa resposta à enorme carência de médicos na região do Algarve. A aposta na qualidade e inovação, tem sido demonstrada nos últimos anos com os resultados muito positivos obtidos pelos nossos formandos no Exame Nacional de acesso à especialidade. Igualmente positivo, é o aumento significativo de médicos fixados na região do Algarve após a criação do MIM-UAlg.

Legislação Aplicável

Alterado em 2019 (Aviso 13242/2019, DR, 2ª s, n.º 160 de 22 de agosto)

Propinas e taxas 2020/2021

Candidatos nacionais: 697 Euros

Taxa de candidatura: 100 Euros (solicitado na formalização da candidatura online)

Taxa de admissão a provas de seleção: 175 Euros (solicitado apenas a candidatos que cumpram os requisitos e aceites para seleção)

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

A candidatura online é efetuada através do Portal Académico.
 
Saídas Profissionais

Os médicos formados pela UAlg estarão aptos para fazer o internato geral e o exame de acesso à especialidade como qualquer outro médico formado por qualquer outra Faculdade de Medicina.

O curso de Medicina permitiu-me poder enveredar pela carreira médica. A metodologia de ensino-aprendizagem (PBL) é, a meu ver, um dos grandes diferenciais do curso que, associado ao profissionalismo e acompanhamento constante dos docentes e tutores, permite-nos evoluir e desenvolver conhecimentos de uma forma gradual e única.

Cristovão Tiago Pinto