Methodology

As sessões na modalidade de ensino síncrona funcionarão por videoconferência. Os materiais didáticos e aulas são transmitidos a distância, sendo disponibilizados por via da tutoria eletrónica da UAlg (plataforma Moodle). 

Esta modalidade de ensino permitirá não só alcançar um maior público-alvo (residentes em Portugal e/ou em outros países) como também uma maior flexibilidade no processo de ensino-aprendizagem por parte dos estudantes (cada estudante poderá definir o seu ritmo de aprendizagem e adaptá-lo ao seu próprio contexto, podendo avançar nos conteúdos que já lhe são familiares e deter-se naqueles em que precisa de um estudo mais aprofundado). 

A comunicação entre todos os participantes ocorrerá de forma síncrona e assíncrona, não sendo imperativo que estudantes e docentes estejam online ao mesmo tempo. Ou seja, os estudantes podem trabalhar à hora que lhes for mais conveniente estando as modalidades de avaliação adaptadas a essa exigência. 

Serão disponibilizados os seguintes materiais online:

  • Ficha de Unidade Curricular
  • Apresentações em Power Point, vídeos e pequenos filmes
  • Textos de apoio para leitura e/ou consulta, incluindo endereços eletrónicos onde os mesmos podem ser encontrados fora da plataforma
  • Outra documentação de suporte aos momentos síncronos e assíncronos 

Os alunos inscritos neste programa de pós-graduação deverão possuir:

  • Acesso à internet de banda larga (4Mb/s)
  • Computador multimédia (que permita o acesso/abertura de ficheiros Microsoft© Office e/ou ficheiros PDF, bem como ficheiros áudio e vídeo disponíveis em páginas/serviços externos (jornais online, youtube, etc.)
  • Auscultadores e um microfone/headset (para os momentos de aula por videoconferência)