Medicina
Metodologia
Estrutura Curricular
Este curso inovador em Portugal caracteriza-se por:
- Um currículo integrado baseado em problemas clínicos (PBL) que cobre os três primeiros anos
- Um contacto próximo com a prática clínica desde a primeira semana do curso, sendo que nos dois primeiros anos a tónica a prática da Medicina Geral e Familiar em Centros de Saúde, onde cada aluno é acompanhado por um tutor (rácio 1:1). Nos dois últimos anos na Medicina Hospitalar, em rotações entre diversas especialidades, nas quais, cada dois alunos são acompanhados por um tutor (rácio 2:1)
- A possibilidade dos estudantes gerarem um currículo adaptado aos seus interesses através da unidade curricular (UC) Módulo de Escolha do Estudante e da realização de um estágio de 10 semanas durante o 4.º ano (6º ano curricular)
- Um curso desenhado com base na experiência de outras universidades a nível mundial. Esta partilha do desenho e estrutura do curso foi publicado num artigo científico colaborativo entre quatro universidades
A aquisição de conhecimentos teóricos das ciências básicas e das ciências clínicas é baseada em problemas clínicos reais (método conhecido por Problem-Based Learning – PBL) através de duas sessões tutoriais semanais, de 3 horas cada, em grupos de 8 alunos, cada grupo assistido por um tutor.


Os alunos do MIM-UAlg têm à sua disposição uma grande variedade de seminários, que são articulados com os conteúdos programáticos do PBL de forma a permitir a sua assistência e um melhor aproveitamento dos mesmos. Estes seminários são oferecidos por especialistas nas mais diversas áreas clínicas, permitindo aos alunos:
- Complementar a aprendizagem de acordo com tópicos do programa
- Colmatar possíveis falhas nos conhecimentos
- Esclarecer eventuais dúvidas da autoaprendizagem
A Unidade Curricular (UC) tem como objetivo a aprendizagem e desenvolvimento de diversas competências e princípios éticos, nomeadamente a obtenção de informação significativa do doente/pessoa, execução de exames físicos, competências comunicacionais e execução de procedimentos. Os Laboratórios de Aptidões (LA) estão fortemente ligados com as UC de Ciências Básicas e Clínicas (CBC) para permitir a integração transversal de conhecimentos.

No 3º e 4º ano curricular pretende-se que o estudante conheça e aplique os princípios básicos da Medicina Geral e Familiar (MGF), adquira conhecimentos sobre a estrutura, organização e funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reconheça o valor dos cuidados primários de saúde como alicerce do SNS.
Tomar contacto com a técnica da Consulta como instrumento basilar do exercício da MGF e processo essencial a uma relação médico-paciente efetiva. Adquira treino em competências de comunicação, colheita de anamnese, realização de exame físico e educação do doente, no contexto da consulta de MGF e desenvolva materiais de promoção da saúde, com base na melhor evidência científica disponível.
No 5º e 6º ano curricular pretende-se através do relacionamento com o tutor de 1:1 ou 1:2, a experiência prática da realidade clínica através do contacto em primeira mão com o dia a dia da atividade de um serviço hospitalar. O objetivo principal é a aquisição e desenvolvimento das atitudes profissionais do Médico e o contacto com as diferentes especialidades hospitalares. Pretende-se também assegurar que são eficazmente aprendidas as boas regras e adquiridas as aptidões que possibilitam uma efetiva comunicação médico-paciente, tal como o estabelecimento de relações profícuas com colegas e outros profissionais agora no contexto dos cuidados de saúde hospitalares. Reforçar as aptidões do estudante na gestão de emergências e situações de risco e erro através de simulações de alta-fidelidade.
No âmbito destas UC os estudantes poderão viajar para o Hospital Garcia de Orta, Hospital São Bernardo (Setúbal), Hospital José Joaquim Fernandes (Beja), Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE, Hospital do Espírito Santo de Évora e Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).
No Módulo de Escolha do Estudante (realizado no 3.º, 4.º e 5.º anos) o aluno MIM-UAlg realiza um trabalho de investigação laboratorial básica e um trabalho de investigação clínica.
Tipos de Módulo de Escolha de Estudante
- O MEE de Investigação Laboratorial tem como objetivo familiarizar o futuro médico com o processo de investigação em ciências básicas. Pretende-se objetivamente que o aluno elabore uma questão científica, aplique uma ou mais técnicas experimentais para responder a essa questão e faça uma análise detalhada dos resultados obtidos
- O MEE de Investigação Clínica permite familiarizar o futuro médico com o processo de investigação em ambiente clínico nos diversos níveis de cuidados. Este processo deverá ter início com a identificação de uma questão clínica relevante sobre a qual se desenrolará toda a pesquisa conducente a um estudo clínico. Entende-se como “estudo clínico” qualquer investigação de cariz clínico sustentado numa substancial quantidade de trabalho envolvendo aspetos como: observação, recolha de dados, diagnóstico ou intervenção terapêutica, num ou mais pacientes/sujeitos. Esta noção inclui, mas não se limita aos ensaios clínicos no sentido estabelecido pela Diretiva da União Europeia (2001/20/EC)
- O MEE de Revisão Bibliográfica permite introduzir o aluno a uma das tarefas iniciais e fundamentais da investigação clínica/laboratorial, pois a pesquisa bibliográfica sobre um tema faz parte do processo de investigação e do quotidiano dos investigadores. Neste MEE o estudante terá oportunidade de conhecer e utilizar as principais ferramentas que permitem obter e organizar a bibliografia, selecionar as fontes mais adequadas de referências e aprender a evitar os principais erros cometidos numa pesquisa bibliográfica
- O MEE Formativo / Intervenção Comunitária tem como objetivo permitir aos futuros médicos uma melhor perceção do seu exercício na comunidade como um todo, devidamente integrados e multifacetados em ambiente comunitário. O aluno deverá preparar um plano de atividades, colocá-lo no terreno, analisar os resultados obtidos e elaborar um relatório de atividades. A direção do MIM-UAlg será envolvida neste processo, avaliando as mais valias do projeto e sua integração na missão do curso
- O MEE de Revisão Sistemática tem como objetivo incentivar os alunos a desenvolverem projetos de investigação, nomeadamente através da avaliação de dados secundários com revisões sistemáticas e meta-análises. Durante o ano letivo o aluno é convidado a participar num projeto, preferencialmente de grupo, no qual realiza uma revisão sistemática de um tema à escolha
Existe uma forte ligação entre o MIM-UAlg e a investigação científica, uma vez que os estudantes têm a obrigatoriedade de realizar projetos de investigação na unidade curricular Módulo de Escolha de Estudante. Como resultado destes projetos de investigação resultaram diversas publicações e comunicações em congressos, nas quais os nossos alunos são autores.
Esta Unidade Curricular (UC) pretende fornecer aptidões aos alunos de medicina no âmbito da intervenção na comunidade, nomeadamente a utilização de metodologias de projeto e reforçar o trabalho em equipa, desenvolver competências de expressão escrita, gráfica e oral, desenvolver e aperfeiçoar o sentido de reflexão e análise crítica e estabelecer redes de contactos com a comunidade da região do Algarve.
Na unidade curricular opção (Eletivo) o aluno realiza um estágio de prática clínica, normalmente no estrangeiro.
Esta Eletivo tem como objetivo aprofundar uma área/tema da medicina do interesse do aluno, a realizar em centros de referência nacional ou internacional. Este deverá ser realizado por um período de 8 semanas, numa especialidade médica à escolha do aluno.
De facto, a maior parte dos alunos MIM-UAlg têm escolhido o estrangeiro (Europa e resto do mundo) para realizar esta Unidade Curricular. Em Portugal, têm-se distribuído pelos mais diversos hospitais do país.

Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas
Campus de Gambelas, edifício 2, Ala-Norte, Gab. 1.59
8005-139 Faro
Telefone: +351 289 800 095
Pedido de esclarecimento adicional aqui
Diretor(a)